Curta no Facebook

sábado, 27 de abril de 2019

Dead Kennedy's no Brasil - A decepção




O oportuníssimo trabalho do artista Criatiano Suarez
renegado pelo que sobrou do Dead Kenned's.
Ia ao show dos Dead Kennedy's, aqui no Rio. Já havia até comprado ingresso antes de toda a polêmica envolvendo o poster criado pelo ilustrador brasileiro Cristiano Suarez, que fora desautorizado pela banda sob a alegação de que eles, os Dead Kennedy's, não estariam a par da situação política do Brasil e por isso não endossavam o conteúdo gráfico ali apresentado, fazendo questão de desvincular o material da promoção das apresentações do grupo que aconteceriam no país. Se já havia ficado com um certo desapontamento pelo fato de uma banda que sempre se pautara por posicionamentos políticos firmes e inarredáveis em relação a fascismo, extremismos de direita, regimes ditatoriais, etc., ter ficado toda melindrada com uma arte que nada mais refletia que a realidade nas terras em que eles colocariam os pés, a decepção ficou completa com o cancelamento da turnê pelo país. Se um artista, que se auto-intitula, punk, com uma obra notoriamente combativa e contestatória, sai em turnê e não conhece o regime sob o qual o país visitado está sendo governado ou a situação político-social atual do lugar onde vai se apresentar, tem alguma coisa muito estranha aí. Numa dessas o artista em questão vai cair numa ditadura genocida e não sabe o que está acontecendo lá. Vai? Vai dar num país qualquer onde seu repertório tenha que ser submetido a autoridades, onde talvez sejam "escoltados" por soldados antes e durante uma apresentação, onde sejam impedidos de se manifestar livremente ou tocar em algum assunto interno delicado...Aham? Não existe isso de não conhecer a situação política do lugar para onde está indo! Não uma banda com essa procedência e histórico político. Se fosse uma boy-band alienada qualquer a gente entenderia mas, não! São os Dead Kennedy's. Os Kennedy' de "Holidays in Cambodia", de "Kill the Poor", de "Nazi Punks Fuck Off", "de "This Could Be Anywhere"... Bem, não exatamente, não é? Afinal de contas é Dead Kennedy's sem Jello Biafra e isso faz toda a diferença. E situações como essa deixam isso bem claro.
E depois esse papo de temer pela integridade dos fãs, dos espectadores... Ah, vá! Desculpa esfarrapada para uma das maiores amareladas do mundo artístico e possivelmente a maior do universo punk que, ao contrário dessa atitude covarde, caracteriza-se exatamente pela coragem e pelo embate.
Até ia lá... Ia ver o tal do show. Mesmo com todo o lance do poster, valia pela energia, valia pelos Garotos Podres que abririam a noite e valeria pelo repertório de verdadeiros hinos punk, ainda que, ao que parece, atualmente, signifiquem muito mais para os fãs do que para o que sobrou dos Dead Kennedy's.
Lamentável...
Não desfaz em nada nem desvaloriza a obra e o engajamento que os Dead Kennedy's, liderados por Biafra, construíram com coragem e credibilidade, mas só comprova que esses que estão aí, fazendo uma graninha em cima de uma entidade e uma ideia construídas com muita atitude ao longo de anos, inclusive por eles, não estão mais à altura de ostentar o nome que carregam.



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário