Curta no Facebook

sexta-feira, 26 de junho de 2009

MJ is Dead


Nunca fui muito fã de Michael Jackson ainda que reconheça plenamente sua importância, originalidade e, por que não, genialidade. A música pop do início dos anos 80 deve a ele e sua ousadia boa parte da sua propagação mundo afora. Era momento do final do punk, da modinha new-wave, da decadência da disco e de uma falta de identidade da música negra. Ele e seu padrinho, não menos genial, Quincy Jones, botaram tudo no liquidificador e praticamente solidificaram a linguagem pop de uma época. "Off the Wall" e "Thriller" são inegavelmente marcos da música. Este segundo, além da qualidade musical e inovação, apresenta seus impressionantes números de vendagem imbatíveis até hoje e acabou também por tornar-se um marco na história do videoclipe com aquele pequeno filme de terror da faixa título "Thriller", que revolucionou a linguagem do gênero.
Respeito muitíssimo toda sua história, obra , influência, mas acho que a essas alturas não vai fazer mais falta nenhuma enquanto artista. Não o via mais capaz de produzir alguma coisa de relevante. Já fazia algum tempo não saía dele nada que valesse a pena. Com boa vontade, o "Bad" ainda tinha alguma sobra de genialidade mas com certeza muito pouco, e a partir dali foi cada vez menos e seria cada vez menos ainda daqui para a frente.
Como homem, então, não se tem o que falar. Se autodestruindo, se autodeformando, destruindo sua fortuna, imagem e reputação. Sua atual contribuição humana era ainda menor do que a musical.
Costumo dizer que o que eu gosto eu tenho em casa e, apesar de ter na minha prateleira de CD's o "Off the Wall" e o "Thriller", eles não são meus, são da minha esposa. Ou seja, reconheço tudo que fez, toda sua história, mas não é dos meus preferidos, não. Não me prendo muito a estilo de música. Não gosto simplesmente porque o fulano é metal, ou deixo de gostar porque é funk, mas no caso de Michael Jackson, acho que seu estilo é fundamental para que não o aprecie muito. Não gosto muito daquele estilo de pop, aquele jeito, sabe? E MJ foi ficando cada vez mais repetitivo e o pior, imitando a si próprio incansavelmente e isto não aguento nem com os artistas que gosto muito.



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário