Curta no Facebook

quinta-feira, 28 de março de 2019

Elton John - "Don't Shoot me, I'm Only the Piano Player" (1973)



"O coração do álbum é uma sequência de fantasias de filmes 
americanos cujo principal objetivo 
é encantar."
Stephen Holden, em matéria 
da Rolling Stone de 1973

Um disco que comprei em 1973, chamado "Don't Shoot me, I'm Only the Piano Player", de Elton John, depois de ouvir "Daniel" no programa de inglês do Professor Fisk, que praticamente abria a programação da TV Gaúcha, lá pelas 10h30 da manhã. Me encantei com a música e a letra - apesar de ser ingênuo e não entender que era uma declaração de amor do Elton para um rapaz - e fui comprar na loja de discos do Krahe (bah, mas tu és velho mesmo!!!).

Sexto disco da carreira do Elton, eu já tinha ficado fascinado com "Rocket Man" no ano anterior. Neste trabalho, Reginald Kenneth Dwight tem a seu lado a banda que lhe acompanhou durante quase toda a sua carreira de mega sucessos nos anos 70: Davey Johnstone na guitarra e que toca com ele até hoje, sem interrupções; Dee Murray no baixo, que morreu em 1992, e o batera Nigel Olsson.

Além de "Daniel" e Crocodile Rock" (o hit radiofônico de Elton), o disco tem "Have Mercy on the Criminal" e "High Flying Bird" como outros destaques. Mas o disco inteiro é muito bom. Daí pra frente, Elton John se transformou no hitmaker dos anos 70. Todos os LPs e compactos que lançava faziam o maior sucesso. Dois anos depois, lança o que eu considero seu melhor disco, "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy" mas aí já é outro papo.

**************************

FAIXAS:
1. "Daniel" – 3:54
2. "Teacher I Need You" – 4:10
3. "Elderberry Wine" – 3:34
4. "Blues for My Baby and Me" – 5:42
5. "Midnight Creeper" – 3:55
6. "Have Mercy on the Criminal" – 5:57
7. "I'm Gonna Be a Teenage Idol" – 3:55
8. "Texan Love Song" – 3:33
9. "Crocodile Rock" – 3:58
10. "High Flying Bird" – 4:12
Todas as composições de autoria de Elton John e Bernie Taupin

**************************

OUÇA O DISCO:

por Paulo Moreira

6 comentários:

  1. Considero este um ótimo disco de Elton John, mas não excelente como o sucessor Goodbye Yellow Brick Road (aproveito para sugerir novamente uma resenha dele aqui no blog), mas com certeza é um dos melhores trabalhos do gênio-mor do pop inglês. Destaques para a clássica "Crocodile Rock" (cujo refrão inspirou a música "Pelados em Santos" dos eternos Mamonas Assassinas), e em especial a abertura com a belíssima "Daniel" outro grande hino da carreira de EJ. As outras músicas não são lá muito conhecidas pelos fãs, mas como quase tudo que EJ fez é de altíssima qualidade (incluindo seus discos mais subestimados como, por exemplo, Captain Fantastic), uma audição completa de "Don't Shoot Me, I'm Only the Piano Player" não pode ser jamais desprezada.

    ResponderExcluir