por Lucas Arruda
“O disco solo do Lincoln Olivetti
e do Robson Jorge é uma referência de que é possível fazer um disco bem gravado
MESMO, em qualquer condição, basta dedicação e talento”.
Ed Motta
Alegria imensa em poder falar um pouco deste álbum! Pessoalmente, é o
disco que mais influenciou em termos de arranjo, sonoridade, composição. Minha
bíblia! Um registro magistral da parceria do Robson e Lincoln, dupla
de músicos e produtores que dominou a produção musical no Brasil durante a
década de 80.
Este disco representa toda a perfeição técnica que os dois sempre
buscaram em suas produções e traz um time incrível de músicos, os melhores
daquela geração! Paulo Cezar Barros, Jamil Joanes, Picolé, Paulo Braga, Mamão, Oberdan Magalhães, Leo Gandelman, Márcio Montarroyos, Bidinho, Serginho do
Trombone, Zé Carlos Bigorna e outros brilhantes músicos. Um supertime!
São 12 faixas que trazem a mais perfeita simbiose entre a black music norte-americana e a música
brasileira. Os arranjos de sintetizadores explicam porque Lincoln é chamado de
mago, e o Robson é sem dúvida um dos maiores músicos que este país viu, embora
incrivelmente pouco citado!
A primeira música que ouvi deste álbum foi a balada "Eva".
Destaque para o trabalho rítmico das guitarras do Robson nesse disco, assim
como a melodia tocada em uníssono com a voz. Aliás, essa é uma característica
forte do álbum. Canções instrumentais, com os vocalises do Robson às vezes
cantando pequenos trechos de letra, outras vezes a melodia. Tomo a liberdade de
dizer que isso me influencia muito.
Tem algo de muito incrível nesse disco! A capacidade de criar hits sem letras, ou com apenas uma
palavra, como o clássico “Aleluia!”. Esta é a faixa mais conhecida deste disco,
e traz ecos do Earth, Wind and Fire. Ninguém no Brasil conseguiu traduzir essa
sonoridade como os dois fizeram. Nota-se também a influência da música latina (“Raton”
e o medley “Baila Comigo/Festa Brava”).
Outra canção que evidencia a habilidade do Robson como guitarrista é o funk "Pret a Porter". Aliás,
ouso dizer que este disco pode ser muito mais classificado como um disco de
música norte-americana influenciado por música brasileira do que o contrário. É
um disco que realmente pode ser equiparado às produções norte-americanas da
época em termos de sonoridade e qualidade técnica.
O disco abre com “Jorgea Corisco”, segue para a balada “No Bom Sentido”
e logo após “Aleluia!”. Depois a latina “Raton” e a genial “Pret a Porter”. “Squash”,
com lindas dobras de synth e
guitarras e a canção “Eva”, com um clima quase blaxploitation. “Fá Sustenido” apresenta quase um acento reggae nas guitarras e lindo arranjo de vocoder. Passamos pelo samba do morro no
interlúdio “Zé Piolho” e seguimos pro medley
“Baila Comigo/Festa Brava”. Finalizando: o samba funk “Ginga” com um poderoso naipe de metais e a última faixa do
disco: “Alegrias!”.
Mas na verdade não consigo ser muito teórico ao falar deste trabalho.
Eu amo este disco! É um álbum que abriu muitos caminhos musicais na minha
cabeça, e sou eternamente grato por esse trabalho existir. Recentemente,
durante as gravações do meu terceiro disco, tive o prazer de trabalhar com o
grande Edu Costa, engenheiro de som e braço direito do Lincoln em suas
produções. Pude ouvir muitas histórias incríveis e absorver um pouco do
universo dos dois.
Recomendo muito! E pra quem ainda não ouviu com atenção, ouça! É uma
obra-prima! Felizmente este disco vem sendo cada vez mais cultuado. E assim
como outros clássicos é um trabalho sempre presente na minha vida. Referência
forte, sempre!
Robson Jorge & Lincoln Olivetti - "Pret-à-Porter"
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FAIXAS:
1-Jorgea Corisco
2-No bom sentido
3-Aleluia
4-Raton (Contesini)
5-Pret-à-porter
6-Squash
7-Eva (Ronaldo, Olivetti, Jorge)
8-Fã sustenido
9-Zé Piolho
10-Baila comigo (Roberto de Carvalho, Rita Lee)/Festa braba (Olivetti,
Jorge)
11-Ginga
12-Alegrias
todas as composições de autoria
de Lincoln Olivetti e Robson Jorge, exceto indicadas
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OUÇA O DISCO:
www.facebook.com/lucasarrudaofficial/?fref=ts
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