Curta no Facebook

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os Causo de Dois Morro - A Crise na Grécia

Teve uma ôtra vêiz, há mutcho tempo atrás, que a tar da Gréça teve com uns probrema de finança que nem que agora. Aí que como naquela época a maior potença mundiar era Dois Morro, antonce que resorvero de vim pedi dinhêro por Coroné Agripino Roncoso. Veio o presidente deles na época, um tar de Péricles. Trôxe co'ele uma comitiva: veio o ministro das economia um tar de Pitágora que sabia fazê umas conta esquisita; o ministro da curtura um tar de Tony Platão que ixcrusive tocava num grupo de rocque; o ministro dos esporte, o tar de Sócrates, um ex-jogador que gostava de entorná uma 'mardita' que não era brincadêra; e o tar de Ésquilo que na verdade era só um bichinho de estimação da delegação.
Sei que o fulano esse o Pitágoras veio cheio de cárculo, cheio de conta, mostrô uns teorema, tudo pra justificá o tamanho do empréstimo que eles querío do Coroné.
O Coroné queria umas garantia, né. Vai emprestá dinhêro presses gringo e depois eles num devorve. Eles dissero que num tinho como dá garantia, que o Coroné 'creditasse na palavra deles e coisa e lousa. Aí que o Coroné Agripino se alevantou-se e falou pros greciano, entonce:
- Os senhor sabe quantas cabeça de profiteróle eu tenho na minha fazenda? Os senhor sabe quantos hectár de presunto eu planto aqui? Pr'ocêis vim me pedir essa fortuna e num deixá nada da garantia.
O tar do Sócrates já meio, mais pra lá do que pra cá, entonce respondeu co'aquela frase que ficou conhecida, "Eu só sei que nada sei", falô meio grogue.
E o coroné continuô:
- Eu não quero sabê quem é essa tar de Hipotenusa, se o senhor tem 2 ou 3 cateto e se eles são quadrado ou redondo. Não vão levá um centavo dessa fazenda e pode í se arretirando.
O tar de Péricles ainda tentou argumentá arguma cousa:
- Mas, Doutor Coronel...
- Não tem mais nem menos. - interrompeu o Coroné já exartado. E arrematô levando a mão ao revórve- Eu tô falando grego por acaso?
Foi o que bastô.
A comitiva gregária botô o rabinho no meio das perna e vortaro lá pr'aquela cidade cheia de TV a cabo, a tar da cidade de Antenas.
O que se viu-se foi a premêra crise econômica na Gréssa. foi tão sério que o tar Sócrates se suicidô-se com um veneno de nome estranho; Sófocles morreu soflocado; o povo só tinha peloponesos pra comê; e as obra púbrica ficaro tudo parada desde entonce. Os anfiteatro, o Partenon, por exempro, as obra ficaro sem terminá 'té hoje. A cidade tá parecendo uma ruína.

postado por Chico Lorotta


************************************

2 comentários:

  1. Gente! Até onde vai a capacidade humana de inventar bobagem?...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do causo, até porque os personagens são nossos velhos conhecidos. Iara.

    ResponderExcluir