Curta no Facebook

quinta-feira, 30 de março de 2023

STU National 2023 - 2ª Etapa - Final Skate Street Feminino - Complexo Esportivo da Orla do Guaíba - Porto Alegre (19/03/2023)


Quando, em 2021, inaugurou a pista de skate na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, em plena pandemia talvez não se vislumbrasse o que aquele extenso espaço poderia significar. Porém, foi só a onda da Covid arrefecer um pouco que se percebeu que aquele que é a maior pista de skate da América Latina passaria a ser um dos espaços catalisadores da cidade. Não deu outra. Se em 2022, ainda com o receio das pessoas de saírem e com uma prejudicial chuva, não teve o impacto que poderia, agora, em 2023, o STU National 2023 - 2ª Etapa - Porto Alegre foi um verdadeiro sucesso. E tudo colaborou: circulação das pessoas, o desejo reprimido pelos eventos, um final de semana de ensolarado e um campeonato da mais alta qualidade. Motivos suficientes. Porém, um outro fator também colaborou com o êxito: a presença daquela que é a maior skatista do Brasil e do mundo: Raíssa Legal.

O carisma da Fadinha, que não pode comparecer ano passado por que estava em período de provas no colégio, foi a atração que faltava para que o evento reunisse impressionantes 50 mil pessoas nos seus três dias de realização. Mas mais do que Raíssa, a etapa do STU trouxe à cidade também as campeãs mundial e nacional Pâmela Rosa e Gabi Mazetto que, aliás, foi a vencedora, tendo Raíssa em segundo. Além delas, teve também gauchinhas talentosas: Ariadne Souza, de e 21 anos, e Maria Lúcia, cujos 13 aninhos evidenciam o talento que ainda tem a desenvolver. 

Esses dois aspectos chamam a atenção: a idade das atletas e o fato de as principais atrações de todo o evento serem justamente as mulheres. Não somente mulheres, aliás, mas em sua maioria meninas, como a grande estrela Raíssa, de 15 anos, sendo a mais velha, Gabi, de 25.

Tiveram os homens, que andaram num horário bem mais confortável, à noite, quando o sol dava uma necessária trégua, ao contrário do escaldante final da manhã destinado a elas, à noite. Porém, não há dúvida de que as estrelas são elas. Coisa boa ver isso acontecendo num país tão machista.

Em contrapartida, de por mais que as "meninas do skate" sejam a razão de ser do sucesso desse esporte no Brasil, fica a sensação de que, ainda nesta hora, as mulheres tem que passar por cima da desvalorização em detrimento do homem. É assim em todo campeonato de skate: as provas femininas vem antes das masculinas. Mas, ainda mais no Brasil, podia-se mudar isso.

Foi justamente esse desprestígio que, indiretamente, provocou a que não conseguíssemos permanecer, pois o sol escaldante nos mandou para casa mais cedo. Certamente, se fosse fim de tarde - como para os rapazes, resistiríamos. Mas foi muito bom ver ao vivo Raíssa e as outras competidoras fazendo manobras em nível profissional, o que é estimulante para quem gosta de esporte. E naquela paisagem da Orla, na maior pista de skate da América Latina, com tanta gente feliz por presenciar aquilo, ficou claro que Porto Alegre ganhou um espaço muito especial.

Confiram aí algumas fotos do que batemos e/ou vimos:

*************

Visão da pista a nossa frente

Arquibancadas cheias

E as provas começaram!

Raíssa fazendo suas manobras mágicas como se fosse fácil

Debaixo do sol implacável de Porto Alegre

Hora de Gabi manobrar seu skate sobre o corrimão

Mais um pouco da visão geral do complexo de skate

A campeã Gabi Mazetto comemorando com a filhinha no colo

Aqui, este casal acalorado mas feliz com o STU

Panorâmica de parte 
da pista de skate
do Complexo Esportivo da Orla
 



texto: Daniel Rodrigues
fotos e vídeo: Daniel Rodrigues, Leocádia Costa e CBSK

Nenhum comentário:

Postar um comentário