Curta no Facebook

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Simple Minds - "Sparkle in the Rain" (1984)




"["Sparkle in the Rain"] 
é um registro de arte
- arte sem lágrimas
e com massa muscular"
Jim Kerr,
vocalista do Simple Minds



O Simple Minds não é exatamente aquele tipo de banda de repertório fraco, limitado e que baseou sua carreira em um hit, mas, embora tenham feito relativo sucesso em sua época, não há  como negar que a banda inglesa é lembrada, especialmente, por duas músicas:
"Don't You (Forget About Me)", trilha sonora do filme "O Clube dos Cinco", um dos marcos culturais dos anos 80, e "Alive and Kicking", uma canção pop inspiradíssima de tom grandioso, integrante do álbum "Once Upon a Time" que, ainda que tivesse um dos grandes momentos do grupo, era um trabalho um tanto irregular e um tanto sem personalidade.
O grande trabalho da banda, no entanto, para mim, é seu antecessor, "Sparkle in the Rain", de 1984, um disco criativo e impetuoso no qual a banda parece ainda não comprometida com o modelo de banda de estádio, com aquela efígie evocativa que viria a acompanhá-la dali para diante.
"Sparkle..." traz um synth-pop vibrante, com linhas agressivas, vocais intensos,  e uma banda integrada, completa, afiada, onde tudo funciona perfeitamente.
A contagem inicial, com a marcação de baquetas, ao melhor estilo punk, em "Up on the Catwalk", seguida da tempestade sonora da introdução dos demais instrumentos, já acena para essa atitude arrojada. Sob o suporte de um piano marcante, uma bateria potente, Jim Kerr exibe um trabalho vocal preciso, dando a tônica do que seria o disco a partir dali.
Uma linha de teclados agressiva mas ao mesmo tempo encantadora introduz a ótima "Book of Billiant Things", uma das melhores do álbum; em "Speed Your Love to Me" o destaque é  para a potente bateria; e em "Waterfront" é um baixo insistente e repetido na mesma nota que faz iniciar mais uma das boas faixas do disco.
"East at Easter", crescente, vai ganhando instrumentos e força até atingir um clímax sonoro quando tudo se une num final belíssimo. "Street Hassle", cover de Lou Reed é, provavelmente, o melhor momento do álbum numa versão grandiosa (ainda que não tão grande quanto a original, com metade de sua duração), apoiada em um arranjo majestoso e uma interpretação emocionante de Kerr.
"White Hot Day" e "'C' Moon Cry Like a Baby" são duas belas canções pop elegantes e sofisticadas; "Kick Inside of Me", com sua introdução pesada de baixo, é um pós-punk intenso e vigoroso; e "Shake of Ghosts", uma instrumental leve e quase relaxante fecha o disco de maneira perfeita.
Os Simple Minds, ironicamente, por conta, de seus dois grandes sucessos, acabou, sendo subvalorizado em seu papel no pop dos anos 80. Como se só tivessem tido a capacidade de produzir aqueles hits e pronto. Sem falar na comparação com o U2 que, no peso da ascendência, da projeção, do apelo, foi prejudicial para o grupo de Jim Kerr, chegando ao ponto de ser considerada uma espécie de "U2 com teclados", maldosamente apelidado, até mesmo, de "U3". Injustiça! O Simple Minds passava longe de ser uma difusa sombra do grupo de Bono Vox, especialmente nos primeiros discos ainda com uma boa pegada pós-punk, com linhas melódicas criativas, pungência e originalidade, como fica bem demonstrado nesse grande álbum, "Sparkle in the Rain".
*****************

FAIXAS:
1. "Up on the Catwalk" (4:45)
2. "Book of Brilliant Things" (4:21)
3. "Speed Your Love to Me" (4:24)
4. "Waterfront" (4:49)
5. "East at Easter" (3:32)
6. "Street Hassle" / Lou Reed (5:14)
7. "White Hot Day" (4:32)
8. "'C' Moon Cry Like a Baby" (4:19)
9. "The Kick Inside of Me" (4:48)
10. "Shake Off the Ghosts" (3:57)

******************
Ouça:






por Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário