Curta no Facebook

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Etta James - "Tell Mama" (1968)




“Eu quero mostrar que
o gospel, o country,
o blues, o rhythm and blues,
o jazz, o rock ‘n’ roll
são, na verdade,
uma única coisa.
Isto é a música americana,
e a cultura americana.”

Etta James



Numa carreira repleta de retomadas, "Tell Mama", de 1968, é mais uma dessas voltas por cima da talentosíssima mas sempre um tanto problemática Etta James, que fosse por drogas, por álcool, relacionamentos, obesidade ou comportamento, autossabotava a carreira com alguma frequência. Mas no caso de "Tell Mama", a reabilitação foi no sentido estritamente musical. Depois de um longo tempo afastada das paradas com trabalhos medianos e sem maior inspiração, este a impulsionava novamente para os postos mais altos das paradas, alcançando a mais alta posição com a canção que dá nome ao disco. Impressionante pela versatilidade musical, trabalhando com blues, soul, jazz, baladas melancólicas e momentos de rock'n roll, o disco é extasiante a cada faixa. O disco já abre com "Tell Mama",  que é daquelas coisas que justificam plenamente o fato de Etta figurar no hall das maiores cantoras de todos os tempos. Que interpretação!!! "I'd Rather Be Blind", que a segue, um clássico do rhythm'n blues, multi-regravada por inúmeros outros intérpretes, é uma balada daquelas bem sofridas e dolorosas com a guitarra fazendo um discreto mas interessante tremolo ao fundo durante praticamente todo o tempo; e "Watch Dog" é um rockão conduzido por uma "metaleira" responsa, com direito a um solo estridente de guitarra e tudo mais.
"The Love of My Man", "I'm Gonna Take What He's Got" e "Steal Away" são blues um pouco mais tradicionais nas suas estruturas; "The Same Hope" é adorável uma soul rock e "Security", versão para a música de Otis Redding traz outra interpretação absurda de Miss Peaches.
O soul pegado, carregado no piano, "My Mother in Law" é simplesmente contagiante; na balada "Don't Lose Your Good Thing" os metais soam mais graves e mais solenes deixando a canção com um clima mais pesado; em "It Hurst Me So Much", outra de cortar o coração, temos mais um daqueles momentos em que, mesmo evidente e presente em todas a outras faixas, não dá pra deixar de se impressionar com toda a qualidade vocal da cantora, que, a propósito, rasga a voz já na abertura de "Just a Little Bit", mais um soul envenenado, que por sua vez, fecha o disco.
"Tell Mama" foi apenas mais uma de tantas recuperações de Etta James que conviveria a vida toda com altos e baixos devido, principalmente, a seus problemas com drogas o que fez, de certa forma, que não recebesse durante muito tempo o devido reconhecimento pelo seu trabalho e talento, até meados dos anos 90 quando foi, por assim dizer, "redescoberta" e, aí sim, colocada em seu devido lugar como uma das maiores cantoras que a música já teve.
*************

FAIXAS:
  1. "Tell Mama"
  2. "I'd Rather Go Blind"
  3. "Watch Dog"
  4. "The Love of My Man"
  5. "I'm Gonna Take What He's Got"
  6. "The Same Rope"
  7. "Security"
  8. "Steal Away"
  9. "My Mother in Law"
  10. "Don't Lose Your Good Thing"
  11. "It Hurst Me So Much"
  12. "Just A Little Bit"
**************
Ouça:




por Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário