Curta no Facebook

sexta-feira, 23 de julho de 2010

cotidianas #36



"Nathanael, eu te falarei das cidades:
Vi Esmirna dormir como uma menininha deitada; Nápoles como uma banhista lasciva, e Zaguan como um pastor cabila, cujas faces a aproximação da aurora avermelhou. Argel treme de amor ao sol, e extasia-se de amor à noite.
Vi no norte aldeias adormecidas ao luar; os muros das casas eram alternadamente azuis e amarelos; em derredor estendia-se a planície; enormes montes de feno arrastavam-se pelos campos. Sai-se pelos prados desertos; volta-se para a aldeia dormecida.
Há cidades e cidades; por vezes não se sabe o que as pôde construir onde se encontram. - Ó, cidades do Oriente, do sul; cidades de telhados planos, de terraços brancos, onde à noite vão sonhar as loucas mulheres. Prazeres, festas de amor; lampadários das praças, que, quando vistos das colinas vizinhas, são uma fosforescência dentro da noite.
Cidades do Oriente!, alegria e paixão, ruas que se chamam ruas santas, onde os cafés estão cheios de cortesãs, e músicas demasiado agudas as fazem dançar(...)
Cidades do norte! Desembarcadouros; usinas; cidades cuja fumaça esconde o céu. Monumentos; torres móveis;presunção dos arcos. Cortejos deambulando pelas avenidas; multidão apressada. Asfalto brilhando depois da chuva; bulevar onde as castanheiras desfalecem; mulheres sempre à espera(...)"




********************
trecho de
"Os Frutos da Terra"
de André Gide


Nenhum comentário:

Postar um comentário