Curta no Facebook

terça-feira, 5 de junho de 2018

"Vingadores: Guerra Infinita", de Anthony e Joe Russo (2018)



Sabe que eu não gostei de "Vingadores: Guerra Infinita"? Indo na contramão de quase todos os comentários que li e ouvi, achei um dos piores filmes da Marvel. Parte técnica perfeita. Ok!, Mantida a coerência e a continuidade dos filmes anteriores. Beleza! Mas "Guerra Infinita" me pareceu o mais vazio dentre todos os filmes que levaram a este ponto do enredo. O roteiro não tem profundidade em nada. Só ação, ação, ação... É o filme mais 'super-herói' de todos os do MCU (Marvel Cinematic Universe), no pior sentido que isso possa representar. É tiro, porrada e bomba o tempo inteiro! Aí dá um tempo, um papinho qualquer, uma piadinha e, de novo, tiro, porrada e bomba...
Por já ter construído os personagens e encaminhado o enredo ao longo de todos os filmes de origens e suas sequências, este vê-se descompromissado disso autorizando-se a somente se fixar na aquisição das Joias do Infinito por parte do tirano Thanos, e mais nada. Há um pequeno reforço na construção do vilão, fragilíssima até então, limitada a flashes e cenas pós-crédito nos longas dos heróis; e uma certa humanização do personagem que nos faz ter até uma certa simpatia por ele, mesmo sabendo da grandeza trágica de suas intenções; mas, enquanto desenvolvimento, ficamos por aí.
Thanos tentando preencher sua manopla com as Joias
que lhe darão poder supremo no universo.
Personagens são subutilizados, outros são inúteis, outros são ridículos e, Bruce Banner, por sua vez, consegue ser as três coisas, num conflito interno patético não conseguindo se transformar na fera verde durante todo o filme e não justificando sua presença na trama, senão por uma piadinha aqui outra ali.
Pra completar, o final que fez muita gente vibrar pelo componente dramático, trágico e que promete sequência(s) foi mais um elemento que me deixou desgostoso e insatisfeito, uma vez que, mesmo com toda a amarração entre filmes e heróis, a Marvel nunca fez um filme tão dependente de outro deixando tudo completamente em aberto. Quando se vai assistir a "Kill Bill, volume 1" está claro que o complemento depende um volume 2, mas quando se vai ver um filme de uma linha que, de uma forma ou de outra, sempre se revolveu dentro de cada episódio, o espectador está esperando ao menos que aquela história se complete. Mas não foi o caso desta vez. Me senti quase da mesma forma de quando fui assistir "Matrix Realoaded" e, mesmo sabendo que a trilogia seria finalizada somente no "Revolutions", fiquei completamente decepcionado por ter permanecido mais de duas horas dentro do cinema para  que durante todo aquele tempo, depois de inúmeras lutas infindáveis e improdutivas, nada tivesse acontecido. Nada aconteceu neste? Não. Alguma coisa aconteceu. Mas, na minha opinião, foi muito barulho pra pouca coisa.



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário