Curta no Facebook

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Asian Dub Foundation - "Rafi's Revenge" (1998)

 



"E agora nós ocupamos o espaço com barulho
O ruído negro será um som que você não poderá evitar
Ouça o drum'n bass
Diferentes comunidades se encontram no mesmo lugar
Estamos misturando os sabores para todos os gostos
Esta música tem o poder para toda a raça humana
Dub é o professor
Jungle é a pregação"
trecho de Dub Mentality




Descobri os caras no antigo programa Mondo Massari, exibido por um breve período na MTV Brasil, no qual o "Reverendo" Fábio Massari, refrerência em se tratando do universo musical alternativo, apresentava bandas, artistas, curiosidades musicais do mundo inteiro, até mesmo dos lugares menos prováveis que a gente pudesse imaginar.
Numa dessas, me veio com a tal da Asian Dub Foundation, um pessoal meio inglês, meio indiano, meio paquistanes, meio bengali, com um pop-rock indie esfuziante repleto de elementos eletrônicos de várias correntes e pitadas certeiras de tradição oriental.
Na época, vi um videoclipe da música "Buzzin'", que seque era um vídeo oficial, e sim uma edição quase amadora de uma apresentação ao vivo, em que o vocalista aparecia no palco, provavelmente em um festival, com uma camiseta do Barcelona. Aquilo era contagiante, elétrico, bombástico. Uma batida drum'n bass alucinante, com um "riff" acelerado remetendo a uma sonoridade oriental e um vocal rap cantado em inglês, mas cheio de um sotaque asiático que dava um tempero todo muito original para o produto final.
Depois é que vim a descobrir que aquela música fazia parte do álbum "R.A.F.I.", de 1997, disco de musicalidade impressionante, transitando entre o punk, o eletrônico, o rap, o reggae e a música oriental com muita naturalidade e criatividade, além de muita atitude, com discursos incisivos contra racismo, xenofobia, direitos humanos e desigualdade social.
Relançado um ano depois, praticamente com as mesmas faixas, algumas regravadas, outras remixadas, outras aperfeiçoadas tecnicamente, o disco rebatizado "Rafi's Revenge" trazia além da ótima "Buzzin'", repaginada, a drumbera não menos incendiária "Naxalite", o embalo dub de "Hypocrite", a mistura de Jamaica e Índia do ragga "Dub Mentality", o baixo possante de "Charge", a intensidade de "Satpal Ram" e "Operation Eagle Lie", e o experimentalismo eletrônico de "Tribute to John Stefens".
Peso, balanço, ritmo, engajamento, tecnogia, raízes, tradição, tudo numa banda só, tudo num disco só. Esse coquetel molotov musical chama-se "Rafi's Revenge" e quem o lançou contra o sistema foram esses caras cheios de ideias, musicalidade e atitude, do Asisn Dub Foundation.

*****************************

FAIXAS:
1 Naxalite
2 Buzzin
3 Black White
4 Assassin
5 Hypocrite
6 Charge
7 Free Satpal Ram
8 Dub Mentality
9 Culture Move
10 Operation Eagle Lie
11 Change
12 Tribute To John Stevens

faixas bônus da edição norte-americana
13 Raf1
14 Digital Underclass

****************************
Ouça:
Asian Dub Foundation - Raf's Revenge




Cly Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário