Curta no Facebook

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sonic Youth - "Daydream Nation" (1989)


"Depois daquilo,
eu sabia que precisava ser música.
Voltamos para casa
sem darmos um pio, assustadíssimos."
Kim Gordon contando sobre
um show do Suicide que assistiu
e que a incentivou a ter uma banda 



Não há como se falar em música alternativa sem falar do Sonic Youth. Eles são praticamente sinônimo e síntese do termo. Eles não 'invetaram a roda', não criaram aquelas sinfonias de ruídos que já se ouvia com Hendrix, Velvet, Kinks, Sonics, Stooges, mas deram a estes elementos sua assinaratura e hoje em dia, sempre que se ouve aquelas guitarras insistentes, estáticas, aquelas barreiras sonoras densas, intransponíveis se associa logo a Sonic Youth.
Mesmo com uma discografia bem consistente na qual pode-se destacar vários álbuns, “Daydream Nation” de 1989 destaca-se e pode ser apontado como a obra-prima da banda. Seu punk rock é encorpado, suas melodias transitam entre o belo e o corrosivo, os vocais, principalmente os de Kim Gordon, seduzem ao mesmo tempo que cospem fogo, e suas guitarras explodem em passagens de tempo e transições longas e caóticas.
“Teen Age Riot “ abre o disco com acordes suaves e adoráveis mas logo ganha corpo adquirindo uma pegada mais consistente sem deixar de ser jovial; “Candle”, outra excelente, também passeia no limite do belo e do furioso. A destruidora “'Cross the Breeze” é a melhor do disco partindo de uma introdução lenta e leve que acelera abrupatamente transformando-se num hardcore violento, impiedoso e sensacional. "Kissability" é sexy; "Rain King" é retumbante; "Eric's Trip" é outra das melhores do disco e da banda; e “Trilogy” que encerra a obra traz em cada uma de suas partes, “The Wonder”, "Hyperstation” e “Eliminator Jr” características diferentes mas que harmonica e desarmonicamente compõe, por fim, uma perfeita unidade.
Disco indispensável de uma das bandas mais importante e influentes dos últimos tempos.
Sinônimo de alternativo!
Sonic Youth=Underground.
************************

FAIXAS:
  1. "Teen Age Riot" (letra/vocal Moore, Gordon na introdução) – 6:57
  2. "Silver Rocket" (letra/vocal Moore) – 3:47
  3. "The Sprawl" (letra/vocal Gordon) – 7:42
  4. "'Cross the Breeze" (letra/vocal Gordon) – 7:00
  5. "Eric's Trip" (letra/vocal Ranaldo) – 3:48
  6. "Total Trash" (letra/vocal Moore) – 7:33
  7. "Hey Joni" (letra/vocal Ranaldo) – 4:23
  8. "Providence" (vocal Mike Watt) – 2:41
  9. "Candle" (letra/vocal Moore) – 4:58
  10. "Rain King" (letra/vocal Ranaldo) – 4:39
  11. "Kissability" (letra/vocal Gordon) – 3:08
  12. Trilogy: – 14:02
a) "The Wonder" (letra/vocal Moore) – 4:15
b) "Hyperstation" (letra/vocal Moore) – 7:13
z) "Eliminator Jr." (letra/vocal Gordon) – 2:37

************************

Ouça:
Sonic Youth Daydream Nation



Cly Reis

2 comentários:

  1. O Sonic Youth é tudo isso que você falou e mais um pouco. A banda comoeçou no início dos anos 80 e ainda está em atividade(não se sabe agora, novembro de 2011, se a banda vai continuar depois do anúncio de divórcio do casal sonic Thurston Moore e Kim Gordon).
    Mas fico triste quando vejo que no último SWU eles são tratados pela mídia e pela expectativa do público com bem menos reverência que o Alice in Chains sem seu grande vocalista original, Stone Temple Pilotes, Faith no More reunindo-se novamente mas sem novidade e a banda de metal Megadeth. Também vi outro dia fazerem uma "polêmica" sobre qual a melhor banda do mundo: U2 ou... Coldplay. Pela originalidade e contribuição ao rock alternativo o grupo nova-iorquino deverim ser no mínimo tão incensado quanto o Nirvana e não seria exagero considerá-los a banda criativamente mais relevante dos anos 80 pra cá.

    skelter68.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tem toda a razão, Skelter. Fiquei surpreso de ver o SY como atração de matiné com tempo limitado e atrás de bandas bem menos importantes.
    E, no netanto, que showzaço!
    U2 ou coldplay como melhor banda do mundo??? Só pode ser piada. Bom, pro público em geral, se der meleca pra eles eles comem, então não dá pra se surpreender. Não sei se o Youth é A MELHOR banda do mundo, mas certamente é das mais importantes das últimas décadas e das mais inflluentes. Escrevi em outro momento aqui no blog que, juntamente com os Pixies, eram os mais influentes no cenário alternativo desde os anos 80. http://cly-blog.blogspot.com/2010/07/o-disco-que-inventou-o-nirvana.html .
    Concordamos, Skelter. Concordamos.

    ResponderExcluir