Curta no Facebook

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aniversário de 30 anos do Club de Jazz Take Five - Porto Alegre - RS (18/04/2012)



Dona Ivone Pacheco solo ao piano
Deve haver algum mistério divinal guardado no nome Ivone que faz com que algumas delas, Ivones, sejam iluminadas. Só pode! Pois se não bastasse dona Ivone Lara, a sambista bachiana da MPB, eis que tenho a honra de conhecer e ver tocando a também dona Ivone, esta de sobrenome Pacheco, intitulada como a Diva do Jazz de Porto Alegre. As semelhanças entre as duas não se encerram aí: longevas (ambas ultrapassam as 80 primaveras), ainda são mestres na música e, acima de tudo, verdadeiras entidades, pessoas que ao se olhar se percebe que excedem este plano aqui, de nós mortais. Há uma espiritualidade que as eleva e que, justamente, conseguem transpor em arte.
Foi um pouco disso que vi durante o encontro do Club de Jazz Take Five no último dia 18 de abril, data em que o clube completou 30 anos. Promovido por d. Ivone, o Take Five teve início quando ela se juntou ao músico Marcos Ungareti (que, claro, estava lá na comemoração). Na época, as performances musicais de d. Ivone se restringiam às festas da família. Só depois de criar os filhos, cursar a faculdade de música e lecionar, Lady Ivone teve a ideia de fazer as jams sessions no porão de sua casa. Foi então que tudo começou.
Grupo tocando Hancock, um dos
pontos altos da noite
O ambiente é totalmente mágico, misto de clube de jazz nova-iorquino ou parisiense com loja de antiguidades. Um espetáculo. Diversos quadros, espelhos, capas de disco, móveis antigos, objetos, tecidos, pôsters que vão de Charlie Parker ao de Humphrey Bogart e, claro, o piano. Pouca luz; suficiente. Cheiro de magia no ar. Pessoas felizes que te sorriem sem saber quem tu és: o fazem só pela simples alegria de estar compartilhando aquilo ali seja com quem for. Tomado por essa atmosfera, escutei números de jazz tocados com muita emoção. Teve “Summertime”, “Hello, Dolly” e uma versão de “Ins’t She Lovely” do Stevie Wonder com a mesma banda que tocou uma outra que me tirou do chão: “Cantaloupe Island”, do Hancock. Uau!





"Summertime"

O pessoal do
rockabilly
Como funciona em rodízio de bandas/artistas, cada um vai lá ao palco e manda ver algumas músicas. Numa dessas trocas, um simpático trio de rockabilly se apresentou, tocando coisas bem legais, como “Summertime Blues” (Eddie Cochran) e “Can´t Help Falling In Love”, clássico imortalizado por Elvis Presley, em que todo mundo entoou o refrão.
D. Ivone e Ramiro Kersting tocando
"As Time Goes By"
Mas o melhor desta noite onírica não podia vir de uma pessoa: d. Ivone. Ao piano, ela, numa concentração astral, emanou com extrema delicadeza e sensibilidade peças emocionantes. Lembrava a fineza dos dedilhados de Paul Bley, Toshiko Akyioshi, Bill Evans, Sonny Clark. Mas antes de qualquer coisa era Ivone Pacheco. Como se não bastasse, juntou-se a ela o trompetista Ramiro Kersting, e ali se deu algo realmente mágico. Sem trocar uma palavra, mas em total sincronia, presentearam o público com pérolas como “As Time Goes By” e “When The Saints Go Marchin' In”, para ficar em dois ótimos exemplos.
Amante de jazz como sou, confesso que não sabia da existência de um grupo tão antigo na minha própria cidade e em plena atividade e, principalmente, do quão secreto é o evento. Entre as regras que regem o clube, como o caráter não-comercial e o fato de todos levarem sua própria bebida, o endereço é mantido em sigilo: só vai quem sabe ou se conhece alguém que já foi – situação na qual me enquadro. Um critério seletivo que todos respeitam e que só faz valorizar o clube, além de lhe dar ainda um charme especial.
Foi um momento de se respirar jazz, de se inalar a “música da alma”. De se sentir música. Saí de lá com uma certeza: na próxima encarnação, quererei vir Ivone.

Dona Ivone ao piano - comemoração dos 30 anos do Take Five


Um pouco mais sobre o Take Five
Take Five: casa que completa 
30 anos
Sexto Take: Eu, totalmente intergrado
na atmosfera do clube
Depois de pôr em funcionamento o Take Five, em 1982, Ivone Pacheco começou a se apresentar em bares e fazer shows em Porto Alegre, interior gaúcho e até em outros estados e fora do Brasil, tocando em ruas, metrôs e pubs. No início, as reuniões do Club de Jazz eram semanais. Nos anos 90, auge do Take Five, os encontros passaram a ser mensais, pois o local começou a lotar e perder um pouco sua essência. Ivone Pacheco sempre incentivou novos e conhecidos artistas a se apresentarem naquele espaço.Muitas bandas se formaram lá durante os encontros, que avançavam até as altas horas da madrugada. Já passaram pelo palco bandas como a Tradicional Jazz Band que, quando vinham se apresentar em Porto Alegre, faziam questão de tocar no "porão da Ivone". Hoje, as reuniões do Take Five são realizadas apenas em datas especiais quatro vezes por ano: o aniversário do clube, a noite de São João, a chegada da primavera e a festa de encerramento com o Natal.





fotos: Leocádia Costa

13 comentários:

  1. Bom o que dizer...kkkkkk pelo amor de deus vc quer ir e não tem endereço! ah não pode falar? segredo!...eu heim! é bem cara dos gauchos! povo fechado mesmo até pra ouvir um jazz, quando vim de ms achei que seria um povo mais receptivo pelo menos pra curtir um som bom, tão tá fica pra próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Kleris, mas acho que a tua indignação demonstra uma certa falta de sensibilidade. Um convencionalismo que é exatamente o que um lugar como este, seja eele em Porto Alegre, Paris, Xangai ou Paraguassunú, não espera de um visitante em potencial. Ele instiga exatamente esse gosto pelo insólito, pelo misterioso, o diferente. Como bem coloca o Daniel, um dos maiores charmes desse lugar é exatamente essa clima tipo de 'Sociedade Secreta'. Um círciulo restrito, um lugar que não é para qqr um.
      Quanto ao sigilo, a característica não é 'privilégio' dos gaúchos: em Londres há raves cujos horários e locais só são divulados horas antes, em Buenos Aires há restaurantes 'secretos' que são casas comuns onde só se vai por indicação de alguém, só pra citar dois casos que lembrei agora (certamente encontraria muitos outros).
      Não sei de onde tu és mas a cara dos gaúchos certamente não é a que estás acostumada (e eu nem quero saber qual é).
      De todo modo, Kleris, a tua manifestação mostra que mesmo que tu conhecesses alguém que conheça o lugar e conseguisses ir conhecê-lo, certamente não seria o tipo de pessoa que a D. Ivone gostaria que visitasse.

      Excluir
  2. My partner and I stumbled over here different website and thought I may as well check things out.
    I like what I see so now i'm following you. Look forward to looking over your web page repeatedly.
    my web site: laser treatment for stretch marks prices

    ResponderExcluir
  3. The Home Doc situation explains that when ligaments
    and postulate atrophied script military capability, coordination of ok movements and dexterity.

    Sometimes at one time the day is over, at that
    place's or assay out nutritionary consultants. They all over it is of lively grandness to key out each country as recollective as it plant it seems worth it. AcupunctureThere are many claims thatacupunctureis efficacious cortisone pellet is secondhand to trim back the redness of the articulatio radiocarpea tendons.

    Here is my blog :: Lynn carpal tunnel treatment
    My weblog ... Lynn carpal tunnel treatment

    ResponderExcluir
  4. Buckwheat honey or a Cellulite Lick to get hold of away your problem.
    Risks e'er seek dependant Mesotherapist to among women who are in their thirties.

    My site Cellulite My Get Of Rid
    Also visit my web site :: Cellulite My Get Of Rid

    ResponderExcluir
  5. Does cholinergic urticaria their consideration by avoiding the trigger, if known, and by taking medications.


    my web site: chronic hives treatment cure
    Also visit my site chronic hives treatment cure

    ResponderExcluir
  6. These Woodworking tools will get my modish custom wooden boxes for cut-rate sale.


    Also visit my website :: plans for a Shed 10x12
    Feel free to surf my site :: plans for a shed 10x12

    ResponderExcluir
  7. debar foods such as candies, egg white staff of life, cholesterol content
    of triglyceride-rich lipoprotein particles causes ischemic center disease.
    Olive oil consists of senior high school levels of calories;
    Thus, it is that is senior high in antioxidants and the main fixings is a cactus yield that helps nuisance and excitation.


    Check out my blog Homeopathic lowering medicine Cholesterol for

    ResponderExcluir
  8. I do not know if it's just me or if everybody else encountering issues with your blog. It seems like some of the text on your content are running off the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this is happening to them as well? This could be a problem with my web browser because I've had this happen before.
    Appreciate it

    My weblog mederma stretch mark therapy reviews

    ResponderExcluir
  9. For newest information you have to go to see world wide
    web and on internet I found this web site as a best web
    page for hottest updates.

    Also visit my blog post www.feedlynks.info

    ResponderExcluir
  10. Does your website have a contact page? I'm having a tough time locating it but, I'd like to shoot you an e-mail.
    I've got some recommendations for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it develop over time.

    my web blog ... buy solar panels direct from manufacturer

    ResponderExcluir
  11. Wow! This blog looks just like my old one! It's on a entirely different subject but it has pretty much the same layout and design. Superb choice of colors!

    Look into my web page: laser stretch mark removal

    ResponderExcluir
  12. Greetings! This is my first comment here so I just wanted
    to give a quick shout out and tell you I truly enjoy reading your blog
    posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover the same subjects?
    Thanks a lot!

    my blog post; laser stretch mark removal

    ResponderExcluir