Curta no Facebook

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

CLAQUETE ESPECIAL 11 anos do ClyBlog - "Pixies Sell Out Reunion Tour 2004", dirigido por Michael B. Borofski (2005)



A Turnê dos Vendidos dos Pixies
por Helson Luiz Trindade



Formada em 1986, uma das mais influentes bandas do cenário alternativo estadunidense, a Pixies seguiu muito bem até 1992 quando se dissolveu deixando um belo legado em uma discografia irretocável.
Os integrantes, com exceção de Kim Deal, fizeram poucas coisas notáveis nesse período de hiato. Deal esteve ocupada com a produção musical e turnês de sua banda, The Breeders, formada em conjunto com sua irmã gêmea Kelley Deal, e Josephine Wiggs. The Breeders carrega o mesmo teor alternativo de Pixies mas em uma versão mais feminina e experimental.Após doze anos, os membros originais Black Francis, Joey Santiago, Kim Deal e Dave Lovering se reuniram para uma turnê mundial que levou o nome de “Sell Out Tour” (Turnê dos Vendidos), sugerido pelo próprio líder Black Francis que sempre deixou bem claro em diversas entrevistas que a falta de dinheiro foi o real motivo desta reunião.
O DVD “Sell Out – Reunion Tour 2004”, lançado no ano seguinte, trouxe uma compilação de sucessos da banda em vídeos dos shows com algumas pequenas performances pelos EUA como um “esquenta” para o festival Coachella do mesmo ano, na Califórnia.
A maior parte do material é um show ao vivo e emocionante no Eurockéennes Festival, em Belfort, na França. Há alguns takes de outros festivais no menu Extras mas infelizmente nada do Curitiba Pop Festival onde a banda se apresentou em terras brasileiras pela primeira vez.
Os Pixies seguiram sem Kim, que retomou suas atividades com os Breeders para uma turnê de comemoração dos 20 anos do disco Last Splash (1993). Em março de 2017 lançaram o quinto disco de estúdio "All Nerve". Em 2013 este ciclo foi novamente fechado quando, por Twitter, a banda anunciou a saída da baixista Kim Deal.
Paz Lechantin assumiu o baixo no mesmo ano em que Kim saiu. A argentina-estadunidense, que passou por bandas como A Perfect Circle, Zwan e Queens of the Stone Age, entrou como apoio para a gravação de Indie Cindy (2014) – quinto álbum de estúdio dos Pixies e o menos comentado da carreira – e Head Carrier (2016), este marcado pelo resgate da sonoridade dos tempos áureos.
O sucessor, "Beaneath the Eyrie", já tem data prevista para setembro deste ano.

Pixies - "Bone Machine" (Pixies Sell Out Reunion Tour 2004)


**********


Helson Luiz Trindade, carioca, residente no Rio de Janeiro, é, como ele mesmo se define, um 'apaixonado por música'; e por isso mesmo seu envolvimento com esta paixão é enorme e constante. Além de estar sempre às voltas com seus álbuns preferidos ou com o fone de ouvidos, Helson administra o blog Acervo Básico (acervobasico.wordpress.com) e colabora com seu repertório, conhecimento e atualização no blog Zine Musical (zinemusical.wordpress.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário