Curta no Facebook

domingo, 2 de janeiro de 2011

"Os Sertões - A Luta" de Euclides da Cunha, adaptado para quadrinhos por Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa - ed. Desiderata (2010)



Ganhei de Natal e devorei rapidamente a graphic novel de "Os Sertões" de Euclides da Cunha, adaptada por Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa.
Amigos, esta é provavelmente a melhor adaptação de clássicos da literatura brasileira para quadrinhos das que já tive a oportunidade de ler, e grande parte do mérito disso se deve à ousadia do roteiro de Carlos Ferreira, que a partir do extenso e detalhado relato de Euclides da Cunha, consegue criar uma obra original. autoral, dinâmica, cheia de situações diferenciadas, voltas no tempo, delírios, entrevistas, ralatos; tudo isso sem abandonar a linha pretendida, nem se afastar da obra. Mas, é claro, numa obra em quadrinhos não se pode esquecer dos desenhos, e nisso Rodrigo Rosa manda muitíssimo bem, e com arte, detalhes, crueza e poesia, dá imagens com perfeição à roteirização do parceiro.
Belíssimo trabalho.
Eu, amante de quadrinhos e apreciador de literatura brasileira como sou, sinto-me presenteado ao saborear uma obra destas.
Recomendo mesmo para quem não é, exatamente, fã de quadrinhos. É história do Brasil, é literatura e arte.
********************************

"Os Sertões- A Luta"
graphic novel adaptada a partir da obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha
Roteiro: Carlos Ferreira
Arte: Rodrigo Rosa
Projeto Gráfico: Marcelo Martinez
Ed. Desiderata
80 páginas

Cly Reis

2 comentários:

  1. Meu querido, me sinto gratificado pelo teu texto e leitura.

    Muito obrigado!

    Carlos Ferreira

    ResponderExcluir
  2. E eu fico honrado com sua visita no meu blog.

    ResponderExcluir