“Os eletrônicos que todo roqueiro deveria ouvir”
Quem disse que música eletrônica é só tunsch-tunsch?
Os Chemical Brothers, juntamente com um pequeno grupo de artistas criativos da cena eletrônica britânica, tratou de mostrar que não era bem assim.
Depois de uma interessante estreia com o elogiado álbum "Exit Planet Dust", a dupla de DJ's Tom Rowlands e Ed Simons, simplesmente concebeu um ÁLBUM com música eletrônica e não apenas uma série de repetições, samples e batidas para tocar em festas.
"Dig Your Own Hole" tem conceito, convicção, intenção, sonoridades variadas e influências diversas. É trabalhado faixa a faixa como se fosse um álbum de uma banda de rock com muitos instrumentisatas. Tudo tem seu lugar e seu detalhe.
O início é destruidor com "Block Rockin' Beats" e seu sampler empolgante - só um cartão de visitas do que está por vir. "Elektrobank", outro ponto alto, é um funk cheio de ritmo com um vocal alucinado, tudo isso num ritmo de tirar o fôlego.
Em "It Doesn't Matter", sim, eles fazem uma daquelas músicas bem pra pista de dança mesmo; legítimo trabalho de DJ; com batida básica e sampler repetido, mas não por isso menos bacana e interessante. É uma das minhas favoritas do disco, a propósito.
Com "Setting Sun" eles reinventam "Tomorrow Never Knows" dos Beatles, com uma composição (propositalmente) muito semelhante à original porém mais agressiva, contando com os vocais de Noel Gallagher do Oasis, exatamente o cara que supõe ser a reencarnação de John Lennon (o que, neste caso, ficou até bem apropriado, não?).
"Lost in the K-Hole" tem uma base envolvente e um sample-vocal sensual quase sussurado; "Where Do I Begin" começa com um sampler genial e extremamente bem trabalhado levemente chegado ao country até explodir logo adiante e dar uma reviravolta; e "Private Psychedelic Reel" que fecha o disco, é um épico chapado de 10 minutos com tons árabes, hindus, orientais, que faz mesmo quem não tenha tomado nada, ter a impressão de estar curtindo a maior viagem. Um final monumental para um álbum fantástico.
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- "Block Rockin' Beats" (Rowlands, Simons e Jesse Weaver) – 5:14
- "Dig Your Own Hole" – 5:27
- "Elektrobank" – 8:18
- "Piku" – 4:54
- "Setting Sun" (Rowlands, Simons e Noel Gallagher) – 5:29
- "It Doesn't Matter" (Rowlands, Simons, Conly, Emelin, Slye, Ford e King) – 6:14
- "Don't Stop the Rock" – 4:48
- "Get Up on It Like This" (Rowlands, Simons e Jones) – 2:48
- "Lost in the K-Hole" – 3:51
- "Where Do I Begin" – 6:51
- "The Private Psychedelic Reel" (Rowlands, Simons e Jonathan Donahue) – 9:28
Grande disco mesmo, embora eu prefira o seguinte deles: Surrender. Detalhe: no frame do clipe aí em cima um poster de "As Férias do Sr. Hulot", do comediante cult Jacques Tati.
ResponderExcluirDã.
O "Surrender" é ótimo tb. É daquelas sequencias crescentes de qualidade nos discos. Mas acho que o "Dig Your Own Hole" teve o mérito do desbravamento e da fixação da marca. É mais ou menos que nem "Cabeça Dinossauro" com "Jesus não tem Dentes no País dos Banguelas". O "Jesus..." pode até ser considerado uma evolução, mas o estrago jpá timah sido feito no anterior.
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