Curta no Facebook

terça-feira, 16 de junho de 2015

Di Melo – Festas “Voodoo” e “Cadê Tereza?” – Quadra dos Bambas da Orgia – Porto Alegre/RS (13/06/2015)



Di Melo com todo seu gogó e suingue em Porto Alegre
foto: Daniel Rodrigues
"Dos deuses o final de semana em Porto Alegre.
Mui-alegremente.
‘Unificando público e banda’, foi resplandescente...
deu liga, deu encaixe, foi uma festa in-dis-crê-vente.
Uma banda formada de mágicos músicos locais com a mesma proposta.
Nunca nos vimos e tocamos como se estivéssemos tocando durante longos anos.
Fica provado que a linguagem musical e a linguagem do amor são universais.
Que gratificante, meu Deus!"
Di Melo





Banda afiada acompanhando
o craque pernambucano
foto: Daniel Rodrigues
Se como o próprio diz, “para o imorrível, nada é impodível”, um acontecimento raro e inédito envolvendo ele aconteceu na minha Porto Alegre. O “ele” a quem me refiro é o mestre do pop-soul brasileiro Di Melo, que aterrissou em terras gaúchas nunca d’antes por ele exploradas com seus contagiantes suingue, simpatia e talento. Num memorável e descontraído show na quadra da escola de samba Bambas da Orgia lotada dentro da festa conjunta “Voodoo” e “Cadê Tereza?”, o cantor e compositor pernambucano mandou ver em clássicos do seu mítico LP de 1975 (recentemente listado por mim entre os ÁLBUNS FUNDAMENTAIS aqui no ClyBlog) e outras canções próprias que me impressionaram tanto quanto às que já conhecia.

Di Melo no palco e nós assistindo
ali, na primeira fila, ao centro do palco. (acharam?)

foto: Ariel Fagundes
Di Melo estava acompanhado da cozinha da banda gaúcha Ultraman mais dois sopros, que, admiradores de sua obra, sabiam de cor todas as faixas a ponto de nem precisarem ensaiar bastante para o conjunto soar super bem. No centro do palco, o protagonista, um senhor de 66 anos com certa protuberância abdominal e de feições tipicamente nordestinas que mantém o mesmo estilão, o mesmo groove e o mesmo poder vocal de quando lançou seu primeiro álbum, 40 anos atrás – até a boina de couro com a qual estampa a capa de “Di Melo”, quando ainda magro e jovem, é igual. Exatamente na frente de seu microfone, na primeira fileira, Leocádia e eu vimos com clareza todo o show, começando pela arrasadora “Kilariô”, seu grande sucesso, que abriu a apresentação pondo todos para cantar e dançar sob aquele fantástico jazz-funk de ares caribenhos. Na sequência, outros dois funks clássicos e cheios de molho da mesma época: “Aceito Tudo” e “Se o Mundo Acabasse em Mel”, esta última, bastante gostada pelo público.
Di Melo mandando ver
no funk 

foto: Leocádia Costa

Entre os temas para mim inéditos (Di Melo tem outros nove CD’s independentes), “Engano ou Castigo” foi a primeira apresentada. Um belo pop-rock romântico. Igualmente brilhantes, “Milagre”, balada soul belíssima que podia, como disse o próprio Di Melo, ser gravada por Tim Maia se este estivesse vivo; e “Fator Temporal”, com a tradicional poesia afiada de Di Melo, um funk sensual puxado no qual faz um jogo com terminações de palavras ("Tudo que me satisfaz é ter seu corpo desnudo/ Nudo/ Teus contornos iniguais me enlouquecem, vou fundo/ Fundo..").

O bailarino que encantou a
plateia com seus passos
foto: Leocádia Costa
Ele volta no tempo novamente para trazer as suingadas “Minha Estrela” e “Pernalonga”, incendiando a quadra. Com disco novo a ser lançado este ano, Di Melo adiantou ao público porto-alegrense algumas faixas, entre estas “Diuturno”, com versos que sintetizam várias ocasiões do dia a dia, corriqueiras ou não, num encadeamento maravilhosamente literário. Ainda por cima, este funk-rock traz brilhantes riff e arranjo, que a faz ir ganhando volume até encerrar grandiosamente. Das melhores do show e que já dá uma noção da maravilha que vem por aí no novo CD. Outra que conterá no próximo trabalho também executada é o samba-rock “Barulho de Fafá”, que me lembrou bastante os também pernambucanos Mundo Livre S/A. Esse momento foi especial no show pois, além de ser mais uma ótima música, contou ainda com a repentina participação de um lindo bailarino e cantor estilo black rio, elegantemente trajado de fatiota de linho bege e um chapéu coco vermelho, que subiu ao palco não apenas para encantar a plateia com seus passos deslizantes e tomados de malemolência, mas, ainda, mandar um rap de improviso totalmente dentro da harmonia. Di Melo e o público o aplaudiram.

O convidado articulando
um rap com Di Melo
foto: Leocádia Costa
Essa ponta foi mostra da interação entre Di Melo e o público. Ele demonstrava felicidade por estar ali, cumprimentando e se reportando com a galera, inclusive com este que vos fala mais de uma vez. Fez até poesia de improviso, dizendo: “Porto Alegre, te amo alegremente”. Acontece que ele sabe muito bem que essa fase lhe é especial, uma vez que sua redescoberta, ocorrida anos atrás com mais de 30 anos de defasagem, tem lhe proporcionado um novo estrelato junto ao público jovem. Mais uma obra resultante do momento atual é a cortante “Navalha”, um soul-rock de letra igualmente bem sacada. Nesta, a performance, tanto dele quanto da Ultraman, foram ótimas. Já “Kiprocô de Patrono”, outro samba-rock, este escrito em homenagem a Chico Buarque, está presente em um dos seus discos independentes (“Sons, sensações, sambas e tesões”) e no qual parafraseia inteligentemente o riff do clássico samba “Brasileirinho”.


Set list e a pulseira da festa
foto: Daniel Rodrigues
Seu outro grande sucesso, “A Vida em Seus Métodos Diz Calma”, ficou guardada para o fim, contagiando todo mundo antes de “Kilariô” ser tocada novamente como bis e finalizar o belo show. O primeiro de Di Melo em Porto Alegre, quatro décadas depois de lançado seu disco de estreia e pelo qual ficou mundialmente conhecido quando DJ’s ingleses e o selo norte-americano de jazz Blue Note recapturaram sua obra nos anos 90. O Brasil só fez ir atrás. Ainda bem. Antes tarde do que nunca, pois, pelo visto, este retorno de Di Melo, gravando disco novo em São Paulo – o que se presume estar sendo feito com a devida estrutura –, está no nível que ele merece pelo artista referencial que é.

A noite continuou lá dentro da quadra dos Bambas, mas não havia mais porque permanecermos. O show era o que queríamos ver. Antes de sair, entretanto, pedi ao roadie o papel com o set list. Ele pegou para mim justo o que ficava no pé de Di Melo, o qual, junto com a pulseirinha da festa (que traz a sábia frase da canção: “A Vida em seus métodos diz calma”), guardei como um amuleto. Com tudo isso, fui para casa pensando: será que, por obra de alguma magia, quem ficou com um registo físico do show, assistiu-o tão de perto e chegou até a apertar a mão de um imorrível se torna imorrível também?


 **********


trecho do show: "Kilariô" - Di Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário