Curta no Facebook

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Os Melhores Filmes dos Anos 60/70 #1 - "Planeta dos Macacos", de Franklin J. Schaffner (1968)



por Márcio Pinheiro

Definido por Martin Scorsese como um filme "contrabandista" – que utilizava a linguagem do sistema para passar uma mensagem contracultural –, "Planeta dos Macacos" continua revolucionário mais de 50 anos depois de seu lançamento. Charlton Heston é o cínico e niilista coronel Taylor, que reduz a sua participação na missão espacial apenas na certeza de que "deve haver algo melhor que o homem por aí" e que ridiculariza com uma gargalhada irônica o ufanismo americano de seu companheiro de uniforme que declara (com uma bandeirinha minúscula) o planeta como solo americano.

Dirigido por Franklin J. Schaffner e com roteiro de Rod Serling – o mesmo de "Além da Imaginação" –, Planeta dos Macacos tem uma primeira meia hora incomparável – da espetacular queda da nave no planeta à descoberta de que aquele mundo é dominado por macacos ao som de uma trilha sonora tensa e percussiva de Jerry Goldsmith (com direito até a solos de cuíca).

A emblemática cena da Estátua da Liberdade tombada à beira-mar:
medo latente de um desastre nuclear 
O "contrabando", como destaca Scorsese, está na maneira criativa e original em abordar questões raciais – em épocas de acirradas polêmicas envolvendo Martin Luther King, Malcolm X e os Panteras Negras – e aspectos da Guerra Fria. Macaco é superior ao ser humano e, mesmo entre os símios, há diferenças entre chimpanzés e gorilas. A estupidez humana ganha a sua demonstração mais perfeita na sequência final, quando se descobre que a viagem foi no tempo, não no espaço, e a cena da Estátua da Liberdade tombada diz tudo sobre o medo da hecatombe nuclear.

trailer original de "Planeta dos Macacos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário