Curta no Facebook

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Queen -"Sheer Heart Attack" (1974)



"Se é difícil amar,
é difícil não admirar:
afinal de contas,
essa banda é habilidosa
e ousa."
Bud Scoppa,
da revista Rolling Stone (1975)



O Queen é aquela banda que... não me pega, sabe? É irreparável, não tem nada de errado, de ruim, tem músicas imortais, hinos, clássicos. Tem um time certinho, um grande guitarrista e um vocalista incontestável que possivelmente seja o melhor cantor do universo pop-rock. Mas não adianta: tem meu respeito, meu reconhecimento, mas aquele hard-rock muitas vezes cheio de uma pompa pretensiosa não me bate. No entanto, um disco, em particular, me chamou atenção e, de certa forma, me conquistou. Conheci o "Sheer Heart Attack" por causa da versão do Metallica para "Stone Cold Crazy". Irada! Devastadora! Aí resolvi conhecer também a original e não me decepcionei em nada. A original é igualmente arrebatadora e justifica plenamente que uma banda caracteristicamente de metal tenha o desejo de tocá-la.
Mas o disco, elétrico, vibrante e dinâmico em sua estrutura, para minha felicidade, não se limitava a essa faixa e músicas como a impetuosa "Brighton Rock", que abre o disco, "Now I'm Here" com seu rock básico e pesado, "Bring Back That Leroy Brown", cujo refrão me lembra uma música que minha banda costumava tocar, e o folk meio glam de “She Makes Me (Stormtrooper in Stilettos)”, me fizeram, finalmente querer ter um disco do Queen em casa.
Se o Queen ainda não me faz morrer de amores, este álbum, o terceiro da banda, lá do iniciozinho da carreira, ao menos, se não me fez idolatrá-los, me fez ser justo e reverenciar Sua Majestade. "Sheer Heart Attack" está oficialmente elevado ao trono dos ÁLBUNS FUNDAMENTAIS.
*****************

FAIXAS:
  1. “Brighton Rock”
  2. “Killer Queen”
  3. “Tenement Funster”
  4. “Flick of the Wrist”
  5. “Lily of the Valley”
  6. “Now I’m Here”
  7. “In the Lap of the Gods”
  8. “Stone Cold Crazy”
  9. “Dear Friends”
  10. “Misfire”
  11. “Bring Back That Leroy Brown”
  12. “She Makes Me (Stormtrooper in Stilettos)”
  13. “In the Lap of the Gods... Revisited”

**************
Ouça:




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário