Curta no Facebook

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Pixies - "Surfer Rosa" (1988)





Acima, a capa de "Surfer Rosa" e
abaixo a do EP "Come On Pilgrim",
agregado ao álbum em algumas edições.
"Eu disse, "VOCÊ VAI MORRER, PORRA", para ela.
Não, não. Eu estava falando com a Kim.
Eu disse, "VOCÊ VAI MORRER, PORRA!"
trecho de conversa no estúdio,
que faz parte do álbum,
em que o vocalista Black Francis explica 
ao produtor Steve Albini, uma discussão
que tivera com a baixista Kim Deal.




Pra mim, que conheci o Pixies com o disco "Doolitle", a primeira impressão quando tive contato com "Surfer Rosa", foi de certa estranheza. Embora contivesse os traços característicos da banda, o disco de estreia me soava meio sujo demais, muito alto, muito gritado em contraste com a cadência e com o formato mais "acessível" do disco que me levara a eles. Mas depois de algumas audições não tinha como não acabar me rendendo a "Surfer Rosa", afinal de contas, o humor negro, a criatividade, o surrealismo, os latinismos, a surf music e até essa cadência a que me referi, tudo estava lá e, a seu modo, por sua vez, toda a "sujeira" de "Surfer Rosa" também podia ser encontrada em "Doolitle". "Bone Machine" abrindo o disco com sua bateria estourando e suas guitarras rascantes; a fúria sonora de "Something Against You"; a intensidade de "Broken Face" com aquela interpretação única de Black Francis; a energia de "Tony's Theme"; e as habituais inserções em espanhol em "Oh My Golly" e "Vamos" são algumas mostras da visceralidade de "Surfer Rosa". Por outro lado, coisas como a adorável "Gigantic", composta e interpretada pela então baixista Kim Deal, e a doce melodia vocal de "River Euphrates", também dela, são mostras que nem só de peso e crueza era composto o álbum, isso sem falar, é claro, da cultuada "Where's My Mind", com sua belíssima guitarra chorosa e acompanhamento vocal etéreo, que não saberia afirmar com certeza se imortalizou ou se foi imortalizada pelo final do filme "O Clube da Luta".
Muitas edições de "Surfer Rosa" incluem, após a última faixa do álbum, o EP "Come On Pilgrim", de 1987, o que é um bom acréscimo para os fãs por todas as oito faixas, mas especialmente por "Nimrod Son" com sua levada de violão meio country, meio mexicana; pela ótima "Ed Is Dead"; pela frenética "Isla de Encanta", um punk rock sujo cantado em espanhol; e pela mágica "Levitate Me" que fecha os trabalhos em grande estilo.
***********************

FAIXAS:

  • "Surfer Rosa"
1. "Bone Machine" - 3:02
2. "Break My Body" - 2:05
3. "Something Against You" - 1:47
4. "Broken Face" - 1:30
5. "Gigantic" (Francis/Kim Deal) - 3:45
6. "River Euphrates" - 2:33
7. "Where Is My Mind?" - 3:53
8. "Cactus" - 2:16
9. "Tony's Theme" - 1:52
10. "Oh My Golly!" - 2:32

("You fucking Die!" - conversa entre Francis e Albini, que ocupa uma faixa
mas não está creditada como tal)
11. "Vamos" - 4:18
12. "I'm Amazed" - 1:42
13. "Brick Is Red" - 2:00


  • "Come On Pilgrim"
14."Caribou" - 3:14
15."Vamos" - 2:53
16."Isla De Encanta" - 1:41
17."Ed Is Dead" - 2:30
18."The Holiday Song" - 2:14
19."Nimrod’s Son" - 2:17
20."I’ve Been Tired" - 3:01
21."Levitate Me" (Francis, Deal, Lovering, Walsh) - 2:37

*******************
Ouça:



por Cly Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário