Curta no Facebook

segunda-feira, 22 de maio de 2023

"O Monstro do Ártico", de Christian Nyby (1951) vs. "Enigma de Outro Mundo", de John Carpenter (1982)

 



Parece aquele jogo que a gente fica com pena do time que é goleado porque ele, até, não era tão ruim, não jogou tão mal, mas é que o adversário é  tão  bom, tão superior, que a goleada é inevitável. É o caso do confronto entre "O Monstro do Ártico", de 1951, e "Enigma de Outro Mundo", de 1982. O original de '51 até é bem bom filme, é importante na consolidação da linguagem da ficção  científica e até deve ter sido meio assustador e impressionante em sua época, mas é que a refilmagem de 1982, de John Carpenter é, simplesmente, um dos maiores filmes da história do cinema. Referência em ficção científica e terror, aclamado por outros diretores, cultuado por cinéfilos, assustador, apavorante, não tem como vencer "Enigma de Outro Mundo".

Em ambos os filmes, membros de uma estação norte-americana de pesquisa, no pólo (um no norte, o outro no sul), acabam levando para dentro de suas instalações uma espécie alienígena encontrada no acampamento norueguês que, agora, dentro de suas instalações, passa a pôr em risco a vida dos integrantes da missão. Apesar da sinopse básica ser, praticamente a mesma, há uma série de diferenças que fazem do remake muito melhor. No primeiro filme, de 1951, os pesquisadores recebem um chamado para verificar algo na estação norueguesa, a alguns quilômetros de onde estão. Lá, encontram algo no gelo, uma espécie de nave, recolhem do local um bloco com um espécime, levam para sua área, onde, então, dentro de suas dependências, uma criatura se revela do volume descongelado. Só que a coisa desperta do congelamento com uma fúria assassina que deve ser contida e anulada pelos exploradores a qualquer custo, de modo a salvar suas próprias vidas.

No outro, o de 1982, após um insólito incidente envolvendo um helicóptero norueguês que perseguia um cão, na neve, nas imediações da estação de pesquisa dos Estados Unidos, os exploradores americanos resolvem verificar o que estaria se passando no acampamento dos noruegueses para que o piloto tivesse agido com tamanha insanidade. Lá, em meio a um cenário de devastação, abandono e morte, encontram um bloco de gelo recortado do chão, mas vazio, cadáveres de exploradores noruegueses, e um que, especialmente, chama atenção pela deformidade do corpo, mal se identificando ser algo humano ou não.

Levam o corpo retorcido para seus laboratórios e enquanto estão ocupados tentando descobrir o que fez com que a delegação nórdica fosse dizimada, a coisa já está entre eles. Estava no cachorro. Descobrem, então que o alienígena é uma espécie de mutante, um transmorfo que elimina sua vítima e copia sua forma, podendo ser qualquer um lá dentro. A tarefa dos exploradores, pesquisadores, cientistas da estação, então, é mais complexa e difícil que a do outro filme: não somente têm que salvar suas vidas, como também impedir que aquela forma de vida saia dali, daquela instalação isolada, no meio de nada, e tome o resto do planeta.


"O Monstro do Ártico" (1951) vs. "Enigma de Outro Mundo" (1982)


O original é legal. A cena do bloco de gelo derretendo gera uma expectativa sinistra de que "vai dar ruim" assim que aquela coisa saia dali; a briga da criatura com os cães, na neve, é impressionante, e o pedaço de braço encontrado, ali, entre os animais é algo bastante forte para um filme daquela época; e a arapuca final para atrair a criatura e tocar fogo no invasor é cheia de expectativa e tensão. 

Tá bem, ok... mas o remake, cara!!! O remake é um absurdo!

A maior complexidade da trama; o ambiente hostil e desconfiado entre os expedicionários; o medo constante; a direção de arte impecável; a iluminação, a fotografia branca, desoladora da neve; o ambiente claustrofóbico; a maquiagem assustadora, distorcida, disforme; a imprevisível e ameaçadora mutabilidade do ser do espaço; a impotência dos homens diante das possibilidades do alienígena; sem falar nas cenas clássicas! 

Tem a do huski dos noruegueses se transformando dentro do canil, a da cabeça de um dos exploradores mortos se soltando do corpo, criando antenas, se ramificando e se transformando numa espécie de aranha, a do desfibrilador rasgando o peito do cadáver que "morde" os braços do médico, e, especialmente a do teste do sangue, uma das mais tensas da história do cinema, na qual todos os integrantes da missão, já sob suspeita geral, são amarrados e têm uma amostra de sangue recolhida e exposta, ao calor de um lança-chamas pelo piloto McReady, que é quem toma a frente da caça ao estranho, supondo ele que, diante da ameaça, as defesas da criatura venham a reagir e se revelar. O espectador não tem como tirar os olhos da tela nessa sequência! "Será que é esse?", "Será que é o próximo?", "Ah, agora sim é esse...". A gente fica na expectativa, devora as unhas e praticamente arranca os braços da cadeira do cinema ou da poltrona de casa. Ah, porra!!! Um dos maiores filmes de todos os tempos! Tem como ganhar? Não, né? Não!

Vitória tranquila. Um passeio. 

Um pelo roteiro mais elaborado, outro pelo invasor metamórfico, outro pela tensão, outro pela maquiagem e as mutações arrepiantes do alienígena, outro por ter algumas das sequências mais marcantes, impressionantes, aterrorizantes do cinema em todos os tempos, e ainda um do matador Kurt Russel, jogador de confiança do técnico, que já jogara com ele em outro timaço ("Fuga de Nova York") e voltaria a atuar em "Fuga de Los Angeles", e que não quer nem saber: quando chega perto do gol, queima dali mesmo e guarda o seu.

O original até faz o seu pela ousadia e pelo pioneirismo na ficção científica, mas é só.

O placar fica assim mesmo: 6x1 para a refilmagem

Coisa de outro mundo.

Diferença determinante:
no original a criatura é um humanóide, até assustador, ameaçador e tal,
mas no remake, o mais aterrorizante é que ele pode ser qualquer coisa.
E cada coisa...!!!



Vitória do time imprevisível que muda de formação e esquema tático a todo momento.
Aquele time quase impossível de marcar.




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário