Curta no Facebook

terça-feira, 9 de abril de 2019

"Katia Suman e Os Diários Secretos da Ipanema FM", de Katia Suman - ed. Besouro Box (2018)




"A Ipanema era essencialmente isso: uma nova forma de fazer rádio"
Katia Suman

"A Ipanema mudou toda minha vida, a minha maneira de ver o mundo, e acredito que isso tenha acontecido não só comigo, mas com toda a minha geração."
Porã,
ex- comunicador da rádio


"O ouvinte ligou e disse que a Ipanema
é do balacobaco por causa de seus comunicadores,
pela naturalidade, pela facilidade com que
os ouvintes têm acesso a eles.
Disse que, para quem mora sozinho, ouvir Ipanema
é como se tivesse outra pessoa em casa."
Mary Mezzari,
ex-redatora e comunicadora da rádio,
falecida em 2015.




Se eu já tinha gratidão à rádio Ipanema FM por ter contribuído de forma determinante na minha formação  musical, agora, depois de ter lido o livro "Katia Suman e os Diários Secretos da Ipanema FM" eles ganharam também  minha admiração, reconhecimento e respeito. Além de tudo aquilo que a gente ouvia pelas ondas do rádio, a programação diferenciada, criteriosa, fora dos padrões das FM's tradicionais; os cadernos deixados pela autora à disposição dos colegas, na época  em que trabalhou na rádio, para todo tipo de comunicação interna e recolhidos e ordenados por ela para o livro, revelam uma turma cheia de profissionalismo, envolvimento, compromisso, engajamento e sobretudo, paixão. Paixão  por fazer rádio, por fazer rádio bem, por fazer a rádio Ipanema FM. Não  era uma rádio  qualquer para nós  ouvintes e não  era para eles também e, entendendo isso, aquela rapaziada tinha um cuidado todo especial em manter a identidade da rádio, fosse musicalmente, como também nos posicionamentos, na postura, nas ações, nas iniciativas.
As anotações diárias que todos os comunicadores deixavam um para o outro escancaram a garra que aquela turma tinha para fazer o que fazia. Batalhando por equipamento melhor para a rádio, discutindo programação, propondo pautas relevantes entre eles mesmos, mobilizando eventos, interagindo (verdadeiramente e pioneiramente) com o ouvinte, encarando os veículos mais poderosos, aqueles radialistas cheios de profissionalismo mas com um espírito amador, no melhor sentido que isso possa ser definido, deixavam evidente a cada recadinho no caderno porque a rádio Ipanema, com orçamento  baixo, com toca-discos caindo aos pedaços, com telefones péssimos, com som ruim, sem alcance, transformou-se numa referência e num marco para a radiofonia brasileira.
É lógico que rolava uns arranca-rabos de vez em quando, umas tretas, umas discussões  feias em que o nível ia lá  no dedão do pé, uns esporros da chefia, mas, claramente predominava um espírito de equipe, uma vontade de fazer bem, uma gana, um tesão pelo jornalismo, pelo rádio e tudo isso ficava expresso nas notas que, com muita sabedoria e felicidade, Katia Suman recolheu e organizou nesse excelente trabalho.
O formato bem solto, desde a disposição dos capítulos e seus títulos, passando pela escolha da fonte e a opção por caixa-baixa, aproximam a autora do leitor e fazem da leitura algo ainda mais prazeroso a ponto de parecer, em muitos momentos que estamos ouvindo a rádio. Com exceção dos gráficos, na parte final, que particularmente achei um capítulo dispensável, o livro é todo muito cativante e e saboroso. Dentre tudo destacado, anotado, escrito no caderno, merecem destaques as iniciativas pioneiras e bem amadorísticas para levar shows para a cidade que acabaram sendo grandes sucessos como é o caso da emblemática apresentação do Camisa de Vênus, no Auditório Araújo Vianna; as transmissões ao vivo que a rádio fazia de diversas casas de shows de Porto Alegre, antecipando-se a emissoras maiores que mesmo com mais recursos, depois que a Ipanema "inventou" não conseguiam fazer com a mesma qualidade; a iniciativa de reabertura do Araújo Vianna, em que a rádio criou uma enorme mobilização que, com um abaixo-assinado de milhares de assinaturas, obteve o resultado pretendido; a vaquinha para comprar um rádio para um presidiário que havia perdido o seu e adorava ouvir a rádio (o aparelho foi comprado e chegou até ele); além das discussões sobre a programação e setlists que demonstravam acima de tudo um respeito incrível pela identidade daquele veículo e pelo ouvinte.
Mais do que já o fazia antes, só tenho a agradecer à Ipanema e a sua equipe por terem feito parte da minha vida. Mas minha gratidão eles já tinham. Agora a Ipanema tem minha reverência.




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário