"É um velho que tem prodigiosa fúria de composição.
Eu o ouvi gabar-se de compor um concerto
com todas as suas partes,
mais rapidamente que um copista poderia copiá-lo.
Para grande surpresa minha, vi que ele não é tão estimado
como merece neste lugar onde tudo é moda,
onde há muito tempo suas obras são ouvidas
e onde a música do ano anterior não serve mais como receita."
Eu o ouvi gabar-se de compor um concerto
com todas as suas partes,
mais rapidamente que um copista poderia copiá-lo.
Para grande surpresa minha, vi que ele não é tão estimado
como merece neste lugar onde tudo é moda,
onde há muito tempo suas obras são ouvidas
e onde a música do ano anterior não serve mais como receita."
Charles de Brosses,
escritor francês do séc. XVIII
sobre Antonio Vivaldi
escritor francês do séc. XVIII
sobre Antonio Vivaldi
Poucas obras produzidas pelo homem conseguiram traduzir tão bem elementos da natureza como “As Quatro Estações”, concerto para violino, composto pelo italiano Antonio Vivaldi, em 1723. A casa Fallingwater de Frank Lloyd Wright, com sua ambição de ser pedra, as obras de Krajkberg e sua imitação orgânica, a aleatoriedade de John Cage, alguma outra que me escapa agora, talvez se aproximem dessa condição de proximidade com o natural, mas por certo nenhuma delas o conseguiu com tamanha beleza e poesia quanto este concerto barroco. Em quatro movimentos que pretendem simbolizar cada uma das estações do ano, Vivaldi, consegue transmitir de maneira mágica as sensações características de cada uma delas.
Encarte da coleção
"Mestres da Música"
da editora Abril, de 1982.
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Uma das mais belas e celebradas obras
da história da música, “As Quatro Estações”, é também uma
das sinfonias mais populares e mais executadas pelo mundo afora, o
que faz com que, embora não tenha sido concebida para ser álbum,
logicamente, até pela época em que foi composta, venha sendo
infinitamente executada por orquestras do mundo inteiro e reproduzida
ao longo dos anos nos mais diversos formatos de mídia, o que lhe
garante um lugar garantido nos nossos ÁLBUNS FUNDAMENTAIS.
Particularmente tenho duas execuções da obra: uma em CD da Orquestra Nacional da França, regida por Lorin Maazel, e outra em LP, numa belíssima edição da Abril Cultural do início dos anos 80, executada pela Orquestra de Câmara de Salzburgo, que é a que ilustra esta postagem.
Deus pode ter criado o sol, a chuva, os
ventos, a neve, mas Vivaldi explicou todos eles em música. Se você
não soubesse como são, nunca tivesse visto as folhas caírem, nunca
tivesse sentido um calor implacável, um vento cortante, o cheiro das flores,
bastaria fechar os olhos, mergulhar na música e ouvir as sensações.
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MOVIMENTOS:
- Concerto No. 1 em Mi maior, op. 8, RV 269, "La primavera" (Primavera)
1. Allegro
2. Largo
3. Allegro Pastorale
- Concerto No. 2 em Sol menor, op. 8, RV 315, "L'estate" (Verão)
4. Allegro non molto
5. Adagio e piano - Presto e Forte
6. Presto
- Concerto No. 3 em Fá Maior, op. 8, RV 293, "L'autunno" (Outono)
7. Allegro
8. Adagio molto
9. Allegro
- Concerto No. 4 em Fá menor, op. 8, RV 297, "L'inverno" (Inverno)
10. Allegro non molto
11. Largo
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