Curta no Facebook

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Superbowl XLIX - Um jogo para ficar na memória



Neste último domingo dia 01/02/2015, conhecemos o mais novo campeão da NFL (liga Nacional de futebol americano dos Estados Unidos). A NFL tem 32 duas equipes que são distribuídas em duas conferências AFC (Conferência Americana) e a NFC (Conferência Nacional), cada conferência tem 16 equipes, e o campeão de cada conferência (vamos pular os playoffs e ir direto para o que interessa) ganha o direito de disputar a gloriosa final, conhecida como SUPER BOWL.

O SUPER BOWL é uma final de jogo único, em um estádio já definido antes do começo da temporada. Este ano SUPER BOWL XLIX aconteceu no University of Phoenix Stadium, em Glande, Arizona (Estádio do Arizona Cardinals) e na disputa pelo título tivemos New England Patriots (campeão AFC) contra Seattle Seahawks (campeã NFC e atual campeão do SUPER BOWL).

LaFell abrindo o placar.
Um início de partida bem movimentado, onde conseguimos ver como seria o jogo, o QB do Patriots Tom Brady (marido de Gisele Bündchen) variando seus passes, colocando todos os seu recebedores para jogar, mas sempre com passes curtos evitando o confronto com "legion of boom" (como é conhecida a espetacular secundária do Seahawks ), mesmo sofrendo uma intercepção, Tom Brady não diminui o ritmo e seguiu controlando o jogo. Do outro lado, o Seahawks fazia campanhas rápidas, não ia muito longe, mas o RB Marshall Lynch, assim como foi durante todo temporada seguia quebrando tackles e conseguindo bons avanços terrestres, o QB Russel Wilson de Seattle, mostrava toda sua frieza e técnica apurada para sair do pocket, e procurar alvos livres para seus passes, mas com a boa marcação da secundária do Patriots, Wilson acabava resolvendo com as pernas (uma de suas grandes qualidades) e assim conquistava algumas Jardas, com esse equilíbrio,
O primeiro quarto terminou empatado 0 x 0

"The Beast" Lynch empata o jogo.
O segundo quarto continuou movimentado, mas agora com touchdowns, com um passe de Brady,  LaFell abriu o placar da partida, em seguida tivemos o empate do Seahawks com uma corrida  de Lynch. Então entra ação uma das melhores duplas da NFL, Brandy e Gronkowski, com um belo passe de Brady, Gronk faz os Patriots voltarem à frente do placar.
Estamos no final do segundo quarto, indo para intervalo do jogo, quando novamente aparece Chris Matthews, WR do Seahawks, para uma recepção para touchdown, Matthews já tinha feito uma bela recepção na campanha do primeiro touchdown de Seattle, o surpreendente, é que ate então ele não tinha feito nenhuma recepção na temporada, a bola nunca tinha sido jogada na sua direção em toda sua vida, sequer Russel Wilson sabia que ele existia antes do jogo (bom esse último é mentira, acho que me empolguei com o lance, desculpa). Então vamos para o intervalo com um empate, e a certeza de que teremos um segundo tempo fantástico.

A bela Katy Perry comandou o show do intervalo.
Bom, intervalo, vamos ao banheiro, trocar de canal, repor o estoque guloseimas... Que nada, não dá tempo para isso, pois aí vem o famoso show do intervalo do SUPER BOWL, onde já tivemos Michael JacksonMadonnaRolling StonesThe Who, entre outros grandes artistas, esse ano ficou por conta da bela Katy Perry animar o público. O show visualmente, foi um espetáculo grandioso, o palco fantástico, show de luzes e fogos, trocas de figurinos, Katy foi embora voando em uma estrela, tudo incrivelmente lindo, já as músicas, foram todos os principais hits da cantora americana, não que eu não goste de Katy, a voz dela é muita boa, ela estava super animada, presença de palco nota dez, mas foi cansativo,  uma dela já bastava, até porque, Lenny kravitz só foi fazer número, ficou no palco uns 30 segundos, e a rapper Missy Elliott só cantou uma parte de "Lose control" (música que me agrada bastante), resumo para quem estava em Glendale:  Viu um belo espetáculo e pode dançar, pois sentiram a energia de perto, já pela TV, só ficou o belo espetáculo. No início da partida tivemos também o cantor John Legend cantando “American The Beautiful" e Idina Menzel (let go, let go...sim a voz do sucesso de Frozen)  interpretando o Hino norte americano.

Ainda aproveitando a pausa do jogo vou falar rapidamente sobre os trailers que passaram durante as paradas de jogo, ao longo de toda partida (apenas para TV americana). Diversos blockbusters estão por vir aí, vou destacar alguns que irão fazer barulho aqui no Brasil (acredito que não muito pela qualidade dos filmes, mas sim pele mídia feita em cima deles): 1) Tomorrowland (baseado em uma das atrações de sucesso do parque da Disney, assim como Piratas do Caribe, pode sair coisa boa ai); 2) Vingadores - Era de Ultron ( vai ser f0d@);  3)Divertida Mente (essa animação é uma das grandes apostas da Disney/ pixar para o ano); 4) Jurrasic World (a nostalgia me levará ao cinema); 5) Velozes e Furiosos 7 ( Sete já? Chega, né?);  6) Ted 2 ( mais do mesmo);  7) Minions (vai ser f0d@);  8) O Sétimo filho (vamos dar uma chance); 9)Cinquenta tons de Cinza (Hummmmm, não verei no cinema, desculpa); 10) O Exterminador - Genesis (Não sei se eu quero mais um filme do exterminador); 11) Divergente : Insugente (Mais do mesmo)  e 12) Bob Esponja: Um herói fora d'água (boas risadas com o Patrick).

Gronkowski recebe um belo passe de Brady
e coloca o Patriots novamente em vantagem.
Agora voltamos ao jogo, o segundo tempo começa com o Seahawks melhores, já conseguindo um field goal e passando a frente do placar pela primeira vez. Melhores na partida, o Seahawks amplia o placar com touchdown de Doug Baldwin, que foi encontrado por Wilson, sozinho, passeando pela end zone dos Patriots.

Com o ataque funcionando bem e a defesa mostrando porque é uma das melhores da NFL, o Seahawks parecia que caminharia tranquilamente para o bi campeonato, só não combinar isso com um certo Tom Brady.

Malabarismo do ataque de Seattle para
colocar a bola na linha de uma jarda.
No último quarto Brady conduziu o seu time a uma incrível virada, com duas campanhas perfeitas que terminaram em dois touchdowns, um de Amendola e outra quase no final da partida de Eldeman. O jogo está ganho, pode começar a festa em New England... Não, ainda não, pois o Seahawks vai para a sua campanha final, e com uma recepção circense (meio malabarista, e meio palhaço), Lochette consegue deixar seu time na linha de uma jarda. Pronto acabou, pode começar a festa em Seattle. Eles irão fazer um "pass rush" para Marshall Lynch, que vai quebrar tackles e fazer o touchdown da vitória, mas nada disso acontece, não sabemos por que, mas eles tentam um passe curto e acabam sendo interceptados na linha de uma Jarda, faltando 20 segundos para acabar o jogo, é inacreditável, interceptação feita pelo CB Butler, sua primeira intercepção na carreira, e ela acaba decidindo o SUPER BOWL. Final mágico, cheio de emoção e Patriots campeão, 28 a 24.

Buttler, o calouro, decidiu o Superbowl.
Ao invés de ficar questionado o culpado pela horrível chamada ofensiva do Seahawks, prefiro falar de uma lenda viva, Tom Brady, que já era considerado um dos melhores quaterbacks de todos os tempos, agora com seus quatro títulos (e mais uma vez escolhido o melhor jogador da final), recordista de passes para touchdowns em SUPER BOWLS, superando a lenda Joe Montana (grande ídolo de Brady), Brady pode ser considerado o melhor de todos os tempos? Não sei, mas sei que estamos vendo um homem fazer história, e se tornar uma lenda, um jogador devemos agradecer por ver ele jogar.


Parabéns para todos nós que assistimos esse inesquecível SUPER BOWL XLIX!

Brady, uma lenda do esporte da bola oval,
celebrando o título de campeão dos Patriots.



Vagner é fã e praticante de futebol americano,
jogador do Restinga Red Skulls, de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário