precisa ser demonstrada."
definição de Teorema
Ganhei do meu irmão e parceiro de blog, há algum tempo atrás, um monte de filmes
Assisti dia desses, com grande interesse e de fato, esta
obra de Pasolini justifica todos os bons predicados que lhe são atribuídos. Numa
obra de sutileza, contundência e ironia, o anárquico Pasolini demonstra todo
seu desprezo pelo formato tradicional de família burguesa, desmoralizando-a de
forma inteligente e mordaz.
Terence Stamp, o misterioso 'anjo' sedutor
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Utilizando-se de um elemento externo ao meio familiar
ortodoxo, um visitante anônimo, Pasolini faz desmoronar os pilares mais sólidos
daquela estrutura, a começar pela questão da ‘moral’ uma vez que a porta de entrada para
toda a corrupção de cada um dos elementos da família é o sexo, inclusive entre
os homens da família. Um hóspede misterioso, instalado na casa da família de um
rico industrial seduz silenciosamente, sutilmente, sem esforço algum, cada um
dos membros da casa, desde a velha empregada católica, passando pela filha até
então pudica, pela esposa reprimida, até os homens da casa, o filho artista plástico
e o patriarca, até então certo de sua sexualidade. O resultado de cada relação, após a despedida do estranho, é
uma transformação em cada um dos personagens, com reações de diferentes
grandezas e proporções, mas todos com a marca da revelação interior, apenas descortinando coisas que já estava impregnadas naquele meio mas que a partir de sua chegada, ficaram evidentes.
Em alguns, como no filho, estudante de arte, que, a partir da noite que
passa com o visitante parece querer tirar o que há de mais profundo e criativo de suas confusões e conflitos pessoais colocando tudo isso em suas obras, a consequência pode-se dizer, acaba sendo de certa forma produtiva, embora o rapaz não consiga resultados satisfatórios de seu ímpeto repentino. Ou no caso da esposa que, após o ocorrido com o enigmático visitante, começa uma espécie de busca descriteriosa por
prazer em homens na rua, tendo a interferência o poder de despertar para uma descoberta
interior, alertar que alguma coisa estava faltando em sua vida vazia. Já nos casos
da empregada e da filha a consequência acabara por ser mais traumática. Na
velha, fazendo-a abandonar a casa e retornar a seu povoado de origem onde
proporciona uma espécie de milagre, sendo idolatrada como uma santa, mas desde
então mostrando-se afogada em uma infinita melancolia. Já na menina, uma
adolescente virginal, a experiência causa uma letargia irreversível, uma
imobilidade, uma desistência da vida, que assim pode significar uma satisfação tamanha
que a fizesse preferir não viver mais, mas pode também indicar
a incapacidade de conviver com a culpa por ter permitido que seu princípio
fundamental fosse destruído, num remorso insustentável e doloroso.
Já o pai, o dono da família, o industrial, o símbolo da família
burguesa, vê-se nu. Vê-se destituído de tudo o que sempre acreditou,
entregando-se a uma espécie de exílio, a uma espécie de inferno.
Embora tenha ido longe na minha exposição, o que é inevitável
em se pretendendo falar algo a seu respeito, não se preocupe o eventual leitor
pois tenho certeza que não fui até o final e ainda deixo coisas a serem vistas,
descobertas e interpretadas no filme. Mas no que diz respeito a um conceito, a
meu juízo, este elemento transformador apresentado por Pasolini, um homem sem
nome que cuja presença e a beleza seduz a tal ponto de pessoas com diretrizes
concretas básicas bem formadas, abandonarem esses valores de maneira cega e inconseqüente,
me parece que entre toda a crítica social, as preferências políticas, os conceitos religiosos e todos os outros elementos presentes, há acima de tudo uma referência à Arte. Que elemento teria força para
modificar a sociedade de maneira tão pacífica, através da beleza, do amor? Que
elemento é capaz de desenterrar sentimentos, emoções de dentro das pessoas pela
mera presença? O que é capaz de mostrar realmente o que somos? O filme é repleto de significados, símbolos e metáforas, mas me parece que,
além de todas as referências políticas, posições sociais e formação comunista do diretor, a interferência da arte de forma fundamental na sociedade é uma outra interpretação válida
e nada desprezível até mesmo pela sua condição de artista
transgressor, que de alguma forma, sempre ansiou por transformar o que estava à sua
volta.
Cly Reis
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