Curta no Facebook

quinta-feira, 20 de julho de 2023

“Furta-Cor, de volta aos jardins", de Teresa Poester - Ocre Galeria - Porto Alegre/RS

 

"(O desenho) é um exercício de imprevistos, durante todo o tempo, lidando com a sorte ou o azar, ou seja, o acaso. Mas é também muito racional, porque saber lidar com este acaso, saber aproveitá-lo ou não a favor do resultado final, exige do conhecimento intelectual".
Teresa Poester

Fazia um tempo que não íamos Leocádia e eu a vernissages. Mas quando a oportunidade é de prestigiar artistas que gostamos e com os quais se têm relação afetiva, vale se programar. Foi o que fizemos na abertura da exposição “Furta-Cor, de volta aos jardins”, da artista visual gaúcha Teresa Poester, uma referência da arte no Rio Grande do Sul. Ex-professora da Escolinha de Arte da UFRGS de Leocádia, Teresa é alguém a quem nunca perdemos de vista. Anos atrás, em 2016, quando do lançamento do documentário sobre sua obra, “10.375 Km em Linha”, estávamos na avant-première. Temos uma Teresa original numa das paredes de nossa casa, para se ter ideia. Enfim, motivos não nos faltavam para pelo menos dar uma passada na Ocre Galeria, no Centro da cidade, para prestigiá-la e apreciar as obras.

Numa casa antiga e muito bonita, mas um tanto inadequada para espaço expositivo visto que muito estreita, conseguimos ver o que foi possível diante da circulação de bastantes convidados que foram fazer o mesmo que nós – alguns conhecidos e amigos nossos, inclusive. Mas do que deu para ver/fotografar foi aquele deleite característico que sua obra traz: uma fusão do desenho com a fotografia, cujo desenha opera em um percurso inverso ao tradicional: não desenha a partir de fotografias, mas fotografa a partir de seus desenhos de imaginação. 

Na exposição atual, a artista exibe desenhos inéditos, feitos no seu atelier na França, para o espaço da galeria, numa celebração aos 45 anos de sua intensa e contínua produção artística. O “furta-cor” do título, segundo Teresa, não se refere apenas às alterações de tonalidade conforme a luz que se projeta sobre a cor, mas também, “às cores furtadas de um mundo ameaçado que amanheceu cinza”, numa alusão ao período de isolamento social e às muitas dificuldades que assolam o mundo nos últimos anos. “De volta ao jardim”, assim, prenuncia o otimismo do retorno à vida social, à possibilidade de apreciar as cores, aos reencontros. Como os que foram promovidos naquela manhã ensolarada de amizade e arte.

**********

Rabiscos sobre foto ou foto sobre rabiscos?


Movimento na galeria para a abertura da exposição


Fusão entre desenho e foto


Várias obras em exposição


Em tons de azul, os riscados leves, uma marca da arte de Teresa


O casamento do desenho e da fotografia


Detalhe de uma das obras, que mostram o traço livre e riscado de Teresa


Nós dois com várias das obras ao fundo


Um rápido passeio por parte da exposição na Ocre


E uma seflie com a própria Teresa Poester

**********

Exposição "Furta-Cor, de volta aos jardins"
local: Ocre Galeria
R. Demétrio Ribeiro, 535 - Centro Histórico (Porto Alegre/RS)
período: até 22 de julho de 2023
horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 13h30
ingressos: Gratuito


Daniel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário