Curta no Facebook

sábado, 20 de agosto de 2022

'Um Herói", de Asghar Farhadi (2021)

 



Independe da cultura, da religião, todos tem uma linha moral entre o que é aceito ou não.

Rahim está na prisão devido a uma dívida que não pôde pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da soma. Mas as coisas não correm de acordo com o plano.

 Por mais que haja uma barreira cultural por não ser um país com o qual tenhamos forte ligação cultural, isso não chega a atrapalhar a apreciação do filme do iraniano Ashgar Farhadi. O que realmente pode fazer o espectador virar a cara, um pouco, e que, particularmente, senti que atrapalhou minha experiência, é a forma como a história é narrada. Focando na vida de Rahim, o filme nos mostra as consequências das suas decisões e atitudes, com um olhar todo especial em seu passado e a importância que aquele momento tem em seus atos, sem contudo, nos mostrar muito, de fato. Há algumas lagunas não preenchidas que, particularmente, gostaria de ver esclarecidas. É claro que essa é uma visão muito pessoal  e qualquer outro espectador pode não sentir falta dessas respostas. A ligação com o passado está lá, é forte, mas parece que faltou algo...

 Um grande destaque para atuação de Amir Jadidi como Rahim, ele está impecável e o personagem é muito mais que aquilo que ele apresenta em tela. Seu jeito calmo e pacato, meio “bobo” inocente, esconde uma certa violência.

Não é e nem tem a pretensão de ser um grande clássico. "Um Herói" tem suas falhas narrativas, parece que falta algo (ou eu que não peguei), mas a mensagem é bem passada e você entende a proposta do filme, tratando da questão moral de "fazer o bem porque é a algo certo" vs. "fazer o bem pensando em ganhar algo em troca", mesmo que em ambas as hipóteses se esteja fazendo o bem. Mas o dilema deixa questões: é a mesma coisa? As consequências dos dois pode ser muito diferente?.

 Veja uma cultura diferente, veja uma bela atuação e veja como esta a sua moral e ética. Por exemplo: o que você faria com a bolsa de ouro? Recomendo muito “Um Herói”.

Um atuação bastante silenciosa mas muito impactante.



por Vagner Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário