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terça-feira, 2 de novembro de 2010

7º Dia Internacional da Animação - Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS - Porto Alegre (28/10/2010)




Por uma iluminada indicação, fui assistir no último dia 28 de outubro, a 7ª edição do Dia Internacional da Animação, num Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS, bem preenchido de gente. Esta data é comemorada todos os anos em várias cidades no mundo e do Brasil com uma mostra com o que há de mais inovador na animação nos quatro cantos do planeta. Foram duas horas, começando pela primeira de títulos estrangeiros de vários países, da África do Sul a Japão. Depois, os brasileiros.

"Diário de uma Inspetora
do Livro de Recordes" foi um dos

destaques entre os internacionais.
No geral, muito legal; boas realizações, algumas melhores que outras, mas todas inclinadas a algo de vanguarda, de novo, e impressionando pela variedade de técnicas de animação. Dos internacionais, chamou-me muito a atenção dois dos três curtas portugueses: “Diário de uma Inspectora do Livro de Recordes” (de Tiago Albuquerque, 2009), uma animação em flash bastante crítica, contato apenas com offs da protagonista (que, assim como todos os outros seres, aparece somente de silhueta) a vida mecanicista e burocrática de uma mulher cujo trabalho é verificar recordes do Guinness. Tudo em grande plano, como que mostrando estar constantemente distante de qualquer emoção. O outro representante luso, e o que mais me impressionou, foi “Pássaros”, de Filipe Abranches (2009). Com claras referências ao filme de Hitchcock, mas com um teor mais áspero, mostra em traços quase rascunhados sobre papel pássaros que mantinham outros de sua espécie engaiolados, num sistema de vida triste e sem questionamento. Com um desfecho entre o surreal e o trágico, deixou-me pensativo quanto aos possíveis “pássaros” que eu ande enjaulando.,,

Mas as produções brasileiras foram as que mais agradaram ao público, e diria que a mim também. De cara, “Bonequinha do Papai” (São Paulo /2010), dirigido por Luciana Eguti e Paulo Muppet, um videoclipe retrô-futurista com desenhos estilo anos 20 (mas com uma animação dinâmica e moderna) feito sobre a música homônima de Edgar Scandurra (ex-Ira!) e Antonio Pinto, arrancou aplausos da plateia. Constante no ótimo CD e DVD “Pequeno Cidadão”, projeto do multimídia Arnaldo Antunes (que, aliás, participa da música) com os seus filhos e de parceiros com seus respectivos pequenos.

"Como Comer um Elefante" arrancou
muitas risadas do público.
“Tromba Trem” (de Zé Brandão, Rio de Janeiro /2009), sobre as aventuras de um elefante desmemoriado que cai do céu em pleno cerrado brasileiro, onde encontra uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins que acreditam ser de outro planeta, e “Como Comer um Elefante” (de Jansen Raveira, Niterói /2008), fizeram a galera rir bastante, principalmente este último, uma inteligente comédia sobre a experiência traumatizante de uma burrinha aspirante a Miss que não consegue ler (e nem entender) “O Pequeno Príncipe”.

A solidão é retratada em "O Acaso
e a Borboleta".
Mas dois podem se dizer excepcionais. Primeiro, “O Acaso e a Borboleta” de Tiago Américo e Fernanda Correa (PR-2009): minimalista e usando uma técnica chamada Rotoscopia, mostra a solidão de uma mulher ao longo da vida, da infância até a velhice, destino acompanhado pelo errático voo de uma borboleta. Sensibilíssimo – e pessimista. Mas bem bonito. O outro, “Eu queria ser um monstro”, produção fluminense de 2010 (veja o trailer) talvez até tenha me impressionado por não ter dado muito por ele quando li a breve resenha. Mas a beleza lúdica do olhar de criança (o off que narra a história é justamente deste tal menino de ideias “monstruosas”) e a condução competente do diretor/animador Marão, usando stop motion e lápis sobre papel, surpreenderam não só a mim, mas o público em geral, que suspirou enternecido ao final. História simples, mas contada com poesia, vencendo até a frágil dublagem de alguns personagens (por sorte, a do menino e do seu pai ficaram ótimas). Não à toa foi escolhido Melhor Filme Brasileiro no Anima Mundi Rio 2010.

Trailer: "Eu queria ser um monstro"


Assistindo mostras como estas fica bastante reconhecível de onde sai a inspiração da publicidade nas milhares de animações que vemos todos os dias nas propagandas de TV e internet. Valeu a correria para chegar em tempo no Centro. E valeu a indicação.

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Este festival, comemorado desde 2000 em várias partes do mundo há 7 no Brasil, homenageia a primeira sessão pública de uma animação ocorrida na história, que aconteceu num dia 28 de outubro de 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumière), quando Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris.

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Pra quem quiser daruma conferida mais detalhada ou mais informações, vai aí o site da mostra no Brasil:
http://www.abca.org.br/dia/index.php.

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postado por Daniel Rodrigues
(Porto Alegre)



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