Tô lendo nas gazeta e nos periódico aí que tem tido uns tremimento de terra acontecendo. Como é que se diz, mesmo? Terremoto, não é?
Faço poco dessas mexidinha de chão! Grande mesmo foi a tremida que deu em Dois Morro em 1345. Ah, aquilo é que foi saculejo! Foi mais ou menos uns 15 degrau na escala Herbert-Richards, e olha que só ia até 6 naquela época.
O remelexo foi tão grande, mas tão grande que depois que passô, nos otros dia, os leite das vaca já saio milk-shake, os ovo das galinha já saío com clara-em-neve e gemada, e os pêlo das oveia até viraro blusão de lã.
É! Procês tere uma idéia, o praneta Terra só ficô assim, viradinho meio que pro lado, porcausa da tremeção de 1345.
Foi um susto gerar: as pessôa achavo que o mundo ia se escabaçá. Teve suicídio, genocídio, morticídio e Seu Dulcídio por causa do fenônimo.
E o peor de tudo isso porcausa duma coisinha boba. O que se deu-se foi que o Coroné Neoponciano sortô a boiada dele e a bicharada saiu correndo portera afora pelo pasto. aAí que fez aquele barulhão todo, aquela tremeção e o pessoar se assutô. Vê se pode uma cousa dessa! O Coroné tinha era mutcha cabeça de gado, mesmo, hem!
postado por Chico Lorotta
terça-feira, 9 de março de 2010
segunda-feira, 8 de março de 2010
Oscar 2010 - Premiados
E "Guerra ao Terror" levou o melhor filme.E levou melhor direção! Pela primeira vez uma mulher. (será que não teve um pouco de média pelo fato da cerimônia ser na véspera do Dia Internacional da Mulher?)
A vitória do longa de Kethrin Bigelow não chegou a ser uma zebra mas me surpreendeu um pouco por causa do tamanho do investimento, repercussão e inovações técnicas de "Avatar". Achei que a Academia fosse exatamente premiar o que faz da indústria cinematográfica o grande negócio que é. Mas, isso é lá com eles.
No mais, sem grandes surpresas na minha opinião nas demais categorias.
Achei legal Sandra Bullock ter levado o sua primeira estatueta; lamentei um pouco por "A Fita Branca" não ter ganho filme estrangeiro mas acredito que tenha ficado em boas mãos com "O segredo dos seus olhos" (que deve ser meu próximo programa cinematográfico); e achei justíssimo o prêmio para Christoph Waltz como coadjuvante de "Bastardos Inglórios", filme que eu gostaria que tivesse ganho mais, mas que sabemos, não faz o tipo da Academia.Melhor filme: "Guerra ao terror"
Melhor direção: Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”
Melhor atriz: Sandra Bullock, "Um sonho possível"
Melhor ator: Jeff Bridges, “Coração louco”
Melhor filme estrangeiro: “O segredo dos seus olhos” (Argentina)
Melhor edição (montagem): “Guerra ao terror”
Melhor documentário: “The cove”
Melhores efeitos visuais: “Avatar”
Melhor trilha sonora: “Up – Altas aventuras”
Melhor fotografia: “Avatar”
Melhor mixagem de som: “Guerra ao terror”
Melhor edição de som: “Guerra ao terror”
Melhor figurino: “The young Victoria”
Melhor direção de arte: “Avatar”
Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique, “Preciosa”
Melhor roteiro adaptado: “Preciosa”
Melhor maquiagem: “Star trek”
Melhor curta-metragem: “The new tenants”
Melhor documentário em curta-metragem: “Music by Prudence”
Melhor curta-metragem de animação: “Logorama”
Melhor roteiro original: “Guerra ao terror”
Melhor canção: “The weary kind”, de “Coração louco"
Melhor animação: “Up – Altas aventuras”
Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”
domingo, 7 de março de 2010
Oscar 2010
Rola hoje à noite em Los Angeles a cerimônia do Oscar. Fora alguma grande zebra, "Avatar" leva os prêmios principais e também os técnicos. Na verdade não vi o filme mas sabemos que a academia gosta desse tipo de suprprodução, grande apelo, grandes bilheterias e tal. O que impulsiona a indústria, mesmo.De resto torço pelo máximo possível de estatuetas para Tarantino e sua turma, com o bom "Bastardos Inglórios", indicado em 8 catergorias, incluindo filme e diretor. Particularmente, como já havia dito, acharei merecidíssimo se Christoph Waltz levar o prêmio de coadjuvante pelo seu papel de Cel. Landa.
Também gostei demais da atuação de Carey Mulligham em "Educação" apesar de saber do brilhante papel que faz Gabourey Sidiba em "Preciosa", que pode ser surpresa também em outras categorias.
Queria ter visto antes da premiação "O Segredo de Seus Olhos",mas da categoria Filme Estrangeiro, só vi mesmo "A Fita Branca" que me deixou ótima impressão, mas que acho que não leva a de filme, mas seria justíssimo se ganahasse fotografia.
Novidade também este ano é o fato de termos 10 indicados na categoria melhor filme. Acho que desqualifica um pouco - tem anos que mal se arranja 5 pra competir -, mas vá lá.
Veja abaixo as listas dos incdicados em todas as categorias:
Melhor Filme
Avatar
Um Sonho Possível
Distrito 9
Educação
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa - Uma História de Esperança
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras
Amor Sem Escalas
Melhor Diretor
James Cameron - Avatar
Kathryn Bigelow - Guerra ao Terror
Quentin Tarantino - Bastardos Inglórios
Lee Daniels - Preciosa - Uma História de Esperança
Jason Reitman - Amor Sem Escalas
Melhor Ator
Jeff Bridges - Coração Louco
George Clooney - Amor Sem Escalas
Colin Firth - Direito de Amar
Morgan Freeman - Invictus
Jeremy Renner - Guerra ao Terror
Ator Coadjuvante
Matt Damon - Invictus
Woody Harrelson - O Mensageiro
Christopher Plummer - The Last Station
Stanley Tucci - Um Olhar do Paraíso
Christoph Waltz - Bastardos Inglórios
Melhor Atriz
Sandra Bullock - Um Sonho Possível
Helen Mirren - The Last Station
Carey Mulligan - Educação
Gabourey Sidibe - Preciosa - Uma História de Esperança
Meryl Streep - Julie e Julia
Melhor Atriz Coadjuvante
Penelope Cruz - Nine
Vera Farmiga - Amor Sem Escalas
Maggie Gyllenhaal - Coração Louco
Anna Kendrick - Amor Sem Escalas
Mo'Nique - Preciosa - Uma História de Esperança
Melhor Roteiro Adaptado
Distrito 9
Educação
In The Loop
Preciosa - Uma História de Esperança
Amor Sem Escalas
Melhor Roteiro Original
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
O Mensageiro
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras
Melhor Animação Longa-Metragem
Coraline
O Fantástico Sr. Raposo
A Princesa e o Sapo
The Secret of Kells
Up - Altas Aventuras
Melhor Animação Curta-Metragem
French Roast
Granny O´Grimn´s Sleeping Beauty
The Lady and the Reaper (La Dama e la Muerte)
Logorama
A Matter of Loaf and Death
Melhor Filme Estrangeiro
Ajami (Israel)
O Segredo dos Seus Olhos (Argentina )
O Leite da Amargura (Peru )
O Profeta (França )
A Fita Branca (Alemanha )
Melhor Documentário Longa-Metragem
Burma Vj
The Cove
Food Inc.
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home
Melhor Documentário Curta-Metragem
Province
The Last Campaign of Governos Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Music by Prudence
Rabbit à la Berlin
Melhor Curta-Metragem
The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants
Melhor Direção de Arte
Avatar
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
The Young Victoria
Melhor Fotografia
Avatar
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
A Fita Branca
Melhor Figurino
Brilho de Uma Paixão
Coco Antes de Chanel
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
Nine
The Young Victoria
Melhor Montagem
Avatar
Distrito 9
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa - Uma História de Esperança
Melhor Trilha Sonora Original
Avatar
O Fantástico Sr. Raposo
Guerra ao Terror
Sherlock Holmes
Up - Altas Aventuras
Melhor Canção Original
"Almost There" - A Princesa e o Sapo
"Down in New Orleans" - A Princesa e o Sapo
"Loin De Paname" - Paris 36
"Take it All" - Nine
"The Weary Kind" - Coração Louco
Melhor Edição de Som
Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Up - Altas Aventuras
Melhor Mixagem de Som
Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Transformers: A Vingança dos Derrotados
Melhores Efeitos Especiais
Avatar
Distrito 9
Star Trek
Melhor Maquiagem
Il Divo
Star Trek
The Young Victoria
A cerimônia comandada por Steve Martin e Alec Baldwin, começa às 22h (horário de Brasília).
Globo e TNT transmitem para o Brasil.
sábado, 6 de março de 2010
sexta-feira, 5 de março de 2010
Cotidianas #19 - A Andréia, a Andréia, a Andréia...
A bola, rebatida no zagueiro, sobra limpa para ele. Ali, na frente do gol, só ele e o goleiro. Prepara o chute. Naquele átimo, naquela fração de segundo; o goleiro ali, esperando por ele; um tropel de pensamentos inundou sua mente – Andréia, a casa, o filho, Andréia, a separação, aquele cara, Andréia, aquele cara . E antes de soltar a perna no chute fatal ainda pensou “esse é pra ti, desgraçada”.
Enquadrou o corpo pra tirar do goleiro e deu na bola. Só teve tempo de ver a branqunha se perder no horizonte acima do travessão antes de ouvir o muxoxo e a lamentação geral. Levou as mãos à cabeça e ficou ali parado, perto da marca do pênalti, como se esperasse que a bola pingasse novamente para ele tão fácil como aquela. Ou que o diretor de TV da emissora que transmitia o jogo desse um “retroceder”, a jogada voltasse e ele tivesse a chance novamente. Ou que acordasse na manhã do jogo e aquele sonho tivesse servido de aviso para bater rasteiro. Ou... Não! Nada disso. Errara na cara do gol. Em outros tempos nunca que erraria um gol daqueles.
***************************************
-Vamos falar, aqui, com o Maicon. E aí, Maicon, e aquele lance, hein? Podia ter sido o gol do título. Quando a fase não tá boa a bola não entra, mesmo...
- É, a bola caiu ali pra mim, mas eu tive a infelicidade de pegar um pouco embaixo demais e a bola subiu. Fazer o quê? Agora é continuar trabalhando com a mesma seriedade, com muita garra pra buscar o título no ano que vem. Eu queria pedir desculpas pra torcida. Eu sei que eu podia ter decidido o jogo, eles podia tá comemorando o título agora, mas aconteceu; eu também tô muito chateado; mas eles tem que compreender que todo mundo é humano e quem tá ali dentro tá sujeito a errar.
*************************************
Acabou saindo do clube. Rodou alguns times grandes sem muito sucesso e hoje joga num time da segunda divisão do estado. Também já não exibe a mesma forma física e já não faz tantos gols quanto antes.
A Andréia casou de novo.
quinta-feira, 4 de março de 2010
"Educação", de Lone Scherfig (2009)
Fui, no último sábado, ao cinema assistir a “Educação”, dirigido pela dinamarquesa Lone Scherfig, mesmo sem muita empolgação inicial, valendo mais pela curiosidade, mesmo.Ele confirmou a minha expectativa. Programinha bom, filme legal mas nada, assim, pra ir pra casa impressionado ou pra recomendar fervorosamente aos amigos. Bom filme.
O lance todo é que uma adolescente inglesa estudiosa, inteligente, sagaz, com ambições de cursar Oxford, acaba se envolvendo com um homem mais velho e aí a vida dela cheia de rotinas e assuntos curriculares estudantis, ganha o incremento de novas experiências, que quisesse ou não, de uma forma ou de outra, contribuiriam para sua educação. Uma outra educação. Diferente do que os livros, os pais e a escola propunham.
Essa coisa toda de garota com um coroa conquistador, sacana e tal, a gente já tá cansado de ver em outros filmes, e isso meio que desmerece um pouco o argumento, o bacana,e sustentado por uma ótima atuação de Carey Mulligham, é a sede de conhecer da garota, a volúpia dela por vida, e sua fascinação e receptividade que cada coisa nova traz a ela. Esta sede de conhecer, que pode parecer uma coisa banal e fútil, não se aplica apenas aos prazeres mundanos até então desconhecidos por ela apresentados pelo homem e pelo casal com quem saem; mas vale também para CONHECIMENTO, pois, mesmo em dado momento abalada nos seus objetivos acadêmicos, não deixa de desfilar cultura mesmo nestes encontros e diante de pessoas mais vividas e assimilar sempre mais com estas novas experiências.
As cenas de festas, bares, curtições dos casais, me lembraram um pouco esteticamente, os filmes da Nouvelle-Vague, principalmente “Jules et Jim”. Aquela coisa solta, despreocupada, típica dos bon-vivents franceses dos anos 50. Acredito que a referência tenha sido proposital, até por causa do gosto da menina pelo idioma francês, utilizado charmosamente por ela em diversas ocasiões, e pela vontade dela de conhecer e viver em Paris, símbolo de arte e bom gosto da época.Como disse, não é de se recomendar fervorosamente aos amigos. Fervorosamente, não, por favor. Mas pode-se recomendar, sim, sem susto.
Cly Reis
Loura Devassa barrada
Vi por aí que tiraram a Paris Hilton do ar. Suspenderam a veiculação pública do comercial da cerveja da loirinha.
Olha, na boa, isso me parece mais uma ação por interesse de alguma concorrente do que propriamente interesses públicos.
Pra mim alguma das concorrentes no ramo botou um “laranja” qualquer ou um grupo já previamente predisposto a estar incomodado com qualquer coisa, como tantos que existem por aí, para ingressar no Ministério Público com a reclamação, e aí, é lógico, o MP acata considerando interesse público.
Como eu disse na postagem anterior, nem curto muito a tal da Devassa, não acho a Paris tudo isso, não estou fazendo aqui a defesa da cerveja, só acho que tudo isso não passa de mais uma bobagem, mais uma babaquice, e o pior é que sustentada por velhas demagogias.
C.R.
Assinar:
Postagens (Atom)






