Curta no Facebook

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ÁLBUNS FUNDAMENTAIS ESPECIAL 11 anos do Clyblog - Oasis - "Definitely Maybe" (1994)



“Ele é rude, arrogante, intimidador e preguiçoso."
Noel Gallegher sobre Liam Gallegher

"Ele é pior do que Kim-Jun fodendo Tung."
Liam Gallegher sobre Noel Gallegher


26 de agosto de 1994, mundialmente conhecido como o Dia Mundial Contra os Testes Nucleares e também 25 dias e um ano antes do nascimento deste que vos escreve. Aparentemente, datas irrelevantes e pouco lembradas. A não ser por um fato que contribuiu para com a mudança e transformação de quase uma geração na Ilha da Grã-Bretanha, durante a década de 1990: o lançamento de “Definitely Maybe”, o debut sonoro do Oasis.

Se antes o público esperava por alguém que servisse como espelho, o quinteto de Manchester, cidade ao noroeste da Inglaterra, chegava para comprovar que uma banda assim existia. Sem grandes pretensões poéticas, fugindo das ambições do erudito e da cultura ao entorno dos bons costumes da época, a trupe dos Irmãos Gallagher bebeu da fonte dos Beatles e buscou força em pessoas como eles mesmo, desacreditados, aparentemente sem futuro, para chegar ao topo. 


Os irmãos Noel e Liam: amor e ódio
(mais ódio que amor, aliás)
Durante os 51 minutos e 55 segundos de 11 músicas, “Definitely Maybe” mostra como uma cabeça perdida em meio aos sentimentos de um mundo moderno pode funcionar. Noel Gallagher, o autor de todas as faixas do álbum, escreve sobre temáticas que fazem parte de alguém que realmente viveu a loucura inglesa do momento pós-rave, mas que também ama, cultua sentimentos pelos seus e encontra-se em uma cidade que anda rápido e cresce sem parar, com letras que vão desde o sonho hedonista de se tornar uma estrela do Rock (“Rock’N’RollStar”), passando pela entorpecida ‘’Up In The Sky’’, até a emblemática e amorosa ‘’Slide Away’’. 

Parece-me injusto, como fiz anteriormente, citar apenas algumas das obras que permeiam o disco. E admito: apesar de ter destacado três delas, elas não são minhas preferidas. Sinceramente, acho que não cabe a mim explicar cada uma delas e seus porquês. O que cabe a mim é motivá-los a escutar o “DM” (apelido carinhoso) e explicar por que ele conquistou um espaço tão grande no meu coração: porque foi quando tudo mudou pra mim, assim como eu acho que foi há 25 anos, quando também alterou o pensamento de vários outros jovens adultos da época. 

E não foi só a cabeça que mudou. Esse disco mudou a maneira como eu me visto, como eu toco, como eu caminho pelas ruas. Esse disco faz com que eu me sinta livre e forte. Esse disco faz com que eu seja (ainda mais) JOVEM! E eu sei que, para muitos amigos meus, o sentimento é o mesmo. Nós nos sentimos Liam Gallagher quando ouvimos essas músicas - já passamos muito tempo em frente ao espelho imitando o vocalista. 

Embora eu ainda não fosse vivo quando foi lançado, o “Definitely Maybe” representa uma atitude para mim. E eu tenho certeza que foi isso. Eu já ouvi pessoas que estiveram vivas naquele momento, naquele lugar, e parece ser exatamente a mesma coisa que se passa dentro de mim quando o assunto é esse. 

J O Ã O  CA R N E I R O


**********

FAIXAS:
1. "Rock 'N' Roll Star" -5:22
2. "Shakermaker" -5:08
3. "Live Forever" -4:36
4. "Up in the Sky" -4:28
5. "Columbia" -6:17
6. "Supersonic" -4:43
7. "Bring It on Down" -4:17
8. "Cigarettes & Alcohol" -4:49
9. "Digsy's Dinner" -2:32
10. "Slide Away" -6:32

11. "Married With Children" -3:12
Todas as composições escritas por Liam Gallagher


**********

OUÇA O DISCO:
Oasis - “Definitely Maybe”


**********



João Carneiro é um jovem brasileiro de 24 anos. Ele diz que, na verdade, não é nada mais do que um outro mero ser humano, mas é um músico nato e talentoso. É formado em Publicidade e Propaganda, pela PUCRS, e já esteve à frente de uma banda chamada Bordines. Diverte-se ouvindo discos e se alimentando bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário