"Parabéns pra você
Nessa data querida
Muitas felicidade
Muitos anos de vida!"
A máquina de costura ainda batia repetidamente a agulha quando a mãe ouviu a voz do filho às suas costas num parabéns entusiasmado.
"Crianças!..." Não havia ninguém de aniversário naquele dia.
O lume, refletido nos cromados da máquina que manejava, acusava que algo acontecia atrás de si. Voltou-se, curiosa pelo luzidio reflexo e por tamanho festejo do filho. Ao virar-se, o que viu a tomou de um instantâneo pavor.
Chamas subiam de sua cama.!
Chamas....
Chamas...
Por trás delas, ajoelhado diante da labareda, ao pé da cama, a criança, seu filho de 3 anos de idade, alegre e orgulhosamente celebrava a gigante "vela" de aniversário que produzira com uma caixa de fósforos.
Celebrava, entoando os versos da mais famosa canção de congratulações de anos completados, diante da chama viva e luminosa que criara.
"Parabéns pra você
Nessa data querida
Muitas felicidade
Muitos anos de vida!"
O susto e a perplexidade inicial da mãe tiveram que dar lugar, rapidamente, à urgência de abafar o fogo e tirar a criança dali.
Como rescaldo do incidente, não houve vítimas, com exceção é claro do próprio pequeno incendiário que levou algumas boas lambadas de chineladas pelo aniversário macabro que proporcionara (o que não fora nada se comparado ao poderia ter acontecido). Também, pode-se dizer que não houve danos materiais com exceção de um belíssimo cobertor argentino de pelos, que para sempre carregaria a marca chamuscada da capetice daquele pirralho.
O que poderia ter-se transformado numa grande tragédia, felizmente virou uma lendária história para contar e que rimos até hoje.
O menino arteiro que, por sinal, hoje completa 45 anos, foi deixando de ser peralta aos poucos, cresceu, tornou-se um homem, depois um grande homem, um jornalista de alto nível, um escritor brilhante e felizmente tenho prazer de tê-lo como, além de irmão, parceiro deste nosso espaço de dedicação e exercício de criatividade.
Parabéns, Daniel querido!
Que, no teu dia, as únicas chamas que continuem acesas sejam as do teu caráter, do teu brilho interior e da tua inspiração. E que a da tua vida, que como qualquer outra, sabemos, não é eterna, ao menos, demore muito muito muito a se apagar.
Parabéns, parabéns!
Talvez até queime um coberto em tua homenagem.
Tu mereces, tu mereces.
Caixa de fósforos na mão e...
Parabéns pra você...
Cly Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário