Curta no Facebook

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

cotidianas #8 - Conversa Entre Aspas


Crase morri, ontem
no pretérito perfeito
acometido de violenta interjeição.
Hifenizei, ponto final,
Tomei acento
Podia ser minha antiga conjunção.

Respirei fundo, tomei um substantivo
que um advérbio ali do lado me alcançou.
Levantei sentindo ainda meio oblíquo
Mas fui saindo sem demonstrar preposição

Despedi-me
e apanhei meu circunflexo
e as reticências que deixei cair no chão.
Ainda tonto procurando encontrar nexo
Saí na rua e ali na aliteração

A um sujeito que vendia artigos masculinos
Perguntei onde encontraria alguma próclise
Agradeci e fui ao etimologista
Que logo disse “ora, tudo se resolve”

Que lhe mostrasse minha língua portuguesa
e se não tinha nenhum vício de linguagem
Disse que não “Sei lá eu. É o que eu acho”
mas entre aspas entendi sua mensagem

“Serei direto”, disse, “não farei rodeios
e é melhor que o senhor desde já reze.”
“É que o senhor tem inflexão nos seus dois pontos,
E na verdade sofre de uma catacrese.”

**************************************************
"Conversa Entre Aspas"
Samba-canção-chorinho-rock
da banda Hímen Elástico (Cly, Lúcio, , Lê, e Pereba)
letra Cly, música Cléber Leão
Porto Alegre (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário