Curta no Facebook

quinta-feira, 14 de março de 2019

Creedence Clearwater Revival - "Bayou Country" (1969)




"Eu tenho um caderninho de plástico e que
eu carrego comigo para cima e para baixo.
A primeira coisa que escrevi nele foi “Proud Mary.”
Eu não tinha ideia do que isso significava, mas,
depois dessa vez, sempre que tinha uma ideia,
anotava no caderninho.
O que descobri foi que,
se eu tivesse um nome que soasse bom,
eu podia tentar escrever uma música
que se encaixasse nele."
John Fogerty



Outro discaço do Creedence Clearwater Revival! O que, aliás é quase uma redundância. Banda certeira, sem grandes craques no time mas com um compositor criativo e guitarrista competente, repertórios de ótimas releituras e que sempre trazia algum grande clássico. "Bayou Contry", de 1969, é mais uma confirmação de tudo isso. O rock elegante de "Born on the Bayou", a energia de 'Bootleg", o blues arrastado (não é defeito!) de "Graveyard Train", a versão para "Good Golly Miss Molly", mais "bluesada" mas não menos vibrante que a original de Little Richard, o blues rasgado e de solos matadores de "Penthouse Pauper", "Keep on Chooglin" que com sua longa duração garante espaço para todo mundo brincar um pouquinho, e o rock típico sulista da eterna "Proud Mary" fazem de "Bayou Country" um disco daqueles que a gente fica empolgado ao ouvir. Rock da melhor qualidade! Por tudo isso, este segundo álbum do CCR tem lugar de destaque na discografia da banda e, como não poderia deixar de ser, também no salão de honra do rock'n roll. Carimba lá: é ÁLBUM FUNDAMENTAL.
****************

FAIXAS:
  1. Born On The Bayou 5:10
  2. Bootleg 2:58
  3. Graveyard Train 8:32
  4. Good Golly Miss Molly*(Little Richard) 2:39
  5. Penthouse Pauper 3:37
  6. Proud Mary 3:07
  7. Keep On Chooglin'
* todas as músicas, John Fogerty, exceto indicadas
****************
Ouça:
Creedence Clearwater Revival - "Bayou County"



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário