O disco “Qualquer Coisa”, de Caetano Veloso, sempre me encantou. Tanto
que me fez cometer um fora que, na minha adolescência, foi motivo de um
engraçado episódio, do qual achei por bem contar como uma homenagem aos 70 anos
desse grande artista de nosso tempo completos neste 7 de agosto. Ali pelos 13,
14, eu já era amante e consumidor inveterado de música. Curioso, ia atrás de
coisas novas e velhas, que me empolgavam em descobrir. Era um mundo novo que se
abria diante de mim. Desses, um universo dos que mais me encantava era a MPB, a
música produzida no meu próprio país a qual eu já começava a suspeitar naqueles
idos que dava de 10 a 0 na maioria do que se produzia no estrangeiro – o que
não demorei muito a me certificar. Nessa busca voraz por conhecer as coisas,
uma das práticas que mantinha era a de ir ao Centro de Porto Alegre vasculhar
as lojas de discos de vinil. Como a grana da mesada não era muita, não dava pra
comprar tudo que eu queria. Então, a solução era abrir os encartes, admirar as
capas dos bolachões, ler as fichas técnicas e, o melhor de tudo, escutar. Pois
uma das alternativas que as lojas davam era que o próprio cliente escolhesse
alguns LP’s e os ouvisse em toca-discos privativos com fones de ouvido,
daqueles grandes e de ótima qualidade.
Numa dessas ocasiões, na antiga loja Pop Som, na Galeria Chaves, estava
eu escutando e desvendando os discos de Caetano Veloso, arrebatado com aquela sonoridade,
com aquela voz, com aquela musicalidade que me surpreendia a cada volver do
prato. Um dos que escutei naquela tarde foi “Qualquer Coisa”. Desde a capa a
pop art de Rogério Duarte até as músicas, tudo me encantava. Escutei faixa por
faixa. Depois guardei de novo o disco no plástico interno, admirei novamente a
capa e, sem ter como comprá-lo naquele momento, saí dali um tanto desolado mas
ainda tomado de emoção. Já cruzando a porta de saída, ouvi uma voz feminina ralhar
comigo: “Ô, guri, aonde tu vai com esse disco?” Absorto naqueles sons que
ouvira, eu estava saindo da loja com o disco debaixo do braço sem perceber. A
vendedora, obviamente pensou que eu fosse roubá-lo, e eu, na ingenuidade
desarmada da mocidade, entreguei o volume sem me defender. Imaginem eu
argumentando naquela época: “Eu não queria roubar: foi que eu fiquei encantado
com a música!” Era inimaginável. Que vergonha que me deu!
Mas antes do constrangimento eu me deliciei ouvindo o disco. Com
arranjos super bem elaborados, pensados por Caetano com apoio ora do craque
Perinho Albuqerque, ora do mestre João Donato, “Qualquer Coisa” me espantava naquela
audição pela coesão aliada a um repertório quase improvável, que misturava
Beatles ,
Jorge Ben , composições próprias de Caê, Chico e Chabuca Granda.
Tudo junto e muito bem misturado. O assombro iniciava de cara com a voz e
violão de Caetano entrando direto, sem me deixar respirar, no clássico que abre
e dá título ao disco: uma bossa-nova sensual meio portenha, meio nordestina,
meio cubana. Literalmente, qualquer coisa! A letra, verborrágica e de sentido
vago, servia para formar versos impactantes e musicalmente sonoros – tão
marcantes que são sempre cantados pelo público inteiro nos shows: “Esse papo já tá qualquer coisa/ Você já tá pra lá de Marrakesh”.
Em seguida, continuando a verborragia e a sensualidade, “Da Maior
Importância”, cuja letra, cheia de anacolutos, expele tesão por todos os lados,
pois narra uma tentativa desesperada de autoconvencimento de não transar com
uma amiga (“Teria sido na praia/ Medo/
Vai ser um erro.”). O clima mantinha-se sexy, mas agora nos versos boêmios
de Chico Buarque na linda versão para “Samba e Amor”, com aqueles silêncios capciosos
entre um verso e outro. A esta altura, eu já percebia que o lado A do LP era todo
neste clima, pois as próximas eram “Madrugada e Amor” e, depois, uma das
melhores do disco e de toda a obra deste baiano: “A Tua Presença Morena”. Letra
moderninsta, é marcada por anáforas, que, com sua proposital repetição no
início dos versos, reforçam a ideia de admiração e amplitude que Caetano devota
à sua musa tropical. Nessa, ele cria versos de um lirismo impressionante como: “A tua presença coagula o jorro da noite
sangrenta”, ou “A tua presença se
espalha no campo derrubando as cercas.” “Drume Negrinha”, só ao piano de
Donato, fechava o lado A do LP num tom leve e malicioso: “Drume Negrinha, que eu te transo uma nova caminha”.
Aí vinha o lado B. Virei o disco. O que eu encontraria ali? Continuaria
naquele clima “fogoso”? Soltei a agulha. Logo percebi que aquilo tomava outro
rumo, pois abria com uma versão para “Jorge de Capadócia”, que talvez seja tão
clássica quanto a de Jorge Ben. Com arranjo mais acústico que a eletrificada
original, não perdia, contudo, o tom épico e ritualístico da composição, que conclama
tanto com São Jorge quanto Ogum. Excelente. Em seguida, outra surpresa. Aliás,
tripla surpresa: três versões para canções dos The Beatles: “Eleanor Rigby”,
magnífico samba lento só ao violão e percussão, com um tempo marcado e
cadenciado, além de contar com um show de vocal; “For no One”, sem dúvida a
melhor delas em que Caetano, com extremo lirismo, traduz a melancólica peça de
Lennon e MacCartney para uma bossa suingada que remetia novamente à
sensualidade do lado A; e “Lady Madonna”, na qual faz o inverso: tira todo o
gás da esfuziante original dos rapazes de Liverpool e fica quase que só com a
melodia. “Qualquer Coisa” tem ainda “La Flor de la Canela” e “Nicinha”, uma
curta e doce homenagem à irmã que faz Caetano voltar a Santo Amaro, onde nasceu,
numa volta à origem. Final do disco, ruídos da agulha no final da faixa.
Caetano completando 70 anos
neste dia 7 de agosto
Se na época aquela gafe na loja de discos me traumatizou – a ponto de,
por anos, não contar a ninguém –, hoje o relembro com carinho e entendimento.
Afinal, “Qualquer Coisa” é realmente de tirar qualquer um do chão. Álbum de
conceito, é a primeira parte de um duo de discos que se completaria com “Joia”,
de um ano depois. Também é a afirmação do ex-exilado artista, que, já
consagrado, havia voltado ao Brasil abaixo de pedrada quando do lançamento do
concretista e malcompreendido “Araçá Azul” (1972), um dos maiores fracassos de
venda da história da indústria fonográfica brasileira. “Qualquer Coisa”, bem
aceito por gregos e troianos, vinha assentar a posição que Caetano Veloso
sempre fez jus em ocupar: o de um dos maiores gênios da música ainda vivos, um
artista dono de uma obra não só descomunal como permanentemente criativa e
criadora. Por isso, neste 7 de agosto, comemoro as sete décadas de mano Caetano
reouvindo “Qualquer Coisa”. Mas não pensem que ouvirei qualquer coisa do
“Qualquer coisa”. Não! Ouvirei o meu LP, curtindo faixa a faixa com o encarte
debaixo do braço.
vídeo de"A Tua Presença Morena",Caetano Veloso
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FAIXAS:
1. Qualquer coisa (Caetano Veloso) 2. Da maior importância (Caetano Veloso) 3. Samba e amor (Chico Buarque) 4. Madrugada e amor (José Messias) 5. A tua presença morena (Caetano Veloso) 6. Drume Negrinha (Drume negrita) (Ernesto Grenet) 7. Jorge de Capadócia (Jorge Ben) 8. Eleanor Rigby (McCarney, Lennon) 9. For No One (McCartney, Lennon) 10. Lady Madonna (McCartney, Lennon) 11. La flor de la canela (Chabuca Granda) 12. Nicinha (Caetano Veloso)
Eu estranhei de início aquela frase de cabeçalho. 'Que que isso tem a ver com Caetano?', 'Será que fi a D. Canô que falou isso pra ele?', 'Será que o Caetano roubou um disco na infância-adolescência?'. Depois lendo ela se justifica completamente. Ótimo! Tu já tinha me falado do episódio mas não lembrava. Excelente.
Guardou segredo, realmente, porque nem sua mãe ficou sabendo desse episódio. Contudo, deve-se reconhecer, que "Qualquer Coisa", não é qualquer coisa! Iara.
Eu estranhei de início aquela frase de cabeçalho. 'Que que isso tem a ver com Caetano?', 'Será que fi a D. Canô que falou isso pra ele?', 'Será que o Caetano roubou um disco na infância-adolescência?'. Depois lendo ela se justifica completamente. Ótimo!
ResponderExcluirTu já tinha me falado do episódio mas não lembrava.
Excelente.
Guardou segredo, realmente, porque nem sua mãe ficou sabendo desse episódio.
ResponderExcluirContudo, deve-se reconhecer, que "Qualquer Coisa", não é qualquer coisa! Iara.
Ficou a boa lembrança e o disco em versão LP, que eu não abro mão.
ResponderExcluirO cara era precoce,aos 13-14 anos anos eu só conhecia os artistas populares,Roberto Carlos e Cia,só vim conhecer os astros da MPB bem depois.
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