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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Exposição "Tomie Ohtake: seis décadas de pintura" - Instituto Ling - Porto Alegre/RS

 

Assim como filmes que merecem ser vistos no cinema enquanto estiverem em cartaz, há exposições que não podem ser perdidas, ainda mais quando passam pela tua cidade. Caso da exposição “Tomie Ohtake: seis décadas de pintura”, da artista visual nipo-brasileira Tomie Ohtake (1913-2015). Trata-se de panorama que percorre momentos bem pontuados da carreira de Tomie, que visitei com Leocádia e Carolina numa escaldante tarde porto-alegrense.

Fazendo um apanhado dos 60 anos de produção da artista, a mostra é enxuta em volume de obras, apenas 12 óleos e tinta acrílica sobre tela (todos sem título). Porém, a vontade de apreciar mais artes de Tomie é relativamente sanada com a excelente curadoria de Cézar Prestes, que conseguiu reunir quadros muito representativos das diferentes épocas de sua produção. Nas palavras de Prestes, a apreciação da exposição “leva o espectador a desfrutar de um mundo de imensa força pictórica e sensorial – mesmo que não tenha conhecido as fases anteriores da artista, atende ao chamado de sua arte”.

Já havia tido a oportunidade de ver obras de Tomie em outras exposições coletivas, tanto no Rio de Janeiro quanto em Curitiba mas, principalmente, no maravilhoso Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde estive em 2010 com minha mãe. Porém, uma seleção individual e focada em sua trajetória é, mais do que um presente à cidade em que moro, um sublinhado da excelência da arte brasileira moderna das últimas seis décadas.

Há quem valorize Tomie mais do que ao celebrado artista visual norte-americano Mark Rothko, a quem atribuem ser menos inovador (e nem pioneiro) no estilo de arte expressionista abstrata. A obra de 1967 da mostra de Tomie, a mais antiga entre todas expostas, talvez seja uma prova disso: a disposição cromática, que divide o quadro em blocos, como que fundando mundos distintos mas dialogáveis. Por falar em mundo, interessante perceber a noção espacial de Tomie - muito oriental, aliás - inclusive no que se refere a elementos pictóricos, seja das superfícies ou da natureza. O quadro de 1968, onde se percebe associada ao verde escuro a forma e a textura de uma lua, ou a impressionante tela de 2013, de cujo amarelo intenso se observa à distância genes encadeados, carregam esta ligação orgânica entre abstração e realidade.

Ideias estas que subentendem movimento, como o sutil deslocamento de luz por detrás de camadas escuras na obra de 1985, a qual se mostra mais evidente (como que ampliada) na de um ano antes. Impressiona igualmente a habilidade cromática de Tomie. Como se faz para extrair cores tão vívidas e pessoais? A junção destes elementos – cores próprias, imagem astral e organicidade – está evidente em duas das obras da exposição: o grande óleo sobre tela de 2002, que ocupa sozinho a parede ao fundo do espaço e o qual invoca um universo em ebulição, e, um pouco menor, a de 2013, das obras da última safra da artista antes de sua morte. Olhando-se de longe, parece até uma foto de uma floresta escura vista de cima tamanha a vivacidade da luz. Porém, quando se aproxima, nota-se um traço abstrato esvanecido em que a luz é trabalhada em núcleos distintos, que formam o todo.

Completam ainda a exposição telas dos anos 70 (1970, 1974 e 1976), que, embora também tenham deixado a sensação de que poderia haver mais, principalmente considerando o gigantesco acervo de Tomie Ohtake, foram suficientes para encantar nossa tarde. Confiram abaixo algumas fotos e vídeo daquilo que pode ser visitando até dia 25 deste mês de fevereiro:

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Obra dos anos 60. Melhor que Rothko?


Noção espacial e texturas de superfícies


O sutil movimento expresso em obras de anos sequentes, 83 e 84


A impressionante tela azul que remete a um universo em movimento


Carol e Léo atentas à exposição


Minha vez de apreciar a arte de Tomie



Trabalho de luz incrível de Tomie: visto de longe, uma selva. de perto, borrões esverdeados


O intenso amarelo que descortina um caráter genético


O minimalismo oriental de Tomie


Visão geral do salão


Uma panorâmica da exposição "Tomie Ohtake: seis décadas de pintura"

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Exposição Tomie Ohtake: seis décadas de pintura
localInstituto Ling
endereço: R. João Caetano, 440 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS
quando: até 25 de fevereiro
horário: de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 20h
ingresso; gratuito 
Mais informações:
 
institutoling.org.br


texto: Daniel Rodrigues
fotos: Daniel Rodrigues e Leocádia Costa


sábado, 11 de fevereiro de 2023

"Tár", de Todd Field (2022)



É o falso filme chato. Entrevistas, reuniões, almoços, aulas..., o que poderia ser extremamente fastidioso em muitos filmes, mantém-se interessante desde o início em "Tár". Até porque em cada um desses compromissos sociais, Cate Blanchett, impecável no papel da "maestro" Lydia Tár, uma das mais importantes e renomadas concertistas do mundo, nos faz ficar grudados à tela admirando sua atuação impecável, e atentos às opiniões e posicionamentos de sua personagem. Tár é uma mulher bem-sucedida, respeitada, influente, ela lidera a filarmônica de Berlim e toma das decisões administrativas, de pessoal e de repertório da orquestra. Em meio a ensaios para a nova apresentação, Tár se vê às voltas com o suicídio de uma ex-musicista da câmara, com uma decisão sobre um novo assistente para a orquestra, e o ingresso de uma jovem violoncelista por quem passa a se interessar. No entanto, um envolvimento íntimo com a acordeonista que morrera, o interesse de sua assistente pessoal pela vaga aberta da orquestra, e as situações embaraçosas que a presença da nova integrante causam em relação aos outros músicos e à companheira de Lydia, começam a causar complicações que levam a vida prestígio e tranquilidade da maestrina a uma derrocada fulminante.
Terá ela estrutura emocional para superar tudo isso? Apoio profissional, depois de despertar tantos ódios e invejas? Credibilidade, depois dos escândalos e de ver seu nome jogado na lama? Confiança da companheira, depois de reveladas suas mentiras e infidelidades?
Embora a tônica do filme se baseie nas relações de poder, me agrada muito as abordagens sobre arte, sobre a música em si. Nesse sentido, um dos momentos mais marcantes, para mim, é a sequência da aula dos aspirantes à orquestra, na qual Lydia questiona um aluno que alega não gostar de Bach por conta de questões da índole pessoal do compositor. Ela argumenta que o valor de uma obra não deve ser sobrepujado por aspectos exteriores a ela e, enfática, tenta fazer o garoto ver (ouvir) o brilhantismo de Bach. No entanto, diante da insistência do argumento do jovem, ela muito sagaz, colocando toda sua mordacidade em ação nas observações e exemplifições, faz prevalecer sua ideia diante da classe, até mesmo, fazendo com que o rapaz saísse constrangido. Talvez toda sua defesa da obra de Bach já fosse, subconscientemente, uma autodefesa, uma vez que, entre sua índole pessoal e sua competência profissional, dali para frente, na história, haveria muito para ser discutido. Mas naquele momento, mal sabia ela que, mais adiante, estaria colocada diante da inquisição da opinião pública e sob o julgamento dos colegas por conta de suas atitudes pessoais.
"Tár", no fim das contas, também é uma grande reflexão sobre o que realmente há de melhor dentro de cada um. Um convite para que não esqueçamos de quem somos. Quando Lydia Tár esqueceu da sua arte, sua vocação, aquilo que a fizera grande, que a fazia forte, e deixou-se levar pela vaidade, orgulho, pela arrogância, pelo poder, quando voltou seu olhar para outras direções e perdeu sua virtude, seu mundo desmoronou. A música era o que verdadeiramente importava, o tempo todo. Mas no momento mais difícil, ela talvez redescubra isso para fazer da música sua ressurreição.

Cate Blanchett entrega uma atuação de gala em "Tár".


 




Cly Reis

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

cotidianas #789 - Pílula Surrealista #53

 

Confraternizavam os amigos alegremente na mesa do bar regados a cerveja, a qual era substituída regularmente pelo atencioso garçom. Quase maquinalmente, ele trocava a garrafa vazia e servia os copos...

Confraternizavam os amigos alegremente na mesa do bar regados a cerveja, a qual era substituída regularmente pelo atencioso garçom. Quase maquinalmente, ele trocava a garrafa vazia e servia os copos...

Confraternizavam os amigos alegremente na mesa do bar regados a cerveja, a qual era substituída regularmente pelo atencioso garçom. Quase maquinalmente, ele trocava a garrafa vazia e servia os copos...

Confraternizavam os amigos alegremente na mesa do bar regados a cerveja, a qual era substituída regularmente pelo atencioso garçom. Quase maquinalmente, ele trocava a garrafa vazia e servia os copos...

... Até que um deles se deu conta de que a mesa onde estavam sentados ficava entre dois espelhos, um em cada parede, uma de frente para a outra, gerando, naturalmente, reflexos repetidos infinitamente de ambos os lados. Percebeu, então, que seria inevitável que se embriagassem até não aguentarem mais, e que suas sinas estavam fatalmente condicionadas a nunca mais levantarem-se dali e arriscarem outro movimento que não o de beberem e resistirem em cair. A luz um dia se apagaria para salvá-los do reflexo?

Confraternizavam os amigos alegremente...


Daniel Rodrigues


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Música da Cabeça - Programa #305

 

Não é porque a gente tira uns dias, que deixa de ter MDC. Dando uma pisada no freio, a gente reprisa nesta quarta e na próxima programas especiais. Hoje, a edição 300, que teve como entrevistado convidado o mangueboy Fred Zeroquatro, da Mundo Livre S/A, além de músicas, notícia e aquela coisa toda. Estende tua rede e escuta hoje, às 21h, na ferial Rádio Elétrica. Produção, apresentação e relaxamento: Daniel Rodrigues.


www.radioeletrica.com