Curta no Facebook

quinta-feira, 13 de maio de 2021

A-ha - "Hunting High And Low" (1985)



"É um álbum coeso, com mudança inteligentes de ritmo
 e que raramente falha para com as necessidades de encantar
 ou satisfazer dos ouvintes do synth pop...
 não se pode negar que 'Hunting High and Low'
 é um produto da década de 1980,
 mas com peças como 'Take On Me' e 'The Sun Always Shines on TV'
 e sem outros pontos negativos,
 a estreia de A-ha é um deleite digno de saborear."
Tim DiGravina, 
do guia All Music


O A-ha é uma banda frequentemente subestimada e pouco valorizada, não raro, considerado um grupo pop para menininhas. É verdade que os carinhas eram bonitões e faziam sucesso com as garotas, em especial o vocalista Morten Harkett, mas as virtudes deles passavam longe de se restringir meramente à esfera estética. O A-ha, um raríssimo exemplar de música pop vinda da Noruega, foi uma das bandas mais expressivas da cena musical dos anos 80 e uma das que melhor sintetizou, muito a propósito, o synth-pop. Linhas melódicas envolventes, refrões contagiantes, um vocal firme mas que ao mesmo expressava uma fragilidade suplicante, carisma, e, na carona disso tudo... hits. Muitos hits!
"Hunting High and Low", seu álbum de estreia, de 1985, talvez nem seja o melhor disco da banda mas, certamente, é o que deu o empurrãozinho que eles precisavam para atingir o grande público e o que traz alguns de seus sucessos mais marcantes: a belíssima balada apaixonante, misteriosa, de tons exóticos e cordas grandiloquentes, que empresta o nome ao disco, "Hunting High and Low"; a vibrante "The Sun Always Shines on TV"; e, é  claro, a excelente "Take on Me", um pop empolgante, altamente dançante, que, curiosamente, só conseguiu conquistar o público e as paradas depois de duas tentativas fracassadas, impulsionado, então finalmente pelo inconfundível videoclipe que colocava o grupo dentro de uma frenética HQ com automobilismo, perseguições, brigas e romance.


A-ha - "Take on Me"


Embora algumas das outras canções sejam, a bem da verdade, um tanto simplórias, com um pop, de certa forma até pueril e inocente, "Train of Thought", "Here I Stand Face The Rain" e a balada "And You Tell Me", se diferenciam entre as demais que não chegaram às paradas, e também merecem destaque.
Vai lá, vai. Deixa o preconceito de lado, deixa de ser carrancudo e admite que o A-ha é muito legal. Vai dizer que tu nunca dançou "Take on Me", na maior empolgação, numa festinha qualquer por aí? Então! Sai dessa! "Hunting High and Low" é ÁLBUM FUNDAMENTAL, sim.
****************

FAIXAS:
  1. Take on Me (Waaktaar/Furuholmen/Harket) - 3:48
  2. Train of Thought (Waaktaar) - 4:14
  3. Hunting High and Low (Waaktaar) - 3:45
  4. The Blue Sky (Waaktaar) - 2:36
  5. Living a Boy's Adventure Tale (Waaktaar/Harket) - 5:00
  6. The Sun Always Shines on TV (Waaktaar) - 5:08
  7. And You Tell Me (Waaktaar) - 1:51
  8. Love is Reason (Furuholmen) - 3:04
  9. I Dream Myself Alive (Waaktaar/Furuholmen) - 3:06
  10. Here I Stand and Face the Rain (Waaktaar) - 4:30

**************
Ouça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário