Curta no Facebook

segunda-feira, 26 de julho de 2021

"Raça", de Stephen Hopkins (2016)




Apesar dos vícios hollywoodianos, a importância do fato narrado em "Raça", já faz o filme crescer gigantescamente.

"Raça" é a cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

O longa não esquece os problemas raciais dos Estados Unidos, mas os diminui para usar o partido nazista como vilão, o que pode ser considerado o único grande deslize do filme. Sem falar na clássica figurado homem branco que salva o dia.

O contexto histórico, o recorte no tempo que o filme faz é muito bom e consegue explorar bem ascensão do nazismo no mundo e seus perigos. Os efeitos especiais, muito imersivos, que conseguem praticamente nos colocar dentro do Estádio Olímpico de Berlim, em 1936, e a ótima atuação de Stephan James, que consegue sustentar o peso do seu personagem e crescer nas cenas dramáticas, são pontos que devemos destacar .

Um longa que tinha um potencial enorme mas que resolveu ir para o comum, o que acabou fazendo com que perdesse um pouco de sua força. Ele acaba perdendo chances de apontar os problemas sociais americanos, preferindo deixar isso de lado. A questão social até está lá no longa, mas não com o devido destaque que mereceria. Essa omissão até não atrapalha tanto o filme, mas evidentemente, o espectador mais ligado, mais exigente, sente falta de algo. Um bom filme, bem construído, que conta uma história de superação que merece ser vista e lembrada, mas que poderia ser muito maior. Uma pena.

Um destaque para equipe de efeitos especiais que consegue nos colocar de volta ao Estádio Olímpico de Berlim no ano de 1936,muito imersivo.

"Raça" - trailer



por Vagner Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário