Curta no Facebook

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Lucas Brum Big Band - Espaço 373 - Porto Alegre/RS (10/02/2022)

 

Paulo Moreira fazendo as vezes de mestre-de-cerimônias 
para a estreia da Lucas Brum Big Band
No último dia 10, fui ao Espaço 373, em Porto Alegre, gerenciado pela Silvana Beduschi e pelo Sepeh de los Santos, ver a estreia da Lucas Brum Big Band, um grupo de 16 músicos - quatro trompetes, três trombones, cinco saxofones e guitarra, piano, baixo e bateria, a maioria da novíssima geração - que encarou a bronca de fazer música em Porto Alegre numa formação dessas. A ideia veio do guitarrista Lucas Brum, ele próprio um guitarrista de mão cheia. Já tivemos, uns anos atrás, a The Brothers Orchestra, uma big band que se apresentava todas as segundas-feiras no InSano Pub, na Lima e Silva, com quem eu atuava apresentando a banda e fazendo rápidos comentários sobre o repertório. Ficamos por lá por mais de cinco anos mas a dificuldade econômica de manter uma formação dessas acabou por encerrar as atividades. Isso é tudo o que eu NÃO desejo à LBBB. 

Pela estreia, o negócio é muito sério, tanto musical quanto profissionalmente. Com um repertório diversificado que teve "Straight Ahead", da orquestra de Count Basie, passando por "Bala com Bala", de João Bosco e Aldir Blanc, homenageando os tenoristas Joe Henderson com "Inner Urge" e John Coltrane com "Central Park West" e encerrando com uma explosiva "Caravan", de Duke Ellington, na qual o baterista Bruno Braga mostrou porque é um dos grandes talentos de seu instrumento na cidade.

Outros destaques foram o sax tenor Ronaldo Pereira. o sax alto e flautista Cleomenes Jr., o líder na guitarra e, para mim, uma surpresa: o trompetista Bruno Silva, que não tinha visto tocar anteriormente e que me deixou a melhor das impressões, mas a banda inteira é de altíssima qualidade  Quem não viu, terá duas oportunidades em 8 e 9 de abril. no Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373). Parabéns aos guris pela maravilhosa música e para o Sepé e a Silvana por terem a ousadia de abrir suas portas em pleno verão para uma big band em sua estreia.





texto: Paulo Moreira
fotos: Nilton Santolin

Um comentário:

  1. Sensacional o comentário de Paulo Moreira? Essa opinião tem valor. Paulo Moreira é a sumidade em jazz na cidade. Parabéns ao Espaço 373!

    ResponderExcluir