Curta no Facebook

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

"A Mosca da Cabeça Branca", de Kurt Neumann (1958) vs. "A Mosca", de David Cronenberg (1986)




Com mais recursos, maior investimento, mais qualidade técnica, um treinador destemido e agressivo e com um futebol mais moderno, mais atualizado, "A Mosca", de David Cronenberg, de 1986, se impõe com autoridade diante de "A Mosca da Cabeça Branca", de Kurt Neumann, de 1958. Futebol não é uma ciência exata mas nesse caso, todos os fatores mencionados pesam para a vitória do remake. E não é que o original seja ruim! É um bom filme, instigante, surpreendente, ousado para a sua época, bem realizado dentro de suas limitações técnicas. O problema é que sua versão posterior é uma referência entre as refilmagens. É daquelas definitivas.
"A Mosca", de 1986 é um marco na ficção científica, no terror, na maquiagem, nos efeitos especiais, na história do cinema. Aí não tem como competir. O antigo até se esforça, tem suas qualidades, seus méritos e deve ter sido algo bem impactante na época de seu lançamento, mas é bem o caso de um estilo de jogo superado. Filmes, nos anos 50 e 60, tinham que lidar com muitas limitações impostas pela indústria do cinema quanto ao que podia-se ou não mostrar, códigos de moral, parâmetros de violência, e mesmo assim "A Mosca da Cabeça Branca" contrariava algumas dessas normas e causava algum desconforto no espectador, como na chocante cena da prensa industrial, ou na grotesca cena da criatura do título, meio homem meio inseto, presa numa teia prestes a ser devorada por uma aranha.
Mas estamos falando de bizarrice? Ah, aí poucas coisas se comparam à Mosca de Cronenberg. A aparência do cientista Seth Brundle à medida que a fusão avança, a orelha caindo, a coleção de órgãos no armarinho do banheiro, o vômito digestivo, o aspecto de como as coisas saem da cápsula quando a experiência fracassa... Meu Deus! Quem assistiu "A Mosca", de 86, não esquece jamais!
Os argumentos são praticamente iguais com a diferença interessante que o antigo é contado em flashback a partir do trauma da esposa do cientista Andre Delambre que então passa a nos revelar o que acontecera e pelo fato de que, na original, os elementos, homem e mosca, trocam características e não apenas o ser-humano as adquire, como na refilmagem. Mas de um modo geral a história é a mesma. Um cientista que, desenvolvendo um teletransportador, depois de tentar com algum sucesso com objetos inanimados e não com a mesma sorte em pequenos animais, resolve recalibrar o equipamento e testar em si mesmo. Só que, em ambas as versões, nosso herói não contava com um pequeno intruso: uma mosca que se aloja, junto com ele, dentro de uma das cápsulas, o que faz com que seu código genético seja modificado, associado ao do inseto.

"A Mosca da Cabeça Branca" (1958) - principais cenas 


"A Mosca" (1986) - trailer

A cápsula de teletransporte é interessante e até legal na versão original; a câmera simulando uma visão múltipla de mosca, embora hoje seja trivial, foi um inteligente recurso visual do diretor Kurt Neumann; a revelação para a esposa da cabeça de mosca, que deve ter sido algo bem impressionante para a época; e o próprio efeito visual da face humana na mosca presa na teia, embora o som que emitido pelo inseto-humano seja algo grotesco, também é um ponto a favor do filme de 1958, mas nada disso é o suficiente. "A Mosca" de Cronenberg goleia com facilidade. O time de Kurt Neumann é bravo, tem um craque no time, Vincent Price, luta com o que tem e até consegue fazer dois golzinhos, um por conta da ousadia e toda a criatividade, e mais um pela caracterização de mosca que eu já havia mencionado. Mas A Mosca'86 mete um pela escolha de Jeff Goldblum para protagonista com aqueles seus olhões de mosca; mete dois pela maquiagem; três pela direção de arte, a estética das cápsulas e tudo mais; quatro pelo horror; e cinco pela nojeira, porque Cronenberg sem causar náuseas não é Cronenberg. O remake tira o pé do acelerador no final por respeito ao adversário que, afinal de contas, é um time... digo, um filme de respeito e não merece ser esmagado como uma mosca. E ninguém mais mexe no placar: 5x2 O time de Cronenberg, respeitosamente, faz questão de cumprimentar o adversário e pede o reconhecimento da torcida que aplaude de pé.

A aparência da Mosca original, que deve ter causado pavor em seu tempo,
e a da segunda versão, gosmenta e aterrorizante.

O original de 1958 é bom time mas fica preso na teia tática do remake de 1986
e é amassado como se tivesse sido colocado uma prensa hidráulica.
Entra por uma cápsula, valente e confiante, e sai pela outra, moído e triturado.
Definitivamente esse enfrentamento não foi uma boa experiência...


 





Cly Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário