Curta no Facebook

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Lonnie Johnson - "Me and My Crazy Self" (1991) *gravações de 1947 a 1953

 




"Tive a sorte de conhecer Lonnie Johnson 
no mesmo clube em que trabalhava 
e devo dizer que ele me influenciou muito. 
Eu costumava observá-lo sempre que podia 
e às vezes ele me deixava tocar com ele. 
Acho que seu estilo de tocar guitarra é o meu favorito."
Bob Dylan


Adoro o blues de Lonnie Johnson!

Acho uma das guitarras mais elegantes do blues. Ela tem uma pegada jazz, também soa meio havaiana às vezes e, de certa forma, já prenuncia um pouco a sonoridade das guitarras da surf music. E tem aquela voz... Ah,  uma voz suave mas empostada, sabe? Intensidade com delicadeza. Isso tudo sem falar no pioneirismo do músico que, nos anos '20, já inovava sendo o primeiro a utilizar um violino amplificado eletricamente.

O bluesman da Louisiana teve altos e baixos na carreira: foi reverenciado, logo depois esquecido, tentou outros rumos, fez escolhas infelizes, chegou a abandonar a carreira, foi redescoberto por um DJ nos anos 60, voltou a brilhar brevemente, voltou a afundar, nunca teve o sucesso merecido, mas no fim das contas, hoje, o que persiste é sua importância como um dos nomes mais influentes do blues.

Seus primeiros álbuns, efetivamente gravados, datam do final dos anos 50, mas a coletânea, lançada nos anos '90, "Me and My Crazy Self", recupera coisas lá de seus primórdios musicais. 

Destaques para "What a Real Woman", a doce "Old Fashioned Love", cara de filme gostoso de comédia romântica, a instrumental "Playing Around", quase uma jam com cada músico detonando no seu instrumento, a charmosíssima "It was all in vain", e a faixa que dá título à coletânea, "Me and My Crazy Self", com sua guitarra requintada, o vocal aveludado de Johnson e uma retaguarda de sax de tirar o fôlego.

Mais um mestre do blues que entra para a seleta galeria dos nossos ÁLBUNS FUNDAMENTAIS.


*************************

FAIXAS:
1. It Was All In Vain
2. Nothing But Trouble
3. Me And My Crazy Self
4. What A Woman
5. Falling Rain Blues
6. Playing Around
7. It's Too Late Too Cry
8. Seven Long Days
9. Why Should I Cry
10. Friendless Blues
11. Happy New Year Darling
12. Old Fashioned Love
13. My My Baby
14. What A Real Woman

************************

Ouça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário