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terça-feira, 11 de julho de 2017

"O Inquilino", de Alfred Hitchcock (1927)


Não é sempre que um artista consegue, desde cedo, estabelecer um estilo próprio de produzir sua arte. Isso pode acontecer com pintores, músicos, escritores e, claro, com cineastas. Não se trata de demérito, afinal, na maioria das vezes, para se chegar a uma síntese de elementos conceituais que pertençam ao universo do autor e se manifestem com inteireza na obra, carece, sim, que se percorra algum chão.

A inconsistência das primeiras obras, entretanto, parece não valer para todos os criadores do cinema, principalmente, quando se está falando de gênios como o inglês Alfred Hitchcock. “O Inquilino” (The Lodger: A Story of the London Fog), de 1927, seu primeiro longa-metragem – ainda da fase muda e rodado na Inglaterra 13 anos antes de ele se radicar nos Estados Unidos –, guarda muito dos elementos estilísticos que adotaria em sua extensa, exitosa e referencial filmografia. Descontada, claro, a ainda pouca experiência que os 28 anos lhe ofereciam, bem como a carência de recursos de toda a Europa do período entre-Guerras, nota-se no filme tanto as trucagens técnicas criativas quanto os elementos narrativos que consagrariam o “mestre do suspense” e, mais do que isso, ajudariam a formatar a linguagem do cinema comercial no decorrer do século XX.

A começar pela história: pequena, tensa e baseada em temáticas que se sustentam em conflitos psicológicos. Um serial killer, ao estilo Jack, O Estripador, inicia uma série de assassinatos em Londres, tendo como fator em comum o de suas vítimas serem todas mulheres loiras. Um novo hóspede, Jonathan Drew (Ivor Novello), chega ao hotel do casal Bounting e aluga um quarto. O homem tem estranhos hábitos, como o de sair em noites nevoentas. Ele também guarda a foto de uma moça loira, o que faz com que a suspeita das mortes facilmente recaiam sobre ele. Daisy (June Tripp), a filha dos Bouting, também loira, é modelo e está noiva de um detetive. Incomodado com a presença de Jonathan e pressionado a achar uma solução para os crimes, o policial o prende, acusando-o de ser o assassino.

O esquisito inquilino Jonathan (Ivor Novello): acusação, culpa e crime
O argumento é suficiente para Hitchcock desenvolver os conflitos internos dos personagens e as naturais consequências desse desequilíbrio, que tanto sustentarão seus filmes subsequentes. A dúvida e a ambiguidade, por exemplo, estão no centro da história de “O Inquilino”. O comportamento esquisito de Jonathan, que coloca interrogações no que se refere a sua sanidade, intenções e até gênero sexual, desencadeiam a desconfiança da polícia e da sociedade e, consequentemente, a imputação da culpa. Não é difícil encontrar em toda a filmografia de Hitchcock personagens levianamente acusados antes de poderem se explicar, casos de “Os 39 Degraus” (1935), “Interlúdio” (1946), “O Homem Errado” (1956), “Cortina Rasgada” (1966) ou “Frenesi” (1972), pegando-se um por década.

Em sequência, tomadas de escada de "O Inquilino", "Chantagem e Confissão" e "Um Corpo que Cai"
Igualmente, “O Inquilino” já apresenta a inventividade na utilização dos recursos técnicos, pelos quais Hitch não apenas surpreendeu espectadores muitas vezes ao longo dos anos como, mais que isso, ajudou a inventar soluções, tornando-se um dos precursores dos efeitos visuais tal qual se convencionou no cinema. Assinaturas de sua direção, como a fotografia expressionista, os enquadramentos bem pensados, detalhes de objetos, zoons, close no rosto de uma mulher gritando e até travelling dentro de um automóvel dão ao filme um ritmo bastante atrativo e pop. Ainda, as vertiginosas tomadas em plongée de escadaria, fator narrativo imprescindível a filmes dele de épocas distintas, como "Chantagem e confissão" (1929) e "Um Corpo que Cai" (1958), Além disso, a agilidade da montagem em momentos de clímax, colocando o espectador em uma espiral de tensão, fazem lembrar a perseguição no parque de diversões de “Pacto Sinistro” (1951) ou a famosa cena do assassinato do chuveiro de “Psicose” (1960), para ficar em dois exemplos.

Close em mulher gritando, uma das
marcas de Hitch
Afora isso, outras semelhanças com filmes que rodaria posteriormente chamam atenção. A cena inicial da aglomeração de pessoas diante de um corpo no rio lembra direto a também primeira cena de “Frenesi” (1972), que Hitchcock rodaria já em final de carreira, 45 anos depois deste debut cinematográfico. Fácil associar ainda a cena final, em que Jonathan, em apuros, fica pendurado na grade e prestes a cair, com as sequências também conclusivas de “Intriga Internacional” (1959) e de “Janela Indiscreta” (1954), quando o diretor usa o mesmo precedente como catarse dramática. Além, é claro, da fixação pelas loiras – as blond girls Kim Novak, Doris Day, Tippi Hadren e Ingrid Bergman, entre outras – e da sempre presente culpa da sensualidade feminina, associada a desejos tanto carnais quanto letíferos.

Vários elementos narrativos e técnicos presentes em “O Inquilino” seriam aperfeiçoados pelo diretor no decorrer de mais de 50 anos de carreira – aliás, tal qual fizera em toda sua obra, num incansável aprimoramento metalinguístico. Mas é fato que, já em seu primeiro projeto atrás das câmeras, Alfred Hitchcock lançara as bases daquilo que lhe tornaria uma marca: o hoje largamente conhecido gênero triller psicológico. Sua estética apurada, exigência técnica e a constante intenção de mexer com as emoções do espectador fizeram de Hitchcock uma referência, haja vista que buscara permanentemente a associação entre uma linguagem própria e sustentada na gramática original do cinema a um diálogo com o público. Não à toa, por isso, vários de suas realizações se tornaram clássicos, visto que respondem não apenas ao cinema enquanto arte, mas também como entretenimento. E se obras-primas como “O Homem que Sabia Demais” ou “Um Corpo que Cai” são como quadros irretocáveis, é porque estas devem bastantemente ao bem-acabado esboço “O Inquilino”.

Assista ao filme "O Inquilino"



por Daniel Rodrigues

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Erasmo Carlos - Aniversário de 258 anos Bairro Tijuca - Praça Saens Peña - Rio de Janeiro / RJ


Nenhum outro nome teria sido mais apropriado para comemorar o aniversário de 258 anos do bairro da Tijuca, aqui no Rio de Janeiro, do que o tijucano Erasmo Carlos por seu amor declarado e frequentes menções ao local ao longo de sua obra. O Tremendão justificou plenamente a escolha de seu nome para abrilhantar a noite do último domingo, homenageando e sendo homenageado pela comunidade local. Visivelmente emocionado, o Gigante Gentil abriu o show com a música que lhe confere este apelido, com a pegada rock'n roll que lhe é característica sustentada por uma banda vibrante e competente. Num desfile de grandes sucessos o cantor trouxe ainda "Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo", "Mulher (Sexo Frágil)", "Mesmo Que Seja Eu", "Filho Único", "Dois Animais na Selva Suja da Rua", "Sou Criança, Não Entendo Nada", refrescando a memória do público que sentia-se grato por aquele maravilhoso revival. Se a voz não é mais a mesma, a disposição, sua presença de palco e o repertório compensaram qualquer pequena falha.
Erasmo comoveu a audiência com o clássico "É Preciso Saber Viver", puxou um bloquinho só de, como ele mesmo classificou, "músicas de motel", com um medley de suas melhores parcerias de românticas com Roberto Carlos; saudou o bairro com "Turma da Tijuca" e fechou a noite com uma sequência rock'n roll que literalmente pôs a galera pra dançar com hits como "Que Tudo Vá Pro Inferno", "Negro Gato", "Fama de Mau", "É Proibido Fumar" e "Festa de Arromba" que, esta sim, transformou a praça definitivamente num grande salão de festas. 
Festa muito bonita para o bairro onde moro e que aprendi a gostar. Viva a Tijuca e seus 258 anos, viva o rock'n roll e viva o Tremendão, Erasmo Carlos.

O velho Tremendão dono do palco

Erasmo com sua ótima banda no palco

Festa de arromba para a Tijuca

Trecho de "Fama de Mau"



Cly Reis

Poucos tons de cinza II





RODRIGUES, Daniel
fotografia digital com manipulação
2017

sábado, 8 de julho de 2017

Einstürzende Neubauten - "Halber Mensh" (1985)



"O ponto de partida para Neubauten foi mesmo do fato que não tínhamos nada,
então eu realmente não tinha a opção de dizer
"Estou fazendo isso, estou fazendo aquilo,
ou talvez eu devesse tocar órgão".
Eu não tinha nenhuma dessas coisas
e eu não podia pagar nenhuma delas,
e tampouco não tinha ninguém para integrar o grupo.
Foi mais da conseqüência lógica do que podíamos ter, e foi nisso que deu.
Certamente, não começou como um conceito artístico para dizer
"vamos fazer algo diferente",
começou como uma extensão da situação de como vivíamos."
Blixa Bargeld,
vocalista, guitarrista e fundador do
Einstürzende Neubauten


O Einstürzende Neubauten tem uma obra tão consistente, coerente e qualificada que vários de seus trabalhos, como o brilhante álbum de estreia "Kollaps", o desconcertante "Haus Der Lüge", ou o ótimo "Tabula Rasa", poderiam ser mencionados em uma seção como a nossa de ÁLBUNS FUNDAMENTAIS, no entanto, destaco aqui o terceiro disco da banda, "Halber Mensh" de 1985, pelo fato de, na minha opinião, ser o mais sonoro da banda, no sentido musical. Não que isso seja um critério definitivo tampouco qualitativo para avaliar-se a obra de um grupo como este cuja transgressão sonora em muitos momentos talvez seja mais relevante que a musicalidade, mas o fato é que torna-se digno de maior admiração o fato de conseguirem conjugar de forma, muitas vezes tão improvável, um ruídos industriais quase indecifráveis à música tradicional bávara, por exemplo, ou até mesmo à música clássica.
O experimentalismo extremo, marca registrada da banda, está bem presente é claro, em "Halber Mensh", mas nele parece integrado de forma mais harmônica à música, sem deixar de ser, contudo, ainda extremamente perturbador e contundente.
Exemplo perfeito é a excelente "Der Tod Ist Ein Dandy", constituída a partir de uma barulheira infernal e incontrolável e, no entanto contraditoriamente, altamente sonora. Destaque também para a faixa título com seu trabalho vocal belíssimo e impressionantemente sinistro; para a teatral "Z.N.S" com sua condução no estilo de uma marcação de dança; para a "dançante" "Yü-Gung (Futter Mein Ego"; e para "Sand", que claramente contém elementos de música tradicional alemã e que, como curiosidade, aparece na trilha do bom filme "A Vida de David Gale", de Alan Parker.
Einstürzende Neubauten é aquele tipo de banda que qualquer disco é valioso no sentido artístico, nem que seja pela ousadia e experimentação, mas este, "Halber Mensh", além deste aspectos essenciais na trajetória da banda, pelo apuro técnico, pela qualidade, pela sonoridade, pela musicalidade superior dentro da discografia da banda, merece estar entre os nossos FUNDAMENTAIS.
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FAIXAS:
1 Halber Mensch 4:13
2 Yü-Gung (Futter Mein Ego) 7:14
3 Trinklied 1:15
4 Z.N.S. 5:40
5 Seele Brennt 4:05
6 Sehnsucht (Zitternd) 2:54
7 Der Tod Ist Ein Dandy 6:41
8 Letztes Biest (Am Himmel) 3:28
9 Das Schaben 9:21
10 Sand 3:30

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Ouça:
Einstürzende Neubauten Helber Mensh



Cly Reis