Curta no Facebook

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

"Wonka", de Paul King (2023)




Confesso que fui assistir "Wonka" já esperando pelo pior mas tive uma grata surpresa. E não é que o filme é bom? Música, cenário, figurino, atuações, tudo funciona no longa do diretor Paul King, o que torna assisti-lo algo prazeroso.
Confesso que fui assistir "Wonka" já esperando pelo pior mas tive uma grata surpresa. E não é que o filme é bom? Música, cenário, figurino, atuações, tudo funciona no longa do diretor Paul King, o que torna assisti-lo algo prazeroso.

A história se concentrará especificamente em um jovem, Willy Wonka, e como ele conheceu os Oompa-Loompas em uma de suas primeiras aventuras. O longa é um musical, já vá sabendo disso, e sei que muita gente tem resistência com musicais (desnecessário isso, hein). Mas se você, assim como eu, adora musicais, vai se divertir, com certeza. Timothée Chalamet (Willy Wonka), não está mal, porém muito longe do carisma dos Wonkas anteriores, que você gostando ou não, marcaram gerações. Ele não prejudica muito a narrativa, mas poderia ter um esforço maior na atuação. O filme parece esperar por uma sequência e por isso não se aprofunda tanto na vida de Wonka. Há algumas poucas cenas em que a relação com sua mãe é retratada mas praticamente se limita a isso, e essa falta de passado também dificulta uma evolução maior do protagonista, o que nos deixa na expectativa de ver o Wonka raiz nos próximos anos nas telas.

O longa me encantou com seu cenário fantasioso onde tudo é possível, o que é muto bem aproveitado pelo diretor, que faz com que as cenas musicais não causem aquela estranheza característica e, pelo contrário, funcionem naturalmente. Como apontei, os cenários que são maravilhosos, bem como os figurinos deslumbrantes trazem um clima de magia, nos proporcionando uma enorme imersão. Palmas para o design de produção! 

Que surpresa agradável, Oompa Loompa!

Vou dar um grande destaque para a menina Calah Lane (Noodle) que está muito bem e que encanta sempre que aparece, e para Hugh Grant como  o Oompa-Loompa), numa atuação impressionante que prometeu nada e entregou tudo. Além de tudo,  gostei de todo elenco de apoio, por menor que seja a participação de cada um, todos tem um contexto e funcionam para trama.

Filme bem agradável de se assistir. Não é longo, tem seus momentos divertidos, e por mais que pareça estar preparando o terreno para uma futura franquia, isso não faz a história travar ou ter problemas de desenvolvimento, não chegando sequer a ficar algo cansativo.

O ar fantasioso, o belo cenário, músicas descontraídas e contagiantes fazem "Wonka" ser uma opção muito divertida. "Wonka" é como uma caixa de bombom que tem aqueles bombons que você não gosta muito e divide com alguém. Os bombons ruins são meio que o que o caso do protagonista, sem carisma e com sua história excessivamente simplória. No entanto, tem aqueles bombons que você ama, que aí é o caso do cenário de fantasia que o longa cria, ampliando o mundo da fantástica fábrica de chocolate, mostrando potência para uma possível nova franquia.

O que essa menina vai brilhar...! Torço muito por ela.





por Vágner Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário