“A melhor banda de rock'n'roll do mundo.
Indubitavelmente, absolutamente e definitivamente,
a maior banda de rock'n'roll do mundo”
Iggy Pop
Olha, se tem uma coisa legal, instigante, até mesmo original, por assim dizer, no mundo da música hoje em dia, surgido no século XXI é os Sleaford Mods. A fórmula é muito básica, sem nenhum rebuscamento, e talvez por isso seja mais legal. Dois caras: um deles canta-declama-fala as letras, ao estilo rap, de forma extremamente crua e contundente, e o outro rola programações minimalistas, batidas repetitivas e selvagens, bases agressivas carregadas no baixo apoiadas nos famosos três acordes do punk, só que curiosamente sem resquício de guitarras. James Williamson, o vocalista cospe as palavras, as distribui como ofensas, como socos, como uma espécie de Sex Pistols do novo milênio, enquanto Andrew Fearn guarda toda sua mágica no laptop carregado de bases pré-gravadas.
Isso não é música?
Isso é muito punk!
Sem falar que, ao melhor estilo dos punks originais, lá dos idos 1977, que bradavam contra o governo inglês e sua política, vociferam também pelos problemas sociais do Reino Unido dos dias de hoje.
"Divide and Exit", de 2014, marca, possivelmente, o momento de maturidade sonora da dupla. Nem tão primário quanto um projeto ainda incipiente, nem tão polido quanto uma proposta pop comercial. Bem acabado na medida certa sem perderem nada a contundência. É o caso exatamente da primeira faixa, "Air Conditioning" em que a gente já percebe um vocal mais trabalhado, uma certa pós-produção na batida, mas a fúria está toda lá. "Tied up in Nottz" que a segue e uma das melhores do álbum, tem além da tradicional linha agressiva de baixo, um tecladinho que parece um brinquedo infantil e um arremedo de uma guitarra só pra não dizer que não tem. "A Little Ditty" tem provavelmente a programação de baixo mais violenta do disco, "Strike Force" por outro lado talvez seja a mais cadenciada, o que não significa que tenha um vocal menos intenso. "The Corgi" é bem ritmada, quase um 'samba do inglês-doido'; a ótima "Tiswas" é um punk tão gostoso que dá vontade de poguear; e "Middle Man", por sua vez, um hardcore furioso conduzido aos perdigotos pelo vocal intimidador de Williamson.
"Divide and Exit", de 2014, marca, possivelmente, o momento de maturidade sonora da dupla. Nem tão primário quanto um projeto ainda incipiente, nem tão polido quanto uma proposta pop comercial. Bem acabado na medida certa sem perderem nada a contundência. É o caso exatamente da primeira faixa, "Air Conditioning" em que a gente já percebe um vocal mais trabalhado, uma certa pós-produção na batida, mas a fúria está toda lá. "Tied up in Nottz" que a segue e uma das melhores do álbum, tem além da tradicional linha agressiva de baixo, um tecladinho que parece um brinquedo infantil e um arremedo de uma guitarra só pra não dizer que não tem. "A Little Ditty" tem provavelmente a programação de baixo mais violenta do disco, "Strike Force" por outro lado talvez seja a mais cadenciada, o que não significa que tenha um vocal menos intenso. "The Corgi" é bem ritmada, quase um 'samba do inglês-doido'; a ótima "Tiswas" é um punk tão gostoso que dá vontade de poguear; e "Middle Man", por sua vez, um hardcore furioso conduzido aos perdigotos pelo vocal intimidador de Williamson.
"Liveable Shit", para mim a melhor, tem uma linha de baixo pré-gravada elegante, o vocal afrontoso de sempre, e samples com risadas de claque como se o vocalista dividisse uma piada com os ouvintes, o que torna a faixa algo bizarramente divertido.
"Tweet Tweet Tweet" tem uma espécie de 'coro' que lhe confere uma atmosfera um tanto pomposa mesmo sobre uma base tão pobre, conferindo ao disco um final, até mesmo, grandioso por assim dizer.
"Tweet Tweet Tweet" tem uma espécie de 'coro' que lhe confere uma atmosfera um tanto pomposa mesmo sobre uma base tão pobre, conferindo ao disco um final, até mesmo, grandioso por assim dizer.
Um cara que não sabe cantar e fala as letras, um outro que não sabe tocar e leva tudo gravado no seu computador... Isso lá é música?
Isso é punk.
Isso é muito punk.
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FAIXAS:
1. "Air Conditioning" (2:26)
2. "Tied Up in Nottz" (2:40)
3. "A Little Ditty" (2:32)
4. "You're Brave" (2:45)
5. "Strike Force" (2:49)
6. "The Corgi" (2:35)
7. "From Rags to Richards" (3:26)
8. "Liveable Shit" (3:19)
9. "Under the Plastic and N.C.T." (3:17)
10. "Tiswas" (3:12)
11. "Keep Out of It" (2:59)
12. "Smithy" (2:21)
13. "Middle Men" (2:31)
14. "Tweet Tweet Tweet" (3:02)
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Ouça:
por Cly Reis

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