"O Massive Attack nunca foi uma banda convencional."
Robert Del Naja
Conheci o Massive Attack com o clipe de “Teardrop” na MTV. Fã
que sou de Cocteau Twins, fiquei fascinado com aquela combinação da voz
angelical de Liz Fraser com a batida eletrônica sutil e a melodia delicada da
canção. Descobrindo que a música fazia parte do álbum “Mezzanine”, tratei de
comprá-lo o quanto antes. Para minha agradável surpresa, ouvindo o álbum,
chegava então à conclusão que a excelente “Teardrop” não era a melhor coisa que
aquele disco tinha. A começar por “Angel”, que abre o disco, com seu ar
misterioso, atmosfera árabe, vocal meio sussurrado, iniciando suavemente até
incendiar-se com uma furiosa e estrepitosa guitarra que dá corpo à canção da metade
para o final.
O disco todo é meio que mergulhado em climas orientais
arábicos e a ótima “Innertia Creeps” com sua percussão bacanérrima e a
faixa-título do álbum, “Mezzanine”, repetem esta característica de forma bem
marcante. Mas o disco é um festival de estilos, influências e colagens e dentro
disso, cores reggae aparecem sutilmente combinadas ao vocal hip-hop de
“Risingson”; mais fortes no baixo grave de “Dissolved Girl”, e mais evidentes
na condução da ótima “Man Next Door”, que conta com samples de The Cure e Led Zeppelin; já “Exchange”, esta com trecho sampleado de Isaac Hayes, é um
adorável cool jazz charmoso com a marca da sofisticação sonora do grupo.
Liz Fraser volta a aparecer em duas faixas, “Black Milk”,
canção lenta em que divide os vocais com um dos vocalistas do Massive, Rober
Del Naja; e na excelente “Group Four” uma espécie de pesadelo crescente,
intensa, forte, de vocal envolvente e enfeitiçante de tirar o fôlego. Para
recuperá-lo, antes de encerrar o disco, “(Exchange”) retorna só para dar aquele
último gostinho e aquela relaxada final para terminar com uma sensação gostosa.
Um ótimo disco de uma banda que sempre fez discos no mínimo
interessantes mas sofria constantemente com problemas internos. Na época do
“Mezzanine’ conta inclusive que os integrantes mal se falavam. Pode? Nem mesmo
sei como é que um grupo que brigava tanto conseguiu produzir pérolas como foram
especialmente o ótimo "Blue Lines" e este, também excelente, “Mezzanine”.
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FAIXAS:
- "Angel" - 6:18
- "Risingson" - 4:58
- "Teardrop" - 5:29
- "Inertia Creeps" - 5:56
- "Exchange" - 4:11
- "Dissolved Girl" - 6:07
- "Man Next Door" - 5:55
- "Black Milk" - 6:20
- "Mezzanine" - 5:54
- "Group Four" - 8:13
- "(Exchange)" - 4:08
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