Curta no Facebook

sexta-feira, 21 de maio de 2021

"Nomadland", de Chloé Zaho (2021)

 


VENCEDOR DO OSCAR DE 
MELHOR FILME, 
MELHOR DIREÇÃO E
MELHOR ATRIZ


Como pode o simples se tornar algo tão grandioso?

Fern (Frances McDormand) é uma mulher de 60 anos que, depois de perder tudo na Grande Recessão, embarca em uma jornada pelo oeste americano, vivendo como uma nômade dos tempos modernos.

O ritmo mais lento, o texto cheio de alegorias podem afastar algumas pessoas, mas nada disso tira o mérito de "Nomadland", o grande vencedor do Oscar desse ano, com os prêmios de melhor filme e direção. O longa acerta em momentos certos, como quando pretende mostrar Fern no mundo, seus desafios, as belezas naturais, além de fazer planos abertos lindos com uma fotografia única. E quando quer mostrar as emoções de Fern, tem closes longos no rosto da personagem que você se pega refletindo junto com ela. 

Tecnicamente, é um longa impecável! Fotografia, som direção, tudo funciona. Mas uma das grandes forças do filme está em, Frances McDormand, não à toa, vencedora do Oscar de melhor atriz. Seu silêncio grita neste filme. Uma atuação contida, para dentro, mas cheia de força, na qual, ao mesmo tempo em que você vê uma mulher forte e decidida, também expõe sua fragilidade em alguns momentos de solidão ou quando sente a pressão do julgamento da sociedade por não seguir um padrão de vida ideal segundo o sonho americano. 

"Nomadland" - trailer


Além da beleza estética do longa, seu discurso também é muito forte fazendo uma forte crítica, pesada e incisiva, ao consumismo e ao american way of life

Além da ótima direção, da excepcional atriz principal, o longa ainda consegue falar sobre o sentimento da perda, como cada um trabalha isso, a dificuldade de encarar isso e permanecer forte, e de dar adeus para alguém, para algo, para algum lugar, para uma situação, etc. "Nomadland" nos lembra o quanto é preciso coragem para começar novos ciclos.

Perfeição! Olha essa fotografia!
O nome disso é "Aulas cria".



por Vagner Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário