Curta no Facebook

terça-feira, 16 de junho de 2020

Charlie Brown Jr. - "Transpiração Contínua Prolongada" (1997)



“Meu, tu não sabe o que aconteceu 
Os caras do Charlie Brown
invadiram a cidade”
 (verso da letra de 
"O Coro Vai Comê")




O Charlie Brown Jr é uma banda de Santos que repercutiu bastante no cenário nacional. Mas poucos sabem do quanto a banda suou para lançar seu primeiro disco. A banda passou de poucas e boas para conquistar o seu espaço. Entre 92 a 97 a banda sofreu muito por passarem como desacreditados, sendo motivo de piada, quando disseram o que pretendiam fazer. Os versos “Foram muitos anos de vivência/ Muitos balde de água fria na cabeça" da música que tem o mesmo nome da banda, resumem bem o que foi esse início.

Os shows aconteciam geralmente em campeonatos de skate, atividade que virou parte da identidade da banda, um elo forte criado pelo vocalista Chorão, que chegou a competir nesse esporte. Nesse período, o baixista Champion era menor de idade, e por isso precisava levar consigo uma autorização judicial a todos os shows.

Todo esforço uma hora é recompensado. A banda correu atrás e não abaixou a cabeça até conseguir fechar um contrato com a Virgin Records por meio de Rick Bonadio, grande referência da produção fonográfica brasileira que na época presidia a gravadora. O produtor apostou na banda e pelo visto não arrependeu!

Da parceria com Rick Bonadio surgiu "Transpiração Contínua Prolongada", lançado na data de hoje em 1997, com canções como "O Coro Vai Comê", "Tudo que Ela Gosta de Escutar", "Proibida pra Mim" e "Charlie Brow Jr. ( Deixa Estar, que eu Sigo em Frente)", música que descreve esse período em que a banda buscou conquistar o seu espaço.

Diversos subgêneros como, rap, metal, hardcore, ska e reggae deram a sonoridade que os tornaram tão popular no país inteiro, fazendo o Charlie Brown Jr se tornar referência para novas bandas que vieram a surgir a partir do ano 2000.

"Transpiração Contínua Prolongada" tem êxitos com a vendagem de 250 mil cópias, certificando como disco de platina, e a premiação do VMB de 98 de banda revelação com o clipe de "Proibida pra Mim". O disco foi um marco para o rock brasileiro, prova disso foi ter emplacado a venda de 650 mil cópias anos depois, em 2013.

*****************

FAIXAS:

1. "Tributo ao Frango da Malásia (Instrumental)" - 0:25
2. "O Coro Vai Comê!"  - 2:21
3. "Tudo que Ela Gosta de Escutar" - 2:56
4. "Sheik" - 2:51
5. "Hei! Arreia... (Instrumental)" - 0:26
6. "Gimme o anel" - 2:50
7. "Molengol´s Groove (Instrumental)" - 0:53
8. "Aquela Paz" - 3:02
9. "Quinta-Feira" - 4:50
10. "Proibida pra Mim (Grazon)" - 2:48
11. "Lombra" - 3:11
12. "Corra Vagabundo" - 3:35
13. "Falar, falar..." - 2:47
14. "Festa" - 2:51
15. "Escalas Tropicais (Part. Lagoa 66)" - 2:08
16. "Charlie Brown Jr. (Deixa Estar Que Eu Sigo Em Frente)" - 3:12


*************************
Ouça:




por Diego Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário