Curta no Facebook

sábado, 24 de maio de 2025

78º Festival de Cannes 2025 - Os Premiados

 


O pernambucano Kléber Mendonça Filho discursando
após receber o prêmio de melhor diretor no Festival.
E só dá Brasil!!!

Depois da gigantesca vitória no Oscar, com o prêmio de melhor filme internacional para "Ainda Estou Aqui", agora, no Festival de Cannes, outro dos eventos cinematográficos mais prestigiados do mundo, o Brasil volta a conquistar prêmios de grande relevância. "O Agente Secreto", filme pelo qual sempre se teve enorme expectativa e cuja previsão por reconhecimento internacional em festivais já era prevista, confirma o que se esperava e leva em Cannes os prêmios de melhor ator para Wagner Moura e melhor direção para Kleber Mendonça Filho, que por sinal, já conhecia o gostinho de uma vitória em Cannes com o Prêmio do Júri, em 2019, por "Bacurau". A Palma de Ouro, a categoria principal, que era uma possibilidade bastante plausível, dada a ótima recepção do filme na exibição pública no festival, acabou não vindo, mas ainda assim os dois vencidos representam definitivamente essa nova ascenção e reconhecimento do cinema que se faz por aqui.

A almejada Palma de Ouro acabou indo para Jafar Panahi com "Um Simples Acidente", garantindo a segunda vitória do cinema iraniano em Cannes. 

Nessa onda de sucessos internacionais do cinema brasileiro e do retrospecto dos vencedores de Cannes no Oscar nos últimos anos, já começa-se a sonhar com um bicampeonato de melhor filme estrangeiro em Los Angeles no ano que vem... Será? Não assisti ainda mas, pelo que se diz, "O Agente Secreto" tem grande potencial. Desde já estamos na torcida.

Confira abaixo todos os vencedores na premiação de Cannes 2025:


🎬🎬🎬🎬🎬🎬🎬🎬🎬🎬🎬


Jafar Panahi com a Palma de Ouro em mãos.

Palma de Ouro
: 'It Was Just an Accident', de Jafar Panahi

Grand Prix: 'Sentimental Value', de Joachim Trier

Prêmio do Júri: 'Sirât, de Olivier Laxe' e 'Sound of Falling', de Mascha Schilinski

Melhor Diretor: Kleber Mendonça Filho, por 'O Agente Secreto'

Melhor Atriz: Nadia Melitti, por 'The Little Sister'

Melhor Ator: Wagner Moura, por 'O Agente Secreto'

Melhor Roteiro: 'Young Mothers', de Luc e Jean-Pierre Dardenne

Prêmio Especial do Júri: 'Ressurection', de Bi Gan

Câmera de Ouro (filme de estreia): 'The President's Cake', de Hasan Hadi



C.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário