Curta no Facebook

domingo, 2 de dezembro de 2018

"Sem Fôlego", de Todd Haynes (2017)


Uma estrutura narrativa não muito convencional mostrando duas histórias em paralelo. O que num primeiro momento pode parecer um pouco confuso se transforma, na verdade, no charme do longa. Um filme com um roteiro doce, bem desenvolvido, inventivo e criativo mas com um final que não sai do casual.
Ben e Rose são crianças de duas eras distintas que, secretamente, desejam vidas diferentes. Ben anseia pelo pai desconhecido, enquanto Rose sonha com uma atriz misteriosa. Quando Ben descobre uma pista e Rose lê uma manchete atraente no jornal, ambas as crianças partem em jornadas que se desenrolam com uma simetria fascinante.
As mudanças ambientação que acontecem no longa podem parecer confusas para alguns, pois de início não parecem se relacionar, mas conforme o filme avança, você consegue entendê-las melhor. Essas duas linha do tempo que marcam a história ligam-se em algum momento e esse é o ponto que o filme meio que "perde o encanto”, pois até então vinha sendo bem inventivo, explorando bem a narrativa mas, então, vai para um terceiro ato bem clichê e comum. Tenho certeza que a primeira coisa que você vai pensar que ligam as duas crianças da história é exatamente o que o filme vai revelar no final, foi o que aconteceu comigo. É bem obvio ser levado a este pensamento.
Mesmo num clima bem "meloso", 
esta cena é linda.
Porém, como falei sua narrativa é bem criativa trabalhando bem as duas histórias, misturando-as sem, no entanto, misturar muito. As cenas da menina da década de 20 são em preto em branco e, pelo fato da personagem ser surda, nós espectadores também não temos som. Com ela, ficamos apenas com a trilha sonora e com as expressões faciais, enquanto que, quando viajamos para o garoto da década de70, a trilha é bem alta e as cores explodem na sua cara de forma muito vibrante e intensa, parecendo até dois filmes diferentes. Fantástico!!!
Falando das atuações, fica aqui meu elogio para a jovem Millicent Simmonds no papel de Rose criança, que mais uma vez esta fabulosa.
Tecnicamente o filme é muito bom. Ótima fotografia, trilha sonora espetacular e a narrativa até seu último ato é envolvente quando, infelizmente, cai no mais do mesmo. Talvez pelo fato de não ter sido tão comentado, "Sem Fôlego" tenha elementos para agradar o grande público, mas o fato é que tem uma bela história muito bem bem contada e que traz uma ótima lição de superação de perdas, algo que vamos tanto ao longo da nossa vida. Algo bem forte e pesado mas com um olhar de criança que o torna, no fim das contas, doce.
Que menina fantástica essa Millicent Sidmmons



por Vagner Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário