Curta no Facebook

terça-feira, 7 de junho de 2022

Os Melhores Filmes dos Anos 60/70 #3 - "Shaft", de Gordon Parks (1971)



por Márcio Pinheiro

Filme que inaugura o cinema blaxploitation dos anos 70, "Shaft" foi revolucionário. Ao valorizar como protagonistas atores negros em filmes policiais, o filme inaugurou um filão, revelando atores, símbolos sexuais, músicos e diretores. Lançado em 1971, "Shaft" imediatamente deu origem a duas sequências ("O Grande Golpe de Shaft", de 1972, e "Shaft na África", de 1973) além de uma versão televisiva.

"Shaft", a série, era produzida pela MGM Television e mantinha no elenco o galã Richard Roundtree. Baseando-se na trama original do escritor Ernest Tidyman, os roteiristas passaram a desenvolver episódios com mais de uma hora de duração. Os enredos acompanhavam o cotidiano de John Shaft, um detetive particular insatisfeito com os métodos convencionais da polícia americana e disposto a imprimir uma nova forma no combate ao crime nas ruas de Nova York.

A base de Shaft era o Harlem. Era ali que ele mantinha seu escritório – embora a maior parte da ação se passasse nas ruas, onde Shaft convivia com informantes, mendigos, bêbados. Seus inimigos eram quase sempre traficantes, gangues de adolescentes e exploradores de prostitutas. Seu visual, com jaquetas de couro, colares, roupas escuras e um cabelo black power, ajudavam-no a circular pelo bairro como se estivesse integrado à paisagem. O personagem se completava com um vocabulário repleto de gírias e um charme que parecia irresistível às mulheres da região.

O policial durão que dá nome à franquia, vivido pel galã Richard Roundtree

Por ter sido produzido para a televisão, "Shaft", a série, teve que ser mais contida com relação à violência. Se nos filmes, "Shaft" abusava de métodos pouco convencionais, na TV ele deveria passar a imagem de um justiceiro duro porém equilibrado, sem excessos.

A série incluiu um novo personagem, o sargento Al Rossi (interpretado por Eddie Barth) e que frequentemente trabalhava ao lado de Shaft. Além disso, foi mantida uma das marcas dos filmes: a trilha sonora composta por Isaac Hayes.

O seriado nunca chegou a ser exibido no Brasil. Nos Estados Unidos, apresentado pela CBS, teve apenas sete episódios, sendo apresentado entre outubro de 1973 e fevereiro de 1974.

********

trailer original de "Shaft"


Nenhum comentário:

Postar um comentário