Curta no Facebook

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

The Young Gods - "L'Eau Rouge" (1989)

"...porque o som é algo que realmente você não pode controlar."
Franz Treichler,
vocalista e líder do
The Young Gods



Em 1989, na escolha anual da Revista Showbizz, aparecia lá um tal de "L'Eau Rouge" de uma banda suíça chamada The Young Gods como disco internacional do ano escolhido pela crítica. Não fazia a menor ideia do que se tratava a tal da banda e, na verdade, não procurei conhecer imediatamente, ainda que tivesse ficado um bocado curioso. Só fui procurar ouvir anos depois, já na época em que os downloads eram bem comuns e encontrar coisas como esta já era bastante fácil. Baixei então o tal "L'Eau Rouge" sem a menor ideia do que iria encontrar, não procurei sequer saber o gênero, a linha ou o tipo se som. Como, costumeiramente, as escolhas da crítica da revista eram bem criteriosas, imaginei que encontraria algo, no mínimo interesante, bacana, legal. Mas "L'Eau Rouge", já ao iniciar, mostrava que superaria minhas expectativas, e efetivamente o fez. Era uma espécie de som industrial mas como eu nunca tinha ouvido antes, com inserções de orquestra, de bandas folclóricas, de ritmos tradicionais, com samples inusitados e originais, tudo com muita agressividade sonora e embalado por uma voz rouca e rasgada cantando todas as faixas em francês.
Quando começa "La Fille de La Mort", com suas graciosas repetições à boulevard, não se pode imaginar que venha a se transmutar numa trilha sonora de um pesadelo, num caos sonoro, num clímax barulhento e apocalíptico conduzindo a um final fantástico e arrasador. Emenda, já na sequência, com "Rue des Tempêtes" abrindo com uma breve introdução de violinos que logo descambam para samples de guitarras enlouquecidas e viscerais.
A faixa que dá nome ao disco traz uma batida bem marcada, e por sua vez também explode em guitarras barulhentas no refrão; "Charlotte" dá um alívio no peso e remete às músicas tradicionais francesas com um interessantíssimo sampler de acordeão; "Longe Route" é um foguete devastador; a ótima "Les Enfants" deixa bem evidente a proposta de integração do eletrônico industrial com a música clássica, numa composição intensa recheada de elementos orquestrais pré-gravados trabalhados minuciosamente em estúdio; e pondo o ponto final de maneira explêndida vem a destruidora "Pas Mal" carregada de barulhentas colagens de guitarras.
Ouvi o "L'Eau Rouge" tardiamente em relação a seu lançamento, mas analisando retroativamente fica evidente a enorme influência do som dos caras na música pop de um modo geral, mas sobretudo no cenário do metal-industrial e da música eletrônica, admitida por nomes como Chemical Brothers, Ministry e Nine Inch Nails e até pelo mestre Bowie.
**********************
FAIXAS:
  1. "La Fille de la Mort" (Young Gods) – 7:58
  2. "Rue des Tempêtes" (Young Gods) – 2:51
  3. "L'Eau Rouge" (Young Gods) – 4:20
  4. "Charlotte" (Young Gods) – 2:02
  5. "Lougue Route" (Young Gods) – 3:41
  6. "Crier les Chiens" (Young Gods) – 3:15
  7. "Ville Nôtre" (Young Gods) – 4:07
  8. "Les Enfants" (Young Gods) – 5:32
  9. "L'Amourir" (Young Gods) – 4:17
  10. "Pas Mal" (Young Gods) – 2:45
*************************
Ouça:
The Young Gods L'Eau Rouge



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário